Saber a velocidade/rpm numa certa mudança

têm de saber as relações de caixa do vosso veículo.

para os k têm 1.9D (1Y), 1.9TD (AAZ), 1.9SDi (AEY) e 1.9TDi motor 1Z as relações são as seguintes (das caixas de origem):
1ª -> 3.45
2ª -> 1.94
3ª -> 1.29
4ª -> 0.91
5ª -> 0.75
final -> 3.67

para os k têm motor ABF ou AGG-2E:
1ª -> 3.45
2ª -> 1.94
3ª -> 1.29
4ª -> 1.03
5ª -> 0.80
final -> 3.67

para os k têm motor ABU e ABS:
1ª -> 3.45
2ª -> 1.94
3ª -> 1.37
4ª -> 1.03
5ª -> 0.85
final -> 3.67

para os k têm motor AFT:
1ª -> 3.45
2ª -> 1.94
3ª -> 1.37
4ª -> 1.03
5ª -> 0.85
final -> 3.94

para os k têm motor AEX:
1ª -> 3.45
2ª -> 2.10
3ª -> 1.45
4ª -> 1.10
5ª -> 0.85
final -> 3.88

para os k têm motor 1.9Tdi 110cv:
1ª -> 3.778
2ª -> 2.063
3ª -> 1.348
4ª -> 0.967
5ª -> 0.744
final -> 3,158

para os k têm motor 1.9Tdi 90cv (ASD):

1ª -> 3.300
2ª -> 1.944
3ª -> 1.307
4ª -> 0.916
5ª -> 0.717
final -> 3,158

para os k têm motor 1.4Tdi 70cv (mancos)
1ª -> 3.45
2ª -> 1.96
3ª -> 1.28
4ª -> 0.93
5ª -> 0.74
final -> 3.61

para os k têm motor 1.4Tdi 80cv (mancos)
1ª -> 3.30
2ª -> 1.94
3ª -> 1.31
4ª -> 0.97
5ª -> 0.76
final -> 3.39

para os k têm motor 1.9Tdi 100cv (PD)
1ª -> 3.78
2ª -> 2.06
3ª -> 1.30
4ª -> 0.91
5ª -> 0.70
final -> 3.16

para os k têm motor 1.9Tdi 130cv (PD) caixa curta (ERF, FMH)
1ª -> 3.769
2ª -> 2.087
3ª -> 1.324
4ª -> 0.977
5ª -> 0.975
6ª -> 0.814
relação final -> 3.238 desde 1ª até 4ª inclusivé, 2.615 para 5ª e 6ª.

para os k têm motor 1.9Tdi 130cv (PD) caixa longa:
1ª -> 3.769
2ª -> 2.087
3ª -> 1.324
4ª -> 0.911
5ª -> 0.902
6ª -> 0.756
relação final -> 3.238 de 1ª até 4ª, 2.615 para 5ª e 6ª.

para os k têm motor 1.9Tdi 160cv (PD)
1ª -> 3.36
2ª -> 2.09
3ª -> 1.47
4ª -> 1.09
5ª -> 1.11
6ª -> 0.91
final -> 2.955 para as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª; 2.407 para as 5ª e 6ª

para os k têm motor 1.2 com 64cv (gasolina)
1ª -> 3.46
2ª -> 1.96
3ª -> 1.39
4ª -> 1.03
5ª -> 0.85
final -> 4.19

para os k têm motor 1.4 16v de 75cv (gasolina) com caixa automática
1ª -> 2.88
2ª -> 1.51
3ª -> 1.00
4ª -> 0.73
final -> 4.38

para os k têm motor 1.4 16v de 75cv (gasolina) com caixa manual
1ª -> 3.46
2ª -> 2.10
3ª -> 1.39
4ª -> 1.03
5ª -> 0.81
final -> 3.88

