Em relação ao video para os que dizem que o ciclista ia no meio da estrada, ele ia na faixa dele (que é no meio da estrada), sem desculpa para o telemóvel.
Em relação ao que se passa em Portugal é mesmo falta de bom senso de ambas as partes, eu pratico ciclismo (amador) e posso dizer que em Portugal já apanhei bastantes sustos (o maior foi mesmo um camião a passar-me a 30 cm a grande velocidade). Actualmente por motivos profissionais estou no Texas e a primeira vez que saí para a estrada de bicicleta pensei que seria a ultima, bem enganado estava, existe um enorme respeito pelos ciclistas (em cruzamentos dão-me sempre a prioridade) posso usar a faixa de rodagem por completo, mesmo na berma os automobilistas mudam de faixa para me passarem, existem sinais a avisarem isso mesmo mas também tenho as mesmas obrigações no código, stop, vermelho, mudança de direção, tudo isso é para cumprir, inclusive em ciclovias tenho que anunciar que vou passar pela esquerda, por isso digo, haja bom senso para todos e saber que ninguém é mais que o outro porque vai de bicicleta, carroça, carro, mota, etc.
Fica aqui o meu testamento

desculpem lá o desabafo...