situacao complicada

GmiguelTDI, um dos melhores posts que já li. A razão está totalmente do teu lado.

X2

Eu comprei o meu 6j a prestações pois não tinha dinheiro para comprar a pronto ja que ia investir pelo menos comprava um carro semi novo.
Se não fosse essa ferramenta de credito muita gente como eu nunca teria nada seu pois o dinheiro não abunda e no meu caso queria comprar o meu carro, antes deste tinha um corsa c que foram os meus pais que me deram e sempre que fazia uma mod lixavam-me a cabeça.

Assim tenho um credito as costas mas o carro é meu, fiz muitas contas para ver se estava a fazer bem ou nao, e ate hoje tenho sempre as prestaçoes,manutençoes,seguro,iuc em dia.

Por isso acho que é uma ferrementa que ajuda muita gente que tenha noçao do que faz pois pode se tornar um perigo para aqueles que pensao que e tudo mel..
 
Last edited:
Completando a minha participação. Indo de encontro ao que disse o GmiguelTDI, o crédito é, de facto, uma óptima ferramenta que, usada com discernimento e racionalidade, pode trazer grandes vantagens. O problema é que na hora de comprar, o discernimento não está presente e razão nem vê-la. Muitas vezes, a sede de obter aquele bem aquela ânsia de possuir o gadget ou a nova modificação para o carro, sobrepõem-se àquilo que realmente é necessário. (Então com o carro... Vocês sabem.)

Na altura em que comprei a minha máquina fotográfica (uma DSLR), tinha o dinheiro para a comprar a pronto. Mas pensei, perante uma oferta de pagamento a 10x sem juros (se bem que seja discutível, dado que os juros já viriam enfiados no P. V. P.), «por que motivo ficar com a minha conta desnutrida para qualquer imprevisto de tenho estas condições e sei que, caso algo corra mal, posso sempre liquidar o crédito remanescente?». E assim foi.

O crédito pode ainda ser usado para adquirir uma casa ou até um carro, agora tem de se ponderar bem e, sobretudo, tem uma noção muito real do futuro próximo e das reais necessidades. Pois o emprego facilmente desaparece e a vida muda num instante. Videntes, não somos. Mas não temos de ser ignorantes e é possível correr um mínimo de risco ao contrair um crédito grande.
 
basicamente o que penso dos créditos é quem fez credito nos anos 2007 , 2008 2009 e 2010 com algum jeitinho ainda se safa ao (mar negro que vem ai) os anos 2013 e 2014 e por ai fora que a crise só agora esta a ser atingida piores dias viram infelizmente (mas espero que não óbvio) quem terminar créditos que seja já nos próximos tempos , as vezes até podemos ter um trabalho seguro mas mesmo nisso se torna difícil pois é andar sempre com um pé atrás e dinheiro contado , sem trabalho é para esquecer é enterrar e enterrar e mais enterrar , é como o limiano_89 diz ah que viver na realidade e não viver daquilo que não tem ...
 
A vida não se rege apenas pelos bens que tu tens, mas uma boa parte passa por aí...

Imaginem um salário de 1000€ limpos (e já estou a subir as coisas para um bom nível nos dias de hoje, embora 1000€ não sejam nada de especial), para teres um apartamento mediano aqui nos arredores de Lx tinhas de ter pelo menos uns 120 a 150 mil €... Como é que uma pessoa compra uma casa se não houvesse crédito? Era a juntar 1000€ durante 150 meses? E não se vivia? É quase impossível viver sem crédito, a não ser o pai do tio da prima que deixou uma herança, ou o pai do tio da prima que foi construindo uma casa lá na Aldeia.
Ir de férias a crédito já ultrapassa as barreiras do razoável, isso já é estupidez pura e dura. Nunca na vida isso faz sentido, ir de férias a crédito é algo muito ridiculo... Isto também vai muito das financiadoras que dão (davam...) créditos pessoais a torto e a direito! Agora casas tem de ser a crédito. Carros depende muito do valor, a olho nu, o Ibiza é um carro barato, mas se tiverem que pagar casa, alimentar pessoas, pagar contas, torna-se num autêntico bem de luxo.

