Sem Direcção Assistida - Bomba Direcção Assistida

Boa Tarde,

Como o título indica ando aqui com um problema a arrastar-se, à cerca de 1 mês atrás a luz da direcção começou a acender e ficava sem direcção, desligava o carro voltava a ligar e ficava bom, à coisa de 2 semanas voltou a acontecer mas agora deixou mesmo de funcionar a direcção assistida, como não percebo muito de mecânica fui ter com um amigo mecânico que tentou apagar o erro com o cabo VAG mas nada, agora diz-me que possivelmente precisa de uma bomba de direcção e como se trata de um investimento relativamente puxado, gostava de saber se alguém por cá já teve o mesmo problema o como resolveram??

Já andei aqui pela madeira a perguntar em sucatas e ninguém tem igual.
 
Boas.

Eu tenho esse problema, ligo o carro e tenho a luz da direcção acesa, desligo e volto a ligar e a direcção funciona correctamente.

Pelo que me informei, pode ser devido a varias coisas que passo a enumerar:

1 - Pode ser devido à bateria estar fraca; tens que fazer um teste a bateria, a direcção assistida precisa de um determinado nivel de energia de arranque da bateria e a tua bateria pode não estar a fornecer esse arranque.

2 - Tenta verificar o nível de óleo da direcção assistida para ver se tens alguma fuga e esta a seco. O nível do óleo é um bocado complicado de ver já que nos nossos carros e no motor tudo esta muito chegado umas coisas as outras, mas faz-se.

3 - Se estas duas estiverem de parte tens eventualmente que arranjar uma bomba de direcçao, que se arranja facilmente por ai em qualquer sucata ou no ebay. Tens que ter em atençao apenas uma unica coisa, a bomba pode ser de duas marcas, KOYO ou TRW.

TRW ja vi muitas a venda por 150 a 250€, ja da KOYO vi uma e estava bem mais cara.

Em principio a tua bomba será TRW....mas convém confirmar obviamente!


Espero ter ajudado!

Abraço
 
Boas.

Eu tenho esse problema, ligo o carro e tenho a luz da direcção acesa, desligo e volto a ligar e a direcção funciona correctamente.

Pelo que me informei, pode ser devido a varias coisas que passo a enumerar:

1 - Pode ser devido à bateria estar fraca; tens que fazer um teste a bateria, a direcção assistida precisa de um determinado nivel de energia de arranque da bateria e a tua bateria pode não estar a fornecer esse arranque.

2 - Tenta verificar o nível de óleo da direcção assistida para ver se tens alguma fuga e esta a seco. O nível do óleo é um bocado complicado de ver já que nos nossos carros e no motor tudo esta muito chegado umas coisas as outras, mas faz-se.

3 - Se estas duas estiverem de parte tens eventualmente que arranjar uma bomba de direcçao, que se arranja facilmente por ai em qualquer sucata ou no ebay. Tens que ter em atençao apenas uma unica coisa, a bomba pode ser de duas marcas, KOYO ou TRW.

TRW ja vi muitas a venda por 150 a 250€, ja da KOYO vi uma e estava bem mais cara.

Em principio a tua bomba será TRW....mas convém confirmar obviamente!


Espero ter ajudado!

Abraço

Tenho um 6l 130cv de 2003 e ando com o mesmo problema.
Pelos vistos é algo comum nestes carros.
Mas a historia da bateria tem logica, A minha bateria ainda é de origem e á uns tempos pus a carregar e durante uns tempos a luz nao acendia. Agora voltou ao mesmo.
 
tenho um 6L de 2005 e andei um ano para desvendar o que poderia ser..corri nao sei quantos mecanicos e ninguem ao certo sabia-me dizer o que poderia ser..carro ligado á maquina n vezes e nada..nem um erro..a luz da direcção tmb nunca acendeu..mudou-se bateria, n vezes que foi visto a cablagem..uns diziam que era a coluna da direcção, outros caixa e bomba da direcção. até que arranjei uma pessoa atraves de um amigo e ele tirou a bomba da direcção e tava toda babada...daí ter direcção pesada, os contactos da bomba tavam todos babados..comprei uma bomba usada com garantia e problema solucionado. a bomba esta por baixo da bateria, tanto sitio e tinham de por ali escondida lol
o mecanico que ma pôs, disse se a bomba da direcção estiver mesmo lixada, mesmo a andar e manobras, alem de ficar pesada, nao te da estabilidade a nivel de direcção pois da guinadas, era o que acontecia a mim..espero ter ajudado
um abraço
 
O meu problema ficou totalmente solucionado ate agora, comprei uma High tech da TUDOR com mais arranque (TA770) e tudo ficou 100%.

Ja agora deixo ficar aqui a imagem da bateria que comprei na famosa casa das baterias....

350788-120746.jpg


Cara mas boa e com 3 anos de garantia!

Abraço
 
Boa noite. O meu Ibiza 6K2, ou estou mal habituado à direcção eléctrica do A3, ou não tem direcção assistida.

A minha pergunta é: será que o meu modelo (sem qualquer extra de origem) não tem direcção assistida ou ela vem de série em todas as variantes? Caso venha de série, o que poderá ser? Bomba da direcção nas couves? O carro não me dá guinadas e a direcção é precisa, mas pesada como tudo.

Não se liga qualquer luz no painel e não tenho VAG-COM para efectuar diagnóstico electrónico. ;-)

Obrigado desde já!
 
Last edited:
Back
Top