para os k têm motor 1.4 16v de 100cv (gasolina)
1ª -> 3.46
2ª -> 2.10
3ª -> 1.43
4ª -> 1.08
5ª -> 0.89
final -> 3.88

para os k têm motores: 1.8 20VT 150CV (gasolina); 1.8 20VT 180CV (gasolina)
1ª -> 3.30
2ª -> 1.94
3ª -> 1.36
4ª -> 1.03
5ª -> 0.82
final -> 3.64

para os k têm motores: 1.4 TSi 180cv DSG (gasolina); 1.4 TSi 150cv DSG (gasolina)
1ª -> 3.500
2ª -> 2.272
3ª -> 1.531
4ª -> 1.121
5ª -> 1.176
6ª -> 0.951
7ª -> 0.795
final -> 4.437

para os k têm motores: 1.6 105cv DSG (gasolina);
1ª -> 3.765
2ª -> 2.367
3ª -> 1.575
4ª -> 1.151
5ª -> 1.188
6ª -> 0.981
7ª -> 0.810
final -> 4.388

para os k têm motores do 6j: 1.4 85cv (gasolina)
1ª -> 3.769
2ª -> 2.095
3ª -> 1.387
4ª -> 1.026
5ª -> 0.813
final -> 3.882

para os k têm motores do 6j: 1.2 70cv (gasolina)
1ª -> 3.769
2ª -> 2.095
3ª -> 1.387
4ª -> 1.026
5ª -> 0.851
final -> 4.188

para os k têm motores do 6j: 1.6 TDI CR 105cv DPF; 1.6 TDI CR 90cv DPF
1ª -> 3.777
2ª -> 2.117
3ª -> 1.269
4ª -> 0.864
5ª -> 0.659
final -> 3.157

para os k têm motores do 6j: 1.4 TDI 80cv DPF
1ª -> 3.778
2ª -> 2.062
3ª -> 1.250
4ª -> 0.843
5ª -> 0.658
final -> 3.157

depois de saberem a relação de caixa, têm de saber a medida dos pneus. Exemplo a utilizar neste post: 185/60 r14.

Depois vai-se a este site:

http://www.pneubeato.com/velocidade.htm

no stock tire ponho a medida dos meus pneus (185/60 r14) e no new tire põe-se outra medida kualker (neste caso usei 175/70 r13) e escolhe-se a opção metric. Com a opção metric apenas interessa tirar a medida do sidewall em mm k neste caso é 111.0 mm como se vê na figura seguinte a vermelho:

65378469.jpg


De seguida mudam de metric para standard (a verde) e neste caso vai interessar o diâmetro k neste caso é 22.7 polegadas como se ve na figura seguinte a azul:

94584099.jpg


De seguida vai-se a este site:

http://www.scirocco.org/gears/

e:
- no campo tire size width (mm) põe-se o valor em mm do sidewall (neste caso 111.0) -> azul;
- no campo rim size (in) põe-se o diâmetro da roda completa k neste caso é 22.7 -> vermelho;
- no campo final drive põe-se a relação final de caixa (vou utilizar 3.67) -> verde;
- no campo gear ratio põe-se a relação da mudança pretendida (utilizo 0.75 k é a relação da 5ª mudança dos diesel atmosféricos) -> preto

28414300.jpg


Se kiser saber por exemplo às 5000rpm kual é a velocidade, é só na option 1 inserir 5000 nas rpm (vermelho) depois clicar em calculate speed (azul) e aparece uma janela (verde) k dá a velocidade em km/h e milhas por hora (neste caso 197km/h e 122mph).

47988410.jpg


Se kiser saber kual a rotação k se vai aos 100km/h em 5ª (neste caso), vai-se à opção 2 e no campo speed (vermelho) põe-se 100, no campo kph ou mph (azul) põe-se kph, clica-se no botão calculate rpm e aparece uma janela k diz k neste caso a rotação é 2532 rpm.

