Ruído "longínquo" ao curvar e em recta Ibiza 6L

Boa tarde.

Hoje numa viagem em nacional comecei a ouvir um ruído de rolamento que não me parece habitual. Parece uma "zoada" longínqua lol que só se ouve com atenção e com o rádio desligado/baixo volume. Parece o ruído quando se coloca pneus novos. Este ruído aumenta de frequência com a velocidade e é mais notório/intrusivo em curvas longas para a direita, como por exemplo nos nós de acesso às auto-estradas, ainda à bocado a sair da VDG para o IC2 notei isso...
Dos pneus duvido que seja, visto que têm um ano e são hankook k115. O carro foi ao IPO há 2 meses e não foi visto nada de mal.
As minhas pesquisas devolvem o rolamento como causa... Isso é coisa para quanto?
Alguém tem sugestões?

Abraços.
 
Boa tarde.

Hoje numa viagem em nacional comecei a ouvir um ruído de rolamento que não me parece habitual. Parece uma "zoada" longínqua lol que só se ouve com atenção e com o rádio desligado/baixo volume. Parece o ruído quando se coloca pneus novos. Este ruído aumenta de frequência com a velocidade e é mais notório/intrusivo em curvas longas para a direita, como por exemplo nos nós de acesso às auto-estradas, ainda à bocado a sair da VDG para o IC2 notei isso...
Dos pneus duvido que seja, visto que têm um ano e são hankook k115. O carro foi ao IPO há 2 meses e não foi visto nada de mal.
As minhas pesquisas devolvem o rolamento como causa... Isso é coisa para quanto?
Alguém tem sugestões?

Abraços.

Cada vez vais ouvir mais, vai parecer um F1 :p É o rolamento.
Isso é barato. troca logo os 2.
 
pegas no macaco levantas o carro do lado que te parece fazer o barulho e fazes rodar a roda e controla se nao tem folga tambem

ao rodar a roda encostas o ouvido que ouves logo o barulho de rolamento
 
Mais uma viagem de 150kms até casa agora. Fiz um bom bocado de AE e vim sempre a medo a 100/110 sem stress. A entrar na A12 a curvar para a direita lá veio a zoada com o toc toc toc toc a acompanhar.

Tou um bocado à toa, amanhã lá na empresa vou falar com o Engº Mecânico dos camiões para ver se ele tem alguma sugestão e no fim-de-semana logo faço esse teste que o colega falou.

Existe um perigo muito elevado? Isto começou há pouquíssimo tempo, ainda há 2 semanas fiz uma viagem de AE sempre a fundo (É um manco, vim sempre entre os 170 e os 190) e não notei nada. :confused:
 
Mais uma achega: Só começo a ouvir o ruído lá para os 70/80km/h, ultimamente só tenho feito cidade, por isso só hoje é que dei pelo problema.
 
pois e o normal começar entre essas velocidades

existe um risco sim mas se começou a pouco ainda tens alguma margem mas trata disso rapido
 
Assim que puderes mete o carro na oficina e troca os rolamentos de um lado e do outro. O ibiza tambem quer uma prenda este natal :)
 
O que vale é que ele passa o ano todo sossegadinho e chega à altura do Natal e lembra-se sempre. Há 2 anos foi a distribuição, o ano passado 4 pneus e este ano isto!! O que é uma chatice visto que não tenho tempo nenhum para tratar disto, quero ver se tiro uma tarde para ir ver disto e de alinhar a direção e rodar os pneus... Mas há assim tanto risco em andar até à próxima semana (quando posso tirar uma tarde) andando às voltinhas na cidade?? Epa o pessoal aqui só fala em acidentes e rodas a saltar até tenho medo de andar!!! Lol
 
O que vale é que ele passa o ano todo sossegadinho e chega à altura do Natal e lembra-se sempre. Há 2 anos foi a distribuição, o ano passado 4 pneus e este ano isto!! O que é uma chatice visto que não tenho tempo nenhum para tratar disto, quero ver se tiro uma tarde para ir ver disto e de alinhar a direção e rodar os pneus... Mas há assim tanto risco em andar até à próxima semana (quando posso tirar uma tarde) andando às voltinhas na cidade?? Epa o pessoal aqui só fala em acidentes e rodas a saltar até tenho medo de andar!!! Lol
Não tens risco nenhum amigo.. A não ser os ouvidos, mas mete o volume mais alto que isso passa, eheh. Não faltam ai carros com os rolamentos meios gripados, isso é do uso e dos km's que o carro tem :)

Sem stress, quando der trocas isso e fica novo, vê é bem de onde vêm, as vezes parece que vem das rodas de trás e são as da frente e vice-versa.

Cumps.
 
Não tens risco nenhum amigo.. A não ser os ouvidos, mas mete o volume mais alto que isso passa, eheh. Não faltam ai carros com os rolamentos meios gripados, isso é do uso e dos km's que o carro tem :)

Sem stress, quando der trocas isso e fica novo, vê é bem de onde vêm, as vezes parece que vem das rodas de trás e são as da frente e vice-versa.

Cumps.

Risco tem sempre. Anda devagar pelo menos, mesmo que aconteça algo consegues parar o carro em segurança.
Eu ja andei assim uma semana a fazer auto estrada num golf2, não aconteceu nada, mas é sempre brincar com a sorte.
 
Obrigado pelas dicas...

Eu acho que os meus ainda estão numa fase muito inicial. Ontem à noite fui dar uma volta com o meu pai e ele nem deu por nada... Se ligar o rádio também não ouço nada, é preciso conhecer bem o carro e ter sensibilidade para ouvir aquela zoada bem lá ao fundo... Tanto que só dei por isto ontem quando me meti com atenção!!!
 
Isso é os rolamentos, no 6L houve-se muito essa zoada. Ainda ontem foi se buscar para o 6l cá da casa, e cada rolamento foi 100€.
 
Last edited:
Back
Top