E não me venham com a tanga que o ideal é viver numa cabana numa ilha deserta com 2 palmeiras e uma cama de rede no meio. :D (tou a brincar) E que o dinheiro não serve para nada e que não trás felicidade... Blá blá blá! Eu estou no Séc. XXI...

Eu acho bem que seja concedido crédito, é aí que os bancos ganham dinheiro, se não houvesse crédito a economia bancária não se movimentava... Ou então só dava prejuízo.

O problema não é o crédito, o problema é a massa cinzenta que temos por baixo do cabelo.

E contra mim falo, que tenho 20 anos e quanto mais tempo manter o crédito longe de mim, melhor! Mas se tiver de recorrer a ele, podes crer que agarro na calculadora, numa folha de papel e num lápis e faço um esboço do que é e não é possível fazer, tendo em conta os meus objectivos.

Continuo a nao concordar ctg

para mim falas de boca cheia

Desde pequeno que compro as minhas coisas, nao peço ao papa nem a mama

Porque é que tens que viver em LX ? eu nao vivo numa cidade vivo onde posso

Tenho casa e nunca foi pedido empréstimo, ajudei a construir e nunca foi pa televisao dizer que foi trabalho infantil

mas como eu ja disse mais atraz, cada um é livre de fazer o que quiser com o seu dinheiro, pedir os emprestimos que quiser.

Agora ha que ser responsavel acima de tudo.

Conheço muita gente que faz casa sem pedir emprestimo e sabes porque ? porque vao para pa trabalhar,

Ja disse tudo o que tinha pa dizer. e é apenas a minha opiniao.
 
Em parte concordo com o que o GMigueltdi disse, relativamente a uma casa, no entanto o credito prende uma familia a um sitio. quando comprei casa fiz bem as contas, a minha prestação da casa mesmo quando o juros estavam altos numca foi superior a 30/35% do meu ordenado, comprei o meu carro através do credito, de inicio dei quase 50% do valor e mesmo assim andei 5 anos a pagar o ferro, apenas comprei a casa depois de ter o carro pago.
Temos que ser ponderados ao aderir a um credito mas o problema de um credito á habitação é mesmo a questão de ficar agarrado.

Comprei apartamento em 2008 com spread de 0,4% (prometeram-me 0,33%) e neste momento pago metade daquilo que pagava (e espero assim andar durante muito tempo lol), com a austeriadade actual, se pagasse o que pagava em 2008/2009 estava lixado.

Sei que sem o credito seria praticamente impossivel ter casa propria, se bem que, não tenho pois a casa é do banco, vai ser minha quando for velho e caquetico, quando estiver paga vou precisar do dinheiro da prestação para medicamentos lol

Para mim o maior problema é mesmo o de estar agarrado a um sitio, se a minha mulher não conseguir arranjar emprego, o que fazemos aqui? Uma pessoa que andou na faculdade e não consegue arranjar emprego, psicologicamente é muito dificil, ainda por cima com duas filhas pequenas, pensamos no futuro. E eu ainda sou dos poucos que sozinho consigo aguentar as despesas, apesar de que com o meu ordenado numca pensei que chegasse ao ponto de chegar ao fim do mês e já não ter nada...

Mas existe pessoas que estão muito pior que eu. Para esses as contabilidades antes da crise estavam todas certas, as contas feitas pelos bancos (taxas de esforço e blablabla), batia tudo certo e muita gente foi enganada pelo facilitismos.

E como diz o Limiano uma boa vida não é feita de coisas, quem dera a muitos ricos e cheio de coisas ter a alegria de vida e felicidade de muitos que pouco teem.

Tenho o credito da casa e dificilmente terei outro credito paralelo, apenas se tiver mesmo que ser e por pouco tempo.

Vasco, concordo contigo a minha sorte é ter um Spread baixo(a não ser que esses FDP mudem as regras e o aumentem, o que não me admirava) e os juros do credito a habitação devem manter-se baixos durante os proximos anos (pelo menos assim espero).