45931588.jpg


p.s.-> os users deste fórum podiam ir actualizando este tópico pondo as relações de caixa de velocidades de outros motores k não estejam acima mencionados, caso saibam.
cumps
 
Last edited:
Isto é espectacular, como é que foste dar com isto??
As contas no meu dão o que já sabia, o meu carro não anda o que seria suposto e ainda não descobri porquê :cry:
 
Isto não funciona lá muito bem para caixas DSG... A 180km/h em V diz que o carro vai a fazer 8242RPM...
Enquanto que faço 180km/h em V a cerca de 6000RPM.

Penso estar a calcular bem :D Secalhar até é erro meu
 
Faltam os valores do PD75 55kw

Bom post;-)
nao sei, se alguem souber k ponha aki k actualizo 1º post. cumps

Isto não funciona lá muito bem para caixas DSG... A 180km/h em V diz que o carro vai a fazer 8242RPM...
Enquanto que faço 180km/h em V a cerca de 6000RPM.

Penso estar a calcular bem :D Secalhar até é erro meu
relações de caixa dsg tem os valores oficiais. se kiseres vai ve-los no site da seat k tao lá... o problema é k nao deves tar a fazer tdo correctamente como o descrito acima... tens de perder um tempo a ler e experimentar

Isto é espectacular, como é que foste dar com isto??
As contas no meu dão o que já sabia, o meu carro não anda o que seria suposto e ainda não descobri porquê :cry:
peskisei para dar com isto. kual é o teu carro? o k devia andar? o k anda?
 
Last edited:
kual site?
amigo vai ao 1º post deste topico k tens lá as 7 velocidades de todos os dsg...

amigo segundo isto seguindo todas as indicaçoes indicando que tenho jante 15 o meu corte é as 5100, tenho a caixa do 90 a minha velocidade final sera 161kmh.... (segundo sei a caixa so da 250....) :confused::confused:
 
amigo segundo isto seguindo todas as indicaçoes indicando que tenho jante 15 o meu corte é as 5100, tenho a caixa do 90 a minha velocidade final sera 161kmh.... (segundo sei a caixa so da 250....) :confused::confused:
faz um print para aqui da tua simulação... já agora, juntamente com o print diz qual a medida dos pneus utilizados... caixa já se sabe que é do asd. convém pores as informações todas antes de se perceber se o site tem algum erro.
cumps
 
Last edited:
amigo segundo isto seguindo todas as indicaçoes indicando que tenho jante 15 o meu corte é as 5100, tenho a caixa do 90 a minha velocidade final sera 161kmh.... (segundo sei a caixa so da 250....) :confused::confused:

Caixa do 90cv acho que as 5100 deve dar ai 240 e pouco.
Alguma coisa de mal deves ter feito nas contas não?
cumps
 
Boas!
Tens um pequeno erro na relação de caixa do PD 130:

"
para os k têm motor 1.9Tdi 130cv (PD)
1ª -> 3.77
2ª -> 2.09
3ª -> 1.32
4ª -> 0.977
5ª -> 0.775
6ª -> 0.81
final -> 3.238 para as 1ª, 2ª e 3ª; 2.615 para as 4ª, 5ª e 6ª "

Se me permites a correcção:
1ª -> 3.769
2ª -> 2.087
3ª -> 1.324
4ª -> 0.977
5ª -> 0.975
6ª -> 0.814
relação final -> 3.238 desde 1ª até 4ªinclusivé, 2.615 para 5ª, 6ª e a rapidíssima.
Esta relação para caixa curta, como por exemplo: ERF, FMH.


Para as caixas longas dos PD 130:
1ª -> 3.769
2ª -> 2.087
3ª -> 1.324
4ª -> 0.911
5ª -> 0.902
6ª -> 0.756
relação final -> 3.238 de 1ªa4ª, 2.615 para 5ª e 6ª.
 
