Seat Ibiza 1.4 SXE - OPINIÃO

Viva, estou a pensar em comprar um Ibiza 1.4 SXE.. No entanto, tenho pouca info desses motores.

Não sei se são fiáveis, se se aguentam bem, se são potentes... e o mais importante, saber os consumos normais... Daí criar este tópico.

Agradecia que os entendidos me ajudassem, e postassem umas fotos do dito carro, se possivel.

Grande abraço :p:p
 
Em principio é o 1.4 8v 60cv. Acho que nao saiu o 16v pro ibiza.
Isso traz de serie:
AirBag condutor
Direcçao assitida
Farois de nevoeiro frente e tras.
VE frente
Alarme
Fecho centralizado com comando a distancia
Volante regulavel em altura
Banco do condutor regulavel em altura.

Pelo menos o GT 16v traz isso, e o SXE 16v tb.
 
Em principio é o 1.4 8v 60cv. Acho que nao saiu o 16v pro ibiza.
Isso traz de serie:
AirBag condutor
Direcçao assitida
Farois de nevoeiro frente e tras.
VE frente
Alarme
Fecho centralizado com comando a distancia
Volante regulavel em altura
Banco do condutor regulavel em altura.

Pelo menos o GT 16v traz isso, e o SXE 16v tb.


Vi este e enxeu-me o olho:

http://www.standvirtual.com/carros/Seat/Ibiza/P2619707/

E o 1.4 de 16v... todos os outros 1.4 que tenho visto pelo stand virtual têm 100cv's e 16v. Desconhecia o motor 1.4 de 8v
;)
 
O preço ta um bocado baixo.

Tens tambem a versao GT (que igual em tudo, mas tras jantes especiais e a sigla GT)
E a versao GTI que traz de serie AC manual, 4VE, ABS, computador de bordo, opticas bifocais e retrovisores aquecidos.

Por falar nisso a versao SXE e GT trazem retrovisores electricos.


Ambas tem o motor 1.4 16v.

Nota que tb havia um GTI 2.0 8v e o GTI Cupra, por isso nao confundas.

Por isso é procurares, vi um GTI nesse site com livro de revisoes completos, so que é o dobro do preço.

Tenta arranjar versao com AC que dá jeito. E esse motor mexe-se bem e tem uma sonoridade muito fixe, pede é rotaçao.
 
Os gti eu conheço bem, aliás, o meu cunhado (claudio valadão aqui do forum) tem um 6k gti cupra...

A diferença entre os sxe e os gt são só os interiores (bancos, etc.., e claro.. o preço :p )

Quanto aos consumos do 1.4 16v, sabes quais são?
 
Isso até não é muito. O meu pé é leve... mas claro que um toquezito de vez em quando não faz mal nenhum eheheh :twisted:

Claro :twisted:
E olha que aquilo até que sabe nem puxar! Como já foi dito acima, de origem já tem um som fixe! :twisted:

A minha namorada comprou um esta semana, branquinho, 1.4 16v SXE, ainda não foi explorado a fundo porque vai levar uma revisão completa primeiro, mas já puxei uma 4ª a subir quase até ao corte e é engraçado :D
 
Exactamente, parece ser um carro muito castiço... será fiável?

Se não é indiscrição, quanto é que ela deu pelo carro? :confused:

;-)
 
Exactamente, parece ser um carro muito castiço... será fiável?

Se não é indiscrição, quanto é que ela deu pelo carro? :confused:

;-)

Seguiu MP.

Pelo que li parece-me fiável, com um ou outro relato de um consumo de óleo superior ao normal.

Falando em consumos, tudo depende dos km que se vão fazer! Para quem faz mais ou menos 10.000/ano parece-me uma boa aposta, tendo em conta o preço vs andamento :D
 
Exactamente, é coisa para fazer à ronda de 10.000km/ano!

O carro até não foi muito caro...

Vi um no stand virtual que achei engraçado:

http://www.standvirtual.com/carros/Seat/Ibiza/P2619707/

Que achas?? :p

Parece-me bem. Mas é a tal coisa...nada melhor do que ver com os próprios olhos ao vivo, abrir o capot, experimentar...
Ver o estado da chapa...se já bateu...folgas...

EDIT: És dos Açores? Dificulta a parte de ver o carro...
 
Pois, o problema é esse.. é eu ser dos Açores. Mas num instante aparece alguém que teste o carro por mim.. Alguém aqui do fórum ou assim :D
 
O ibiza 1.4 SXE sendo um 1.4 16v 101 cv tem como problemas cronicos o corpo de admissao ( a chamada borboleta ) que custuma começar a falhar, seja por leitura errada,ou entao o motor interno dela que faz abrir e fechar a borboleta eletronicamente começa a gripar. Uns dizem que tem fama de ser comilão de oleo... sinceramente nao partilho da mesma opinião.
é um carro que anda relativamente bem, tem um cantar mt bonito aos ouvidos, é um bocadinho guloso em cidade e principalmente em percursos curtos ( 10+ L ).

Agora falando por experiencia propria pois possuo um Ibiza GTi 1.4 16v

Percusos em cidade curtinhos é medias de 12l...
Em estrada a andar normal, anda entre os 6 e os 8.5 depende tudo de quanto se puxa por ele e a que velocidades mas nao passa mt disso.
Tive e tenho ( mas de momento este problema hibernou lol... ainda bem ) problemas com a borboleta, o motor interno gripou e entao andei ai 2 semanas que o relantim andava sempre quase nas 1000rpm, e quando ligava o Ac era um castigo pa ele estabilizar relantim. Mas felizmente o problema deixou de se manifestar espero que por muito tempo.
A nivel de prestações, não sei se é por não puxar muito o carro em ponta, mas em recta nao me da mais de 190, isto foi o que deu numa das raras vezes que puxei por ele lol... Mas ha quem diga que da 200.. 210... 215... !