Este topico acaba por também ser bom para quem não tem experiencia em credito e pensa em faze-lo.
 
Continuo a nao concordar ctg

para mim falas de boca cheia

Desde pequeno que compro as minhas coisas, nao peço ao papa nem a mama

Porque é que tens que viver em LX ? eu nao vivo numa cidade vivo onde posso

Tenho casa e nunca foi pedido empréstimo, ajudei a construir e nunca foi pa televisao dizer que foi trabalho infantil

mas como eu ja disse mais atraz, cada um é livre de fazer o que quiser com o seu dinheiro, pedir os emprestimos que quiser.

Agora ha que ser responsavel acima de tudo.

Conheço muita gente que faz casa sem pedir emprestimo e sabes porque ? porque vao para pa trabalhar,

Ja disse tudo o que tinha pa dizer. e é apenas a minha opiniao.

Até concordo contigo amigo, mas isso da casa é relativo porque um amigo meu aqui portugues esta a construir a casa dele mesmo, e como pagava os materiais?
A mao de obra fica muito mais barata mas mesmo assim ele teve de pagar a quem lhe vai meter a electricadade, as janelas em pvc, as portas e umas quantas coisas. O material temos de o pagar na mesma.
Ele pode ganhar no minimo 1800€ alguns meses mas tira pelo menos sempre 2500€ como média, e mesmo assim teve de pedir um emprestimo para poder construir uma coisa para ele. Porque se nao tiveres um terreno nao constrois casa também.
Funciona da mesma maneira se as pessoas quizerem abrir um empresa em nome proprio, duvido que existam muitos com dinheiro pronto a bater para tal investimento logo a primeira.
Isso tudo é relativo, eu considero o emprestimo como algo que possa ser um luxo, mas acredita que em certos casos é preciso.
Porque sao muitos poucos nos dias de hoje que teem posses para comprar uma casa sem recorrer ao credito, a nao ser que tenham pais ricos ou ja sejam alguem que pertenca a uma alta classe social, na situaçao em que por exemplo Portugal esta a anos.
Agora voltando ao assunto de quem pagou casas porque foi para la construir, acredito pois também conheço, mas nao é nem de longe a maioria do que as pessoas fazem por falta de meios.
E construir uma casa acredita que demora algum tempo, se essa pessoa nao tiver um trabalho e se nao conseguir dedicar 100% do dia a construçao dela.
 
Continuo a nao concordar ctg

para mim falas de boca cheia

Desde pequeno que compro as minhas coisas, nao peço ao papa nem a mama

Porque é que tens que viver em LX ? eu nao vivo numa cidade vivo onde posso

Tenho casa e nunca foi pedido empréstimo, ajudei a construir e nunca foi pa televisao dizer que foi trabalho infantil

mas como eu ja disse mais atraz, cada um é livre de fazer o que quiser com o seu dinheiro, pedir os emprestimos que quiser.

Agora ha que ser responsavel acima de tudo.

Conheço muita gente que faz casa sem pedir emprestimo e sabes porque ? porque vao para pa trabalhar,

Ja disse tudo o que tinha pa dizer. e é apenas a minha opiniao.

Pois limiano mas a diferença é que nem toda a gente tem um terreno para construir uma casa ou vive afastado da cidade.
Há quem viva nela, e mesmo nos arredores, ter preços de casas sempre a um patamar elevado.
Não pagas uma casa de 120/250mil euros a pronto, a não ser que tenhas um tio no dubai..
Créditos inevitavelmente são necessários, agora há uma diferença entre teres um crédito que te deixa algum espaço para respirares e andares a gastar dinheiro á toa.
Há que ser ponderado, se tens uma obrigação, tens de ter cuidado, custa durante algum tempo mas depois acaba por se aliviar a situação com ele pago.
Têm é que ter cabeça e pensar antes de fazer um crédito só por terem tesão de mijo por comprarem uma coisa mais cara.
 
