Rolamentos roda de trás

Boas,

Tenho um 6k e os rolamentos das rodas de trás estão nas couves. O carro tem travões de tambor ainda.

A ideia é como de costume comprar o material e fazer eu o trabalho, mas antes de começar a tirar coisas do sitio preciso de saber se é preciso ou não prensa para trocar aquilo ou se com a típica caixa de ferramentas se faz o serviço.

Cumps
 
Boas, não te sei ajudar na tua dúvida amigo, mas já que se está a falar nisso aproveito para fazer uma pergunta:

O meu clio também se estão sempre a lixar os rolamentos das rodas de trás, todos os anos no verão um deles começa a dar sinal. Axo estranho esta situação.

Poderá ser por ter as jantes de trás bastante empenadas?

ps: Já estou a ver preços para desempenar e tratar disso mas não tenho a certeza se é por causa disso que os rolamentos vão todos á vida
 
As jantes empenadas tem influencia sim, já viste a vibração extra que aquilo sofre?

Para tirares os rolamentos podes ter que usar prensa, se andam lixados á muito tempo, mas o que mais influencia é o modo como foram montados na ultima vez, levaram massa cobreada? foram metidos á força? pancada?.

O modo de saber é tentar tirar do modo convencional se não sairem a bem, saem a mal lol o mais certo é sairem em 2 partes e muitas esferas lol mudei á pouco tempo o traseiro direito do Leon e saiu na boa com um saca, mas não saiu inteiro a aranha já tinha ido ao ar.
 
É tranquilo isso! se souberes minimamente o que estás a fazer claro!

tirar é 5 minutos, depois so tens de ter cuidado a meter e a apertar.
Visto tambem ter um 6K, é prato do dia matar os rolamentos ahah mete SKF que sao os que aguentam mais tempo.


Qualquer duvida,ja sabes!
 
Nao querendo enganar, mas em caso de tamber aqui é canja tirar, vais percisar é de uma boa chave e grande (prai 32mm)para tirar a porca do centro para abrir o tambor.
 
As jantes empenadas tem influencia sim, já viste a vibração extra que aquilo sofre?

Então está explicado porque é que todos os anos se lixa um dos rolamentos de trás. Já ando a ver preços para desempenar as jantes de trás antes de montar um rolamento novo :D
 
Meus amigos, nesse DIY há coisas mal feitas e há coisas que já estavam mal montadas no carro.

Seguindo a ordem das imagens, na imagem 9 é possível ver a parte interna do rolamento. Também faz parte do rolamento um anel que fica preso no tambor e SÓ COM PRENSA é possível tirar (prensa ou martelada). Trocar só o miolo do rolamento pouco ou nada resolve, porque a parte de fora também sofre desgaste.

Imagem 11, ao tirar o tambor fica lá o rolamento atrás. Isto aconteceu, porque faltava uma peça de borracha que prende o rolamento ao tambor. Era suposto aquilo sair tudo junto com o tambor, ter que tirar a peça e depois tirar o rolamento, rolamento este que ainda não sei se também precisa de prensa, porque ainda não cheguei lá.

Massa consistente não sei até que ponto será o ideal. Penso que o ideal será aquela massa que se põe dentro dos foles, que por sinal é a que o meu carro lá tem.
 
Meus amigos, nesse DIY há coisas mal feitas e há coisas que já estavam mal montadas no carro.

Seguindo a ordem das imagens, na imagem 9 é possível ver a parte interna do rolamento. Também faz parte do rolamento um anel que fica preso no tambor e SÓ COM PRENSA é possível tirar (prensa ou martelada). Trocar só o miolo do rolamento pouco ou nada resolve, porque a parte de fora também sofre desgaste.

Imagem 11, ao tirar o tambor fica lá o rolamento atrás. Isto aconteceu, porque faltava uma peça de borracha que prende o rolamento ao tambor. Era suposto aquilo sair tudo junto com o tambor, ter que tirar a peça e depois tirar o rolamento, rolamento este que ainda não sei se também precisa de prensa, porque ainda não cheguei lá.

Massa consistente não sei até que ponto será o ideal. Penso que o ideal será aquela massa que se põe dentro dos foles, que por sinal é a que o meu carro lá tem.

Na imagem 11, em alguns carros, é normal ficar lá a segunda faixa do rolamento, que geralmente é retirado com o corte de rebarbadora e um formão.

Esse anel que fica preso no tambor é que pode dar algum trabalho, mas com este saca fica facilimo:

cubo004.jpg


Se nao tens muita ferramenta aconselho a teres um carro por perto para ir a uma oficina ou uma loja de ferramentas caso encontres alguma dificuldade.
 
Esse saca rolamentos não deve servir. O rolamento, ou o que resta dele, tem que ser empurrados da parte de dentro do tambor para fora e tem apenas 3 entalhes onde é possível encaixar alguma coisa.

Esse saca só servia se o rolamento saísse pela parte de trás do tambor.
 
Eu preciso de uma coisa do género saca volantes, porque tem que engatar por dentro do anel do rolamento e puxá-lo para fora.
 
Back
Top