Consumos de oleo, é capaz de me gastar no maximo 1L em 10000/12000km

Em relação ao SXE para o GTi, as diferencas ainda sao algumas ;)

- Bancos desportivos ( iguais aos do gt tdi )
- Fundo manometros branco
- Manete gt tdi
- Embaladeiras
- Jante 15" Gt tdi
- AC
- ABS
- 4x Vidros eletricos ( no caso de ser 5 P )
- Opticas bifocais
- 2x Airbag
- Forra do chao preta ( ao inves da cinza claro )
- Volante forrado em couro /pele

Acho que tá tudo.

Em relaçao ao carro que mostraste, não me parece mauzinho... tudo dependerá é do seu estado ao vivo bem como revisoes, e estado do motor etc.
 
Last edited:
Tens tambem a versao GT (que igual em tudo, mas tras jantes especiais e a sigla GT)
E a versao GTI que traz de serie AC manual, 4VE, ABS, computador de bordo, opticas bifocais e retrovisores aquecidos.

pede é rotaçao.


Era bom era ... se tivesse CB tava eu feliz da vida :D

os unicos que tem CB a gasolina sao os GTi cupra . sejam eles 2.0 8v, 1.8 16v ou 2.0 16v.
 
O ibiza 1.4 SXE sendo um 1.4 16v 101 cv tem como problemas cronicos o corpo de admissao ( a chamada borboleta ) que custuma começar a falhar, seja por leitura errada,ou entao o motor interno dela que faz abrir e fechar a borboleta eletronicamente começa a gripar. Uns dizem que tem fama de ser comilão de oleo... sinceramente nao partilho da mesma opinião.
é um carro que anda relativamente bem, tem um cantar mt bonito aos ouvidos, é um bocadinho guloso em cidade e principalmente em percursos curtos ( 10+ L ).

Agora falando por experiencia propria pois possuo um Ibiza GTi 1.4 16v

Percusos em cidade curtinhos é medias de 12l...
Em estrada a andar normal, anda entre os 6 e os 8.5 depende tudo de quanto se puxa por ele e a que velocidades mas nao passa mt disso.
Tive e tenho ( mas de momento este problema hibernou lol... ainda bem ) problemas com a borboleta, o motor interno gripou e entao andei ai 2 semanas que o relantim andava sempre quase nas 1000rpm, e quando ligava o Ac era um castigo pa ele estabilizar relantim. Mas felizmente o problema deixou de se manifestar espero que por muito tempo.
A nivel de prestações, não sei se é por não puxar muito o carro em ponta, mas em recta nao me da mais de 190, isto foi o que deu numa das raras vezes que puxei por ele lol... Mas ha quem diga que da 200.. 210... 215... !

Consumos de oleo, é capaz de me gastar no maximo 1L em 10000/12000km

Em relação ao SXE para o GTi, as diferencas ainda sao algumas ;)

- Bancos desportivos ( iguais aos do gt tdi )
- Fundo manometros branco
- Manete gt tdi
- Embaladeiras
- Jante 15" Gt tdi
- AC
- ABS
- 4x Vidros eletricos ( no caso de ser 5 P )
- Opticas bifocais
- 2x Airbag
- Forra do chao preta ( ao inves da cinza claro )
- Volante forrado em couro /pele

Acho que tá tudo.

Em relaçao ao carro que mostraste, não me parece mauzinho... tudo dependerá é do seu estado ao vivo bem como revisoes, e estado do motor etc.


Foi os extras quase todos que eu disse. Por acaso tava convencido que tinha CB, geralmente os que tem o fundo dos manometros branco trazem CB, acho que inclusive o Cordoba Coupe :respect: 1.6 SX tráz.

Como foi dito pagares muito mais de um SXE pra um GT nao vale a pena, agora pra um GTI, se nao forem muitos euros ja compensa, so plo facto das embaladeiras, AC (ai nos açores nem que seja pra desumidificar o carro), etc...

E o motor é bom em ponta, vais aos 200km/h, apanhas uma descida ligeira e vai aos 215km/h (mas isso tb depende da tua ilha)

Em cidade o minimo que consigo fazer e tou com um Cordoba é prai 9L/100, com muito controlo no pedal uns 8l vá. Nao é um motor feito pra cidade. Até porque me parece um bocado fraco em baixas. No entanto a partir das 3000/3500rpm o motor parece outro, facilmente notas a 5a a começar a puxar a aprtir dos 140 150, ficas :shock:


O problema da borboleta tem o meu agora, vai ter que levar outra, tanto tempo pra tentar resolver os problemas do ralanti, e tou a ver que afinal era tudo da borboleta.
A nivel de oleo, os consumos sao normais, faço a vontade os 10 000km sem ter de adicionar oleo. Penso que esse problema seja posterior ao motor AFH.
 
Boas

Quais os sintomas desse tal problema da borboleta? Não há nada que se possa fazer para evitar?

Cumps
 
Boas

Quais os sintomas desse tal problema da borboleta? Não há nada que se possa fazer para evitar?

Cumps

Nao sei se chega so ir limpando a borboleta (em por cima ta sempre limpinha afinal é um carro a gasolina, ve se ta suja por baixo (tens que a desmontar mesmo) Mas isso os experts devem te poder ajudar.
 
Nao sei se chega so ir limpando a borboleta (em por cima ta sempre limpinha afinal é um carro a gasolina, ve se ta suja por baixo (tens que a desmontar mesmo) Mas isso os experts devem te poder ajudar.

Sim mais quais os sintomas do problema da borboleta?
Falaste do relantim, o que é que acontece?
 
Back
Top