Pois limiano mas a diferença é que nem toda a gente tem um terreno para construir uma casa ou vive afastado da cidade.
Há quem viva nela, e mesmo nos arredores, ter preços de casas sempre a um patamar elevado.
Não pagas uma casa de 120/250mil euros a pronto, a não ser que tenhas um tio no dubai..
Créditos inevitavelmente são necessários, agora há uma diferença entre teres um crédito que te deixa algum espaço para respirares e andares a gastar dinheiro á toa.
Há que ser ponderado, se tens uma obrigação, tens de ter cuidado, custa durante algum tempo mas depois acaba por se aliviar a situação com ele pago.
Têm é que ter cabeça e pensar antes de fazer um crédito só por terem tesão de mijo por comprarem uma coisa mais cara.

la esta

quando se pede um credito tem que se ter cabeça.

e sim nem todos tem terrenos.
 
Continuo a nao concordar ctg

para mim falas de boca cheia

Desde pequeno que compro as minhas coisas, nao peço ao papa nem a mama

Porque é que tens que viver em LX ? eu nao vivo numa cidade vivo onde posso

Tenho casa e nunca foi pedido empréstimo, ajudei a construir e nunca foi pa televisao dizer que foi trabalho infantil

mas como eu ja disse mais atraz, cada um é livre de fazer o que quiser com o seu dinheiro, pedir os emprestimos que quiser.

Agora ha que ser responsavel acima de tudo.

Conheço muita gente que faz casa sem pedir emprestimo e sabes porque ? porque vao para pa trabalhar,

Ja disse tudo o que tinha pa dizer. e é apenas a minha opiniao.

sou da mesma opiniao, mas nem todos tem terrenos!

e cá pra nós hoje em dia acho que é mais luxo viver numa aldeia do que cidade :)

nao troco a minha aldeia pacata por exemplo por leiria em relaçao a tudo, ambiente, pessoas etc

ah mais humildade na aldeia
 
Continuo a nao concordar ctg

para mim falas de boca cheia

Desde pequeno que compro as minhas coisas, nao peço ao papa nem a mama

Porque é que tens que viver em LX ? eu nao vivo numa cidade vivo onde posso

Tenho casa e nunca foi pedido empréstimo, ajudei a construir e nunca foi pa televisao dizer que foi trabalho infantil

mas como eu ja disse mais atraz, cada um é livre de fazer o que quiser com o seu dinheiro, pedir os emprestimos que quiser.

Agora ha que ser responsavel acima de tudo.

Conheço muita gente que faz casa sem pedir emprestimo e sabes porque ? porque vao para pa trabalhar,

Ja disse tudo o que tinha pa dizer. e é apenas a minha opiniao.
Não tens de ser obrigado a concordar amigo, é só um debate saudável de opiniões, por isso acho escusado o "Falas de boca cheia", ninguém está aqui em picardias.

Falas aí na questão de viver em Lx... Pah, se me arranjares emprego na área dos SI/TI Management, consultoria, projectos implementação SAP, análise de sistemas, etc, etc... numa zona mais afastada de Lx eu aceito de imediato! Eu moro em Évora e na Margem Sul e prefiro Évora, Lx é mais fixe, tem montes de sitios para ir, há sempre pessoas em todo o lado e é muito mais interessante. Mas em contra-partida o Alentejo tem outro feeling (para mim, que nasci lá!), é tudo tranquilo e as coisas são INCOMPARAVELMENTE mais baratas. A questão é que o emprego e a vida estão aqui e não lá (quem me dera ter emprego lá).

Neste momento e aproveitando que se fala em casas, não comprem casas, aluguem! A vida muda a cada instante, é muito mais vantajoso ter uma casa alugada nos primeiros anos de vida de emprego. Hoje trabalha-se no Saldanha, amanhã no Tagus Park e depois de amanhã no Porto...
Agora uns anos depois, acho bem que se compre uma casa, procure-se estabilidade e um cantinho para ficar, daí o crédito, o crédito é para pessoas estáveis, não é para quem está em clima de mudança.

