Repro ? vale a pena ?

Como o teu carro é de geometria fixa e como ja dizeram aki e muito bem, tens k mudar a eprome, logo a repro vai-te sair + cara do k se tivesses uma geometria variavel...
Eu tb tenho uma 6k de 90cv, como ainda nao me deu na cabeça pra gastar uns € e fazer uma repro, optei já ha uns 4 anos atras por um chip da powersystem, ate hoje nao tive problemas de maior, mas é claro k o desgaste das peças é muito superior!
Vantagens k tenho é no consumo e no andamento como é lógico, mas se andares a dar-lhe é normal k beba +!

Pralem do chip ser muito + facil de montar, ligas e desligas qd te apetecer!

Cumps...
 
Last edited:
Um 6k2 de 110 (geometria variável) também tem que mudar a eprom (chip), ter que soldar um chip novo não tem ligação nenhuma à geometria do turbo, tem sim haver com o facto destas centralinas não darem para ser alteradas senão trocando chip...

E o que falas que liga e desliga é uma box!

Eu nao sou expert na matéria, apenas sabia k turbo de geometria fixa tinha k se trocar a eprom!Nem fazia ideia que o 6k2 110 (geometria variável) tb tinha k trocar a eprom!

Ha quem diga chip ha quem diga box..Repro é k só tem um nome :D
 
Boas pessoal, desculpem mais uma vez a minha ignorância.

Vejo por aqui muitas vezes a referência á repro... suponho que seja chip ou programação de centralina... então aqui vai algumas perguntas...

Tenho um Ibiza 90 cv. ALH de momento com 118.000 km, com repro quantos cv. a mais posso esperar ?

Desvantagens em fazer repro, há ?

Sitios recomendaveis pra executar isso na zona Leiria / Fátima ?

Preço ?

Obrigado
Boas,
As repros são uma boa solução para quem procura potência. Ora se tu te sentes limitado em relação à potência do teu carro, tens duas grandes opções: chip/box ou repro.

Agora, na minha opinião (não sou expert) quando se faz uma repro (também depende da mesma) deve-se ter em conta não só a potência mas também como a fiabilidade. Eu por exemplo, se fizesse uma repro (que não vou fazer que os 90 burros chegam-me bem:D ) teria em conta alterações em outro hardware:
- Turbo de Geometria Variável maybe a VB;
- Injectores pp 520;
- Intercooler maior e melhor aproveitado com uma alteração da frente tipo frente do 6L - mais cooling;
- Linha de escape trabalhada;
- Radiador de óleo;

Claro que adequaria a repro ao hardware existente e naturalmente, que o desgaste tenderia a ser menor.
Agora quem diz que com repro o carro (em condução regrada) gasta menos, não discordo. Mas ninguém faz uma repro a pensar nos consumos...:cool: :rolleyes:

Assim - Repro Soft - alguns ganhos, mas o turbo de geometria fixa vai limitar de certo modo; Claro que o desgaste irá ser maior, tanto quanto mais forçares o carro;

Repro mais hardcore - patamar dos 135-xxx cv´s só com alterações significativas também no hardware. Existe desgaste mas as alterações minimizarão alguns;

Cumps
jtdi
 
Não percebo porque é que depois de tantos topics sobre o mesmo assunto ainda continuam a dizer que chip é a mesma coisa que box e repro não tem nada a ver com chip!

Realmente um box também tem chip´s no seu interior....

Quando se chipa um carro, o que se está a fazer é a colocar um programa novo na centralina do mesmo, mas, tem uma intervenção fisica. Essa intervenção fisica é retirar os chips antigos, que tem a informação antiga e colocar os novos com a informação nova.

Quando se reprograma um carro, o que se está a fazer é a colocar, também, um programa novo na centralina do mesmo, mas neste caso, e visto que a centralina dá para reprogramar, não há intervenção fisica nenhuma. Apenas se apaga (do chip), a informação antiga e coloca-se a informação nova.

Dai o nome REPROGRAMAR, que significa voltar a programar!

Portanto, a concluindo, chip não é a mesma coisa que box. E reprogramar é colocar um programa novo, assim como chipar também é colocar um programa novo. A diferença não está no resultado final mas sim no facto de algumas centralinas darem para reprogramar e outra não...

Posso dar como exemplo o Audi A4 de 110, os primeiros não davam para programar, mas os seguintes já davam. Portanto, nos primeiros tinha que se chipar, ao paço que nos segundos já não era necessário, este podiam ser reprogramados via OBD. E o "Programa" colocado no carro A se fosse o mesmo colocado no carro B, o resultado final, em termos de andamento seria o mesmo, enquanto que um tinha sido "chipado" e o outro "reprogramado".

O que é um facto é que ambos foram "reprogramados", só que no primeiro teve que se desoldar os chips antigos para colocar uns novos com o novo programa, enquanto que no segundo apenas se "apagou" o programa antigo e se "descarregou" o novo...


