Ressonância na Embraiagem »» AJUDA

Boa noite malta.
Sou mais leitor assiduo do que escritor, mas aqui vai o meu 1º problema/testamento, pois sei que o pessoal aqui é :brilho: (brilhante) a resolver cenas.

Comprei o Ibiza Manco 1.4 tdi com 160000 km. Ta com 170000 e neste periodo de tempo uma ressonância na embraiagem tem-se vindo a agravar.

A ressonância só surge quando faço o ponto exacto de embraiagem!!!

Eu até sinto que vai aparecer... Tou mesmo a segurar o carro numa subida e ai está ela!

Agora começou a aparecer também quando reduzo de velocidade, exactamente no mesmo sitio do pedal, quando largo a embraiagem.

Já pesquisei no forum mas nao encontrei resposta.

Se alguém tiver ideia do que será ou teve o mesmo problema, ajudem-me please, pois a alternativa ja está estudada (mas preferia evitar): EMBRAIAGEM NOVA!!!

Abraços e continuemos pra frente com o forum que farto-me de rir e ficar pasmado com as coisas espectaculares que aqui se aprendem :weedman:
 
Viva. Pelo que descreves pode tambem ser um pequeno empeno do volante do motor. Ao fazer o ponto o disco de embraiagem não assenta a 100% no volante devido a esse empeno o que provoca vibrações no carro e no pedal de embraiagem. Pode sentir-se mais devido ao desgaste do disco ou ao aquecimento excessivo.
 
Viva e desde ja obrigado pelas respostas.
Mais do que uma vibração é um barulho que so acontece na altura exacta do ponto de embraiagem.

crisgcj: sendo esse empeno que referes qual a solução? Mudar embraiagem?

Abraço
 
axo q estou a ver o q dizes:
mas o teu faz no ponto de embraiagem para a frente?

tive um amigo meu q fazia mas era assim;
com travão de mão puxado engatava marcha atras e leventava embraiagem.. então fazia a tal ressonancia
e fazia tb nas reduções;mas não fazia sempre;
mas olha q axo q o dele fazia isso por ser o miolo do catalizador solto

tenta ver disso..
axo q fica mais barato sacares o catalizador e por tubo q ires para as outras hipoteses..
 
boas...
na minha opiniao, as molas da bimassa podem tar a perder força, ou um ligeiro empeno, ou ate mesmo a prença... mas em primeiro, certifica te que os apoios tao bons.... se o problema for da embraiagem e se tiveres com intensões de meter carga, aproveitas e mandas retificar e reforçar a bimassa,o disco e prença... por 350 euros ja fazes a festa....

espero ter ajudado e boa sorte para com o teu manquinho:D
 
nights: é exactamente desse genero
Não faz sempre, mas tanto faz para a frente como para tras, e começou a fazer muitas vezes nas reduções

6kruz: carga so no deposito ](*,)

nights,6kruz e Esteves: obrigado pela ajuda

Fui informar o meu pai (o mecanico de serviço) das vossas opinioes e ele aponta mais para a prença, mas vai-se ver tudo.

Mal tenha novidades eu ponho aqui, pois o manco vai sexta ao Doutor, queixar-se do que lhe doi, para trazer a receita pra casa.

Obrigado pessoal e abraço
 
Pessoal desculpem a demora, mas so ontem foi ao "Doutor"

Bem, DISCO DA EMBRAIAGEM...

O doutor disse: deixa andar ate te chatear muito ou dar o berro...
Depois mudas tudo (embraiagem toda, entenda-se :mad:

Já agora, como foi um mecânico da seat a experimentar, já lhe passaram alguns pelas mãos com "sintomatologia semelhante"
Abraço e obrigado pela ajuda
 
Last edited:
tens a certeza dos kms? esse carro está stock?

não é desmoralizar... mas ou levou muita coça ou então tem mts kms... o meu tb é monomassa e so começou a fazer apos repro e aquecimento excessivo...
 
Viva malta.

Sim, tenho a certeza dos kms.
170000 km já são alguns kms... o meu clio dci com 110000 ja estava a começar a tremer de embraiagem (em nenhum fui o 1º dono)

Segundo, ele andar muito la isso anda,mas esta stock!
Eu penso é que apesar de em termos exteriores e interiores estar novo...a embraiagem deve ter sido mal estimada!!!
:mad: cheira-me!!!

FUTURO: mudar embraiagem e 4 amortecedores, que estem nao amortecem nada... PENSO EU DE QUE...
 
Last edited:
Boas,
Eu tive um Polo manco, e tive exactamente os mesmos sintomas que tu estas a referir, eu começava pelo mais barato para tentar resolver o teu problema apoio da caixa, no meu caso resolveu e bastante se não resolver, como aqui já foi referido o miolo do catalizador, mas não acredito... acredito mais no flexivel do tubo de escape, troquei e ficou 5 estrelas, o carro já tinha 150k e com repro.

Abraço
 
O meu tambem faz um barulho como no teu tipo quando uma pessoa passa o dedo numa janela molhada aquele iiiiiiiiiikkk lol
Mas nao e sempre noto mais quando ta a chover! Dizem que é da embraiagem ta com 235mil ja ando assim a 70mil nao melhorou nem piorou, as vezes a terceira nao entra perfeita mas para a minha conduçao esta bem. Vamos esperar que estoure para mudar, mas nao convinha nada mesmo.. :( €€€
 
Back
Top