Boas!
Tens um pequeno erro na relação de caixa do PD 130:

"
para os k têm motor 1.9Tdi 130cv (PD)
1ª -> 3.77
2ª -> 2.09
3ª -> 1.32
4ª -> 0.977
5ª -> 0.775
6ª -> 0.81
final -> 3.238 para as 1ª, 2ª e 3ª; 2.615 para as 4ª, 5ª e 6ª "

Se me permites a correcção:
1ª -> 3.769
2ª -> 2.087
3ª -> 1.324
4ª -> 0.977
5ª -> 0.975
6ª -> 0.814
relação final -> 3.238 desde 1ª até 4ªinclusivé, 2.615 para 5ª, 6ª e a rapidíssima.
Esta relação para caixa curta, como por exemplo: ERF, FMH.


Para as caixas longas dos PD 130:
1ª -> 3.769
2ª -> 2.087
3ª -> 1.324
4ª -> 0.911
5ª -> 0.902
6ª -> 0.756
relação final -> 3.238 de 1ªa4ª, 2.615 para 5ª e 6ª.
obrigado pela nota=D>=D>
actualizado :yawinkle:
se alguem detectar mais erros, postar aqui, para melhorar a qualidade de informação:D
cumps
 
De nada.

Para quem lhe apetecer fazer as contas à la pata:

-Exemplo para caixa tdi 90 ASD:

Para 195/50 R15.

1 polegada= 2,54cm
D (diâmetro da roda)= 15*25,4 + 2*(0.5*195) = 576mm =0,576m
Reduzi as polegadas de cm a milímetros para ficar nas unidades da largura do pneu.

P(perímetro da roda)= 2*pi*R = pi*D = 1,809m

-Suponhamos que queremos saber a velocidade para às 5000Rpm feita em 5ª:

5000Rpm / 0.717 (relação da 5ª)= 6973,501Rpm
6973,501 / 3,158 (relação final)= 2208, 202Rpm

2208,202 * P = 3994,637 m/min. -> Para obtermos Km/h: 3994,637 / 1000= 3,995 Km/min.
-> 3,995 * 60 = 239,678 Km/h

Obviamente não se considera desgate dos pneus, pressão a que estão, a dilatação com aumento da velocidade e temperatura, o tipo de gás utilizado no pneu, etc. Mas é uma boa aproximação.
 
De nada.

Para quem lhe apetecer fazer as contas à la pata:

-Exemplo para caixa tdi 90 ASD:

Para 195/50 R15.

1 polegada= 2,54cm
D (diâmetro da roda)= 15*25,4 + 2*(0.5*195) = 576mm =0,576m
Reduzi as polegadas de cm a milímetros para ficar nas unidades da largura do pneu.

P(perímetro da roda)= 2*pi*R = pi*D = 1,809m

-Suponhamos que queremos saber a velocidade para às 5000Rpm feita em 5ª:

5000Rpm / 0.717 (relação da 5ª)= 6973,501Rpm
6973,501 / 3,158 (relação final)= 2208, 202Rpm

2208,202 * P = 3994,637 m/min. -> Para obtermos Km/h: 3994,637 / 1000= 3,995 Km/min.
-> 3,995 * 60 = 239,678 Km/h

Obviamente não se considera desgate dos pneus, pressão a que estão, a dilatação com aumento da velocidade e temperatura, o tipo de gás utilizado no pneu, etc. Mas é uma boa aproximação.

ora nem mais;) Não há nada como fazer as contas à mão!!!


utilizando os 2 sites acima descritos e também para a caixa tdi90 asd, com pneu 195/50 R15 vai dar uma aproximação muito semelhante a essa às 5000rpm (com os prints a comprovar):











overloaded vê lá se foram estes os dados que puseste:




cumps
 
também dava assim, para um ibiza 1.9Tdi com caixa longa asd e pneus 195/50 R15 às 5100rpm (bem mais fácil):



cumps
 
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