E é isto que falta perceber e eu concordo contigo numa coisa "Há que ser responsável" Sim!!! O problema não está no crédito, está sim na cabeça, no sentido de responsabilidade.
Eu se tivesse a pagar um crédito em vez de ir jantar fora 1x por semana, ia 1x por mês, porque ia ficar mais ponderado e responsável nos gastos pessoais. Mas também preferia ir jantar fora 1x por mês e ter um Scirocco do que ir jantar fora 1x por semana e ter um 6L. :D
Depende de pessoa para pessoa, de objectivo para objectivo, de emprego para emprego, de salário para salário.
O crédito tem muita variável a ser analisada.
 
Não tens de ser obrigado a concordar amigo, é só um debate saudável de opiniões, por isso acho escusado o "Falas de boca cheia", ninguém está aqui em picardias.

Falas aí na questão de viver em Lx... Pah, se me arranjares emprego na área dos SI/TI Management, consultoria, projectos implementação SAP, análise de sistemas, etc, etc... numa zona mais afastada de Lx eu aceito de imediato! Eu moro em Évora e na Margem Sul e prefiro Évora, Lx é mais fixe, tem montes de sitios para ir, há sempre pessoas em todo o lado e é muito mais interessante. Mas em contra-partida o Alentejo tem outro feeling (para mim, que nasci lá!), é tudo tranquilo e as coisas são INCOMPARAVELMENTE mais baratas. A questão é que o emprego e a vida estão aqui e não lá (quem me dera ter emprego lá).

Neste momento e aproveitando que se fala em casas, não comprem casas, aluguem! A vida muda a cada instante, é muito mais vantajoso ter uma casa alugada nos primeiros anos de vida de emprego. Hoje trabalha-se no Saldanha, amanhã no Tagus Park e depois de amanhã no Porto...
Agora uns anos depois, acho bem que se compre uma casa, procure-se estabilidade e um cantinho para ficar, daí o crédito, o crédito é para pessoas estáveis, não é para quem está em clima de mudança.

E é isto que falta perceber e eu concordo contigo numa coisa "Há que ser responsável" Sim!!! O problema não está no crédito, está sim na cabeça, no sentido de responsabilidade.
Eu se tivesse a pagar um crédito em vez de ir jantar fora 1x por semana, ia 1x por mês, porque ia ficar mais ponderado e responsável nos gastos pessoais. Mas também preferia ir jantar fora 1x por mês e ter um Scirocco do que ir jantar fora 1x por semana e ter um 6L. :D
Depende de pessoa para pessoa, de objectivo para objectivo, de emprego para emprego, de salário para salário.
O crédito tem muita variável a ser analisada.

peço desculpa

eu sei que nao é picardia :)


e sim com essas novas tretas do IMI mais vale alugar que comprar fdx
 
Epá eu felizmente apnhei isenção de IMI durante 6anos.. Ainda só vou no 3/4 por isso ainda falta, mas felizmente com a casa está avaliada por baixo não terei grandes despesas no IMI.
Relevante a alugeres de casa, ai penso que seja um desperdicio.. Estás a pagar por algo que nunca será teu, para isso pagas um emprestimo, hoje em dia nas zonas de lisboa e afins arranjares um aluguer por menos de 300€ é luxo, por isso.
Tudo depende se estás sozinho se já estás acompanhado, estabilidade de trabalho, futuro nesse trabalho, N variáveis que já foram expostas atrás.
No meu caso por exemplo onde trabalho vou sempre trabalhar, posso saltar de vez em quando uns dias ou umas semanas mas os próximos anos será aqui.
 
Como já foi dito aqui os créditos não são bicho papão, foi graças a eles que hoje tenho uma casa e dois carros, pois se estivesse a espera de juntar o dinheiro morava numa casa alugada a encher o cu a alguém sem falar que o meu carro seria a Volvo da carris.
Tive o cuidado de fazer um seguro que me protege se no caso de perder o emprego ou de doença prolongada,felizmente nunca o accionei mas esta lá se for necessário.
 
Back
Top