Safe Mode 6K2

Boas,
venho pedir ajuda sobre um problema que tem vindo a acontecer.O carro em questão é um 6k2 TDI Sport 110 cv de 2001 com 211.000 km. A unica alteração que tem é um filtro da KN de caixa. Utilizo o carro para pequenos trajectos e tenho vindo a reparar que de vez em quando entra sem safe mode. Ou seja vou a puxar de quarta e chega as 3000 rpm e curta, de seguida fico sem turbo. Quando desligo o carro e volto a ligar , já esta td ok. Desde o ultimo safe, resolvi ligar o vagcom para ver qual o problema e o resultado foi:


Address 01 -------------------------------------------------------
Controller: 038 906 018 FB
Component: 1,9l R4 EDC 0000SG 2170
Coding: 00005
Shop #: WSC 00029
2 Faults Found:
17762 - Modulating Piston Movement Sensor (G149): Electrical Malfunction
P1354 - 35-10 - - - Intermittent
17958 - Charge Pressure: Control Deviation
P1550 - 35-10 - - - Intermittent

No autodata dá as seguintes explicações :
17762 - Fuel quantity adjuster position sensor - Wiring, fuel injection pump
17958 - Turbocharger (TC)pressure- control difference - Intake/exhaust leak, hoses interchanged/not connected, map sensor, tc wastegate regulatig valve,
turbocharger (TC) wastegate actuator, TC.

Apaguei os erros, dei algumas voltas e não voltou a acontecer e não apareceu mais nenhum erro.
Isto não acontece sempre, mas tem vindo a acontecer com mais regularidade.
Deixo uns logs que fiz, se me poderem dar uma ajuda, agradecia.

http://rapidshare.com/files/291158461/LOG-01-001-003-010.CSV

Cumps
 
Boas
Isso pode ser inumeras coisas, N75, MAF, circuito de vaco furado em algum tubo, Geometria presa, turbo descalibrado, etc.
Se tem 211 000 mil kms e nunca mandaste descarbonizar o turbo, deve ser a causa mais provável, mas eu começava por trocar a maf e a N75 com algum amigo para começar a eliminar hipóteses.
Espero ter ajudado.
Cumps:D
 
Boas NC,
realmente andei a ver o estado dos tubos e estão em muito mau estado. O que me está a chatear e que isto não acontece sempre. No domingo entrei na A5 direcção a Cascais e consegui dar 180km/h sem problema nenhum. Hoje pego no carro , já com a temperatura a 90º , puxo 3ª e volta a acontecer. De seguida paro num semáforo, desligo o carro, volto a ligar e já está bom outra vez.
Obrigada pela ajuda.
 
Possíveis fugas nas tubagens de IC e vacuo!
Depois de apagares os erros voltaram todos?
abraço
 
Boas Sam,
Depois de apagar os erros, fiz esse log , voltei a ligar o vag e nada. Sem nenhum erro. Hoje como voltou a acontecer, quando sair do trabalho, vou ligar para verificar qual o erro que ele deu e coloco aqui no post.

abraços e obrigado
 
O meu também me acontecia isso, as vezes entrava em safe, outras vezes não, era capaz de fazer prai 100 kms sempre a puxar e nada e as vezes puxava um bocado e la estava o safe. No meu era o turbo descalibrado.
Se nunca mandaste revisionar o turbo, eu aconselhava-te, com 211 000 kms ja deve ter bastante carvão.
Cumps

EDIT: De certeza que vais la ter o erro de desvio de pressão.
 
Boas,
Desde mais obrigadao por todas as dicas, vocês tem sido impecáveis. Outra situação que reparei é que quando tenho o carro ligado em ponto morto, passado um bocado começo a ouvir um zumbido a vir da parte de trás do motor ou seja, perto do turbo. Se acelerar um pouco deixa de fazer, parece mesmo uma fuga. O meu problema é que não conheço nenhum mecânico em condições para poder resolver este problema. Seat está fora de questão, os valores são impossíveis. Amanha vou verificar o tubo que o Camaleão_Ibiza falou e ligar o vagcom para verificar se voltou a aparecer o mesmo erro.
hugocupra realmente a MAF nunca foi trocada e já tem 211k , mas se fosse dai o carro não estaria sempre a falhar ?
abraços
 
Boas,
Desde mais obrigadao por todas as dicas, vocês tem sido impecáveis. Outra situação que reparei é que quando tenho o carro ligado em ponto morto, passado um bocado começo a ouvir um zumbido a vir da parte de trás do motor ou seja, perto do turbo. Se acelerar um pouco deixa de fazer, parece mesmo uma fuga. O meu problema é que não conheço nenhum mecânico em condições para poder resolver este problema. Seat está fora de questão, os valores são impossíveis. Amanha vou verificar o tubo que o Camaleão_Ibiza falou e ligar o vagcom para verificar se voltou a aparecer o mesmo erro.
hugocupra realmente a MAF nunca foi trocada e já tem 211k , mas se fosse dai o carro não estaria sempre a falhar ?
abraços

nao, a maf pode falahr apenas por vezes, como ja foi dito, começa por testar outra maf, para eliminares hipotesses, talvez testar tambem o map senssor, tb pode ser daí.

abraço
 
Boas,
Desde mais obrigadao por todas as dicas, vocês tem sido impecáveis. Outra situação que reparei é que quando tenho o carro ligado em ponto morto, passado um bocado começo a ouvir um zumbido a vir da parte de trás do motor ou seja, perto do turbo. Se acelerar um pouco deixa de fazer, parece mesmo uma fuga. O meu problema é que não conheço nenhum mecânico em condições para poder resolver este problema. Seat está fora de questão, os valores são impossíveis. Amanha vou verificar o tubo que o Camaleão_Ibiza falou e ligar o vagcom para verificar se voltou a aparecer o mesmo erro.
hugocupra realmente a MAF nunca foi trocada e já tem 211k , mas se fosse dai o carro não estaria sempre a falhar ?
abraços


O meu fazia safe e acusava desvio de pressão, dei-lhe uma puxadela valente desde 3ª quando saí da via verde de carcavelos e nunca mais me fez safe, acho que era geometria presa...isto são coisas estranhas, tb já tive problemas com MAF, mas a única coisa que fazia era puxar sem boost, eu se fosse a ti, começava pela MAF. Aquele produto powerboost também pareceu dar uma ajuda, uma vez que aquilo não limpa tudo tudo, mas ajuda a tirar alguma porcaria acumulada para fora, e deixa o motor muito mais solto...
 
Back
Top