[Resolvido] Colocar luz na mala

Boa noite.
O meu ibiza é comercial, e não sei se acontece em todos os modelos mas pelo menos o meu não tem iluminação na mala, já tive contacto com outros carros comerciais que tinham e eu em particular sinto alguma falta pois por vezes quero tirar algo da mala e tenho de andar com a luz do telemovel a iluminar, outras vezes não dá jeito pois tenho as mãos ocupadas e tenho de andar as escuras.

Gostava de saber se alguém aqui já teve esta inciativa.

Gostava de saber se existe algum contacto que detecte que a mala está aberta e acenda a luz ou se só dá para o fazer colocando um botão, e se na mala existe algum fio que tenha sempre corrente sem que a iluminações exterior esteja ligada.

Cumprimentos a todos
 
Last edited:
Boa noite.
O meu ibiza é comercial, e não sei se acontece em todos os modelos mas pelo menos o meu não tem iluminação na mala, já tive contacto com outros carros comerciais que tinham e eu em particular sinto alguma falta pois por vezes quero tirar algo da mala e tenho de andar com a luz do telemovel a iluminar, outras vezes não dá jeito pois tenho as mãos ocupadas e tenho de andar as escuras.

Gostava de saber se alguém aqui já teve esta inciativa.

Gostava de saber se existe algum contacto que detecte que a mala está aberta e acenda a luz ou se só dá para o fazer colocando um botão, e se na mala existe algum fio que tenha sempre corrente sem que a iluminações exterior esteja ligada.

Cumprimentos a todos

boas

estou a tratar disso num 6k ca de casa, tens que comprar um switch que se coloca na fechadura, da mala, ou entao a fechadura de um que ja traga axo que os modelos gt ja trazem, a ligaçao e feita por 2 fios ligados a esse switch, dpois um desses fios vai ao casquilho da lampada, e outro ligas a um ponto massa do carro,a corrente vais buscar por exemplo ao plafonier da frente, e manda um fio para tras, quanto aos plasticos que trazem sitio pa lampada se for como no meu, tens que comprar axo que e da gt /gt tdi, para trazer sitio po candieiro, se a tua ja tiver a cena do plastico mais completa ou seja nao e so tipo prateleira, fazes um corte pequenino e metes la o plafonier da mala,
 
boas

estou a tratar disso num 6k ca de casa, tens que comprar um switch que se coloca na fechadura, da mala, ou entao a fechadura de um que ja traga axo que os modelos gt ja trazem, a ligaçao e feita por 2 fios ligados a esse switch, dpois um desses fios vai ao casquilho da lampada, e outro ligas a um ponto massa do carro,a corrente vais buscar por exemplo ao plafonier da frente, e manda um fio para tras, quanto aos plasticos que trazem sitio pa lampada se for como no meu, tens que comprar axo que e da gt /gt tdi, para trazer sitio po candieiro, se a tua ja tiver a cena do plastico mais completa ou seja nao e so tipo prateleira, fazes um corte pequenino e metes la o plafonier da mala,

é isso mesmo Bruno
o meu ex-6k 1.9D tb não trazia luz na mala e foi isso que fiz
 
Hummm acho que o meu só tem os plásticos tipo "prateleira" acho eu. O que queres dizer com plafonier, desculpem a ignorancia.
 
Hummm acho que o meu só tem os plásticos tipo "prateleira" acho eu. O que queres dizer com plafonier, desculpem a ignorancia.

8335212692plafonierluzd.jpg


isto amigo e parcida com esta
 
Ah sim, obrigado.

Mas não haverá fonte de energia mais perto? Por exemplo nas luxes de trás não haverá fio nenhum que tenha sempre energio? É que se for para ir buscar energia ao plafonier da frente tenho de desforrar o tecto e depois fazer passar o fio por uma coluna do carro para baixo para a mala.

Cumprimentos.
 
Ah sim, obrigado.

Mas não haverá fonte de energia mais perto? Por exemplo nas luxes de trás não haverá fio nenhum que tenha sempre energio? É que se for para ir buscar energia ao plafonier da frente tenho de desforrar o tecto e depois fazer passar o fio por uma coluna do carro para baixo para a mala.

Cumprimentos.

que eu saiba nao, mas podes sempre tentar com multimetro, ou busca polos, nao precisas desforrar o teto, tiras o plafonier da frente, fazes as ligaçoes e mandas o fio junto ao vidro para dentro do forro, dpois afastas um bocadinho os plasticos laterias junto ao teto e passas o fio ate a mala, ao fazeres isto pelo lado esquerdo vai la dar direitnho :D
 
Feito, puxei fio desde o rádio até há mala e coloquei um interruptor lá ligado a um projector que tinha de uma mota. Serve para o resultado pretendido.

Obrigado pela ajuda.
 
A minha GT TDi do lado esquerdo já tem lá o sítio da luz, mas dar luz nem vê-la. Será que a luz está fundida?
 
os gt tdis trazem isso, o meu é de origem.

mas posso ja adiantar vos que ter essa luz e nao ter, é quase a mesma coisa. ajudar sempre ajuda, mas da pouco luz. eu ando a pensar em por um neon branco no meio da mala, junto a mala. um colega meu fez isso, ligou os fios onde tinha a outra luz de origem e ficou empecavel e ve se muito bem
 
amigo diz-me só uma coisa ... todas as portas do 6k2 tem esta peça ?
quer ver que a minha avaria de ele por vezes não querer trancar as portas através do comando está nesta peça ?
 
a função do switch é só para trancar a porta e apagar ou acender a luz certo ?

em 6k e 6k2 é só para acender/apagar a luz da mala

e mais acender a luz que por sua vez, da indicaçao ao fecho central que uma porta esta aberta, por isso e quando avariam, muitas vezes ficamos com a chaves dentro do carro e o carro fechado

Bruno não confundas o caso pois o que dizes é sobre o 6L e o topico sobre 6k/6k2.
no 6k e 6k2 não se passa nada disso.

amigo diz-me só uma coisa ... todas as portas do 6k2 tem esta peça ?
quer ver que a minha avaria de ele por vezes não querer trancar as portas através do comando está nesta peça ?

nas portas do 6k/6k2 a peça que perguntas está no pilar B
 
obrigado joao mateus ...
vou ver isso ...
o meu Ibiza ele por vezes não querer trancar as portas através do comando , anda bué bem por dois 3 dias e depois há umas vezes seguidas que ele não quer trancar pelo comando só com a chave ...
 
boas
eu no meu 6k tenho la a instalaçao da luz da mala debaixo da coluna do lado esquerdo.
aquilo tem lampada e tudo mas nao acende quando abro a mala.
só podera ser do switch nao é?
o switch esta situado mesmo na fechadura em si? ninguem me arranja uma imagem do switch da mala sff?

obrigado
 
Back
Top