SafeMode Constantemente

Tópico em 'Diesel' iniciado por Vegeta, 8 Fev 2011.

  1. Vegeta

    Vegeta

    Desde:
    19 Mai 2009
    Mensagens:
    46
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas pessoal
    de a cerca de 1 mês pra cá tenho notado que a carrinha entra constantemente em safe derivado a pressão a mais de turbo(segundo manometro).
    trata-se de uma cordoba vario GTTDi 110cv motor AFN com 239000km.
    a carrinha a nivel de motor esta de origem, tenho linha directa com panela do meio a fazer de panela final e mais nada.
    visto pelo manometro sempre me fez uma pressão normal (1.1 de pico e 0.9 estavel). hoje experimentei aumentando a velocidade lentamente de forma a pressão ir subindo lentamente e fez-me uma pressão de 1.2 estavel e chega a fazer mais de 1.5 de pico.
    o facto de ter a linha praticamente directa parece que tenho um 150cv quando tiro o pé do acelerador pk ouve-se e bem a geometria do turbo.
    alguem pode dar uma dica do porque disto estar a acontecer?
    a carrinha se não entrasse em safe estava mm bacana mas isto de entrar em safe é um bocado saturante.

    cumps
     
  2. Nuno Cristiano

    Nuno Cristiano

    Desde:
    1 Fev 2007
    Mensagens:
    3 068
    Gostos Recebidos:
    0
    Geometria presa.
     
  3. Vegeta

    Vegeta

    Desde:
    19 Mai 2009
    Mensagens:
    46
    Gostos Recebidos:
    0
    e quando tiras pé faria aquele barulho da geometria?
     
  4. k_pt

    k_pt

    Desde:
    10 Abr 2009
    Mensagens:
    1 056
    Gostos Recebidos:
    0
    Eu diria que precisa de um ajuste electrónica de geometria após a alteração para linha directa. Linha directa = + caudal de gases = + pressão
     
  5. Vegeta

    Vegeta

    Desde:
    19 Mai 2009
    Mensagens:
    46
    Gostos Recebidos:
    0
    mas ja anda assim à mais de 1 ano e chegou a andar com tudo directo! so agora é k anda a fazer isto. como ta com pedrada ja pensei por uma torneirinha no tubo de pressão k vai a centralina para ele não entrar em safe
     
  6. MarcoTDI

    MarcoTDI Sócio ibizaClubPT

    Desde:
    1 Mar 2009
    Mensagens:
    6 255
    Gostos Recebidos:
    67
    eu tive problema parecido... os tubos de vacou tavam roto... fazia 1.5 e entrava em safe! tava de origem e assim do nada começou a entrar em safe. abraço
     
  7. Nuno Cristiano

    Nuno Cristiano

    Desde:
    1 Fev 2007
    Mensagens:
    3 068
    Gostos Recebidos:
    0
    Isso não é " bonito " andar a colocar uma torneira para resolver o problema. Se o carro andou bem e de um momento para o outro começou a ter esses problemas é ovio que isso tem de ser reparado.

    Quanto à afinação electrónica não é necessário fazer tal correcção. O Map está lá para fazer os devidos ajustes necessários. Se desviar 50g não é por aí que vai aparecer o Safe-Mode.

    Pelo que me dá a entender o carro fica é a picar por um longo tempo, tempo esse que é " cortado " para não haver problemas.

    Tira o tubo de vacuo, no actuador da geometria, e vê se faz boost.
     
  8. Calhau

    Calhau

    Desde:
    8 Out 2009
    Mensagens:
    378
    Gostos Recebidos:
    0
    Concordo com o chip-fuse pelos sintomas tambem me parece geometria do turbo presa... O meu tambem fazia o som da geometria quando eu tirava o pe... mas coitadinho do turbo tambem durou pouco tempo!
    Boa sorte na resoluçao do problema ;)
     
  9. DuarteTDI

    DuarteTDI

    Desde:
    8 Jan 2010
    Mensagens:
    249
    Gostos Recebidos:
    0
    Pessoal, o meu VNT 15, faz 2,2 em carga, carrego na embraiagem e faz aquele pashhhhhh, com panela :S.

    O barulho parece vir do filtro do ar. A geometria ja foi limpa e continua igual.

    Alguma sugestão?

    Cumprimentos,
     
  10. darkdogqf

    darkdogqf

    Desde:
    26 Jan 2011
    Mensagens:
    95
    Gostos Recebidos:
    0
    N75 ou MAP
     
  11. dark_FR

    dark_FR

    Desde:
    19 Mar 2009
    Mensagens:
    1 639
    Gostos Recebidos:
    0

    :shock::shock::shock:
     
  12. darkdogqf

    darkdogqf

    Desde:
    26 Jan 2011
    Mensagens:
    95
    Gostos Recebidos:
    0
    x 2
     
  13. Cristovao AR

    Cristovao AR

    Desde:
    6 Mar 2009
    Mensagens:
    705
    Gostos Recebidos:
    1
    X 3 :shock::shock:
     
  14. MarcoTDI

    MarcoTDI Sócio ibizaClubPT

    Desde:
    1 Mar 2009
    Mensagens:
    6 255
    Gostos Recebidos:
    67
    granda bruto... ou entao muda o manometro:rir:
     
  15. xaparrix

    xaparrix

    Desde:
    27 Ago 2009
    Mensagens:
    3 427
    Gostos Recebidos:
    4
    o meu ta com o mesmo sintoma mas não faz tanta pressão.. quando entra em carga parece que tem alguma fuga e quando tiro o pe do pedal do acelarador ouve-se bem a descarga do turbo.. ja me disseram que é o turbo descalibrado e prestes a entregar a alma ao criador.. será mesmo??
     
  16. darkdogqf

    darkdogqf

    Desde:
    26 Jan 2011
    Mensagens:
    95
    Gostos Recebidos:
    0
    ñ será uma fuga no intercooler de certeza? :rir:
     
  17. xaparrix

    xaparrix

    Desde:
    27 Ago 2009
    Mensagens:
    3 427
    Gostos Recebidos:
    4
    ja descobri o problema do meu.. não sei como mas uma das pás da geometria bateu na turbina e ficou tipo um "L".. lol
     
  18. overloaded

    overloaded

    Desde:
    20 Set 2008
    Mensagens:
    931
    Gostos Recebidos:
    0
    o meu VNT15 das ultimas vezes ke fez essa pressao entregou a alma ao criador :S
     
  19. xaparrix

    xaparrix

    Desde:
    27 Ago 2009
    Mensagens:
    3 427
    Gostos Recebidos:
    4
    eu tive sorte.. so abrasou uma das pas.. e mesmo assim veiode lisboa a coimbra na boa.. lol
     
  20. DuarteTDI

    DuarteTDI

    Desde:
    8 Jan 2010
    Mensagens:
    249
    Gostos Recebidos:
    0
    Se o turbo fizer boost mesmo sem o tubo de vácuo no actuador, qual será o problema?

    O meu faz 1,5bar.
     

Partilhar esta página