Será alternador?

Boas pessoal ontem quando parei a minha 6l num cruzamento reparei num barulho um pouco estranho que me deixou logo preocupado.Assim que arranquei o barulho parava.
Cheguei a casa abri o capô e reparei que o barulho vinha de ao pe da correio de distribuição mais propriamente junto ao alternador.Pedi para um amigo acelerar e assim que acelera o barulho para o que será?
O carro é um ibiza 6L 130cv com 134000 km's
Se me puderem ajudar agradeço.
Cumps.
 
A correia está em bom estado? Foi mudada a quanto tempo?
Exprimenta tmbm meter um pouco de liquido lubrificante, tipo Redex Bala ou WD 40 na polie do alternador a ver se o barulho desapareçe.
abraço
 
Boas pessoal ontem quando parei a minha 6l num cruzamento reparei num barulho um pouco estranho que me deixou logo preocupado.Assim que arranquei o barulho parava.
Cheguei a casa abri o capô e reparei que o barulho vinha de ao pe da correio de distribuição mais propriamente junto ao alternador.Pedi para um amigo acelerar e assim que acelera o barulho para o que será?
O carro é um ibiza 6L 130cv com 134000 km's
Se me puderem ajudar agradeço.
Cumps.

ta resolvido o problema?
 
tv a fzr uns testes e reparei que o alternador sem a placa rectificadora (parte que leva as escovas do alternador) nao faz o grilar que me tem feito,que acho que deve ser o mesmo problema q o teu.pois se eu acelerar o alternador deixa de fzr o grilar - barulho.
hoje vou experimentar c outra placa rectificadora a ver o que da e dps posto aki...
 
Nunca mais me lembrei de vir responder mas respondo agora.
O problema na altura era mesmo a embraiagem da polie do alternador
Obrigado pessoal
 
Nunca mais me lembrei de vir responder mas respondo agora.
O problema na altura era mesmo a embraiagem da polie do alternador
Obrigado pessoal

Geralmente é isso, o desgaste da polie origina esse "chiar" e por vezes acaba até por saltar como me aconteceu a mim, :lol:
 
Eu também tenho esse grilar, mas a mim o que me acontece é que quando ligo o AC o barulho desaparece. Desligo e volta o barulho.
Alguém tem ideia ?
 
Retirei isto de outro tópico bem antigo. AGORA ESTOU BARALHADO (compressor do AC ou Polie do alternador ?????)

Esse kit foi uma peça que um amigo meu fez em aluminio para reparar os compressores de AC quando deixam de funcionar! A causa mais frequente é o desgaste de uma peça onde a polie agarra e depois só se resolve comprando um compressor novo! E mesmo assim, tendo o carro reprogramado, é quase certo que acabe por voltar a acontecer! Acho que os ibizas de 2006 para a frente já têm este problema rectificado (ou então ainda não fizeram km's suficientes para avariar)

Ficam duas fotos..
dsc00630zj6.jpg


O que desgasta é uma borracha tipo silicone que faz com que a peça do AC gire com a polie. Esta borracha tem um formato tipo o da peça de alumínio à esquerda.


Aqui a peça já apontada ao sítio. Como ainda não foi limpo o compressor, consegues ver restos da borracha..

Posso afirmar que por aqui nunca mais avaria E já são vários os 6L's com esta solução..

dsc00652rn4.jpg



Abraço
 
Last edited:
a mim era a correia que c o tempo foi alargando e fazia com que o tensor (esticador da correia do alternador) bate-se no proprio apoio de aperto
 
tambem a 2 meses tive uma situação identica, era a poli do alternador, (foi uns 80 euros). o electricista disse que é mato levar nos seat, audi, vw... 6l 130 cv 2004.
 
Back
Top