PS: Penso ter sido claro, mas se quizerem continuar a dizer que chip é a mesma coisa que box, e que repro é um "Mundo à parte!" força!!

Fica aqui um link para a página do TOL (e peço desculpa se for contra as regras) com uma explicação mais detalhada do que estive a dizer.

http://www.tuning.online.pt/tuning/chip-tuning.php

Acho que já é altura de certas coisas estarem um pouco mais clarificadas, e não continuarem a teimar com base em desinformação!!

DanIbiza, se não te der muito trabalho dá uma olhadela no link e irás perceber, que tal como repro só tem um nome, chip também só tem um nome, assim como powerbox também só tem um nome....
 
nao me venham ca com a historia de reprogramaçao é fiavel e isto e aquilo. a mim nao.

com o passar do tempo metam a mao na cabeça e vejam o k ja investiram em peças.

boa sorte.

Não estou de acordo, no meu caso só tenho repro e o resto é tudo stock (faz uma pesquisa e vê os meus link). Qt ao PPL gastar €€€ é pq quer mais potencia/binário e evoluir as suas viaturas acima da média dos carros da mesma gama e nisso cada um sabe de si, não se deve criticar.
 
ou compra-se um carro em condiçoes acho que é o mais logico.

isto é como o tipico portugues é pequeno mas quer sempre se armar em grande... :rir: :rir: como o nosso governo...

eu sigo o ditado antigo quem nao tem dinheiro nao tem vicios .... nao inventa pra depois nao gastar o k nao tem...

minha opinião.

cumprimentos
 
ou compra-se um carro em condiçoes acho que é o mais logico.

isto é como o tipico portugues é pequeno mas quer sempre se armar em grande... :rir: :rir: como o nosso governo...

eu sigo o ditado antigo quem nao tem dinheiro nao tem vicios .... nao inventa pra depois nao gastar o k nao tem...

minha opinião.

cumprimentos

nem precisa de mais comentários, está tudo dito:rir: :rir: :rir:

A questão está em cada um, ou seja, fazes repro e depois tens mesmo de mudar a tua maneira de conduzir, mais calma, mais consiente, e principalmente a maneira de pisar no acelarador.
Outra cena, para quem diz que repro diminui os consumos, estão muito enganados, não se consegue diminuir rotaçao ao motor com a repro, consegue-se é injectar mais gasóleo tanto em baixas, médias e altas.


Se queres ter um carro limpo e sem despesas, ou fazes uma repro muito muito soft ou então deixa estár como está.
Caso contrario vai-te sair bem cara a repro

Mas ninguém tem nada a ver com quem gasta ou deixa de gastar, simplesmente é o meu veredito
 
se reprogramas vais ter:

-menos consumos (mais binario logo podes andar com mudanças altas a baixas rotações, como uma 5ª entre 1200rpm e as 1600rpms sem que o carro ande a tremer em esforço);
-mais potencia;
-mais desgaste se...deres esticões com mudanças baixas embora essa embraiagem aguente muita porrada...tendo em conta esse motor....
-a acumulação de carvão vai aumentar devido ao maior débito de gasóleo (trocas a linha de escape por uma de 60mm e o problema fica bastante reduzido)

dá power nisso, evita vários aranques de seguida prefere as reprises e de vez em quando faz um bom bocado de auto-estrada para descarbonizar isso...manutenção a tempo e horas e tens fiabilidade com um pouco mais de power...;)

se tivesses um leon como eu, n te aconsselhava...:( e ainda pra mais BRUTO :respect: )

é a minha opinião baseado na experiencia e em conhecimento de imensos casos...

a decisão final é tua...cumps
 
se reprogramas vais ter:

-menos consumos (mais binario logo podes andar com mudanças altas a baixas rotações, como uma 5ª entre 1200rpm e as 1600rpms sem que o carro ande a tremer em esforço

onde é que viste esse filme?

até pode aguentar mais a velocidade, mas assim a embraiagem vai-se depressa à vida
 
onde é que viste esse filme?

até pode aguentar mais a velocidade, mas assim a embraiagem vai-se depressa à vida

vai-se depressa á vida com pontos de embaiagem em subidas ou pára-arranca...ou como disse antes, a mandar grandes esticões e se forem seguidos :whistle:

só estraga se estiver com uma quinta a 1500 ou 1700 e pisar a fundo...daí eu ter dito para N ANDAR A DAR ESTICÕES

quanto ao filme já tive vários carros modificados (e n era pouco) e conheço mts outros casos, quer disel quer gasolina e acredita que sei de que "filme" estou a falar...neste momento tenho um leon com 2** cv e 4** nm e embraiagem stock..digamos q..aprendi com os meu erros (e de outros) sobre como destruir certas peças....

mas como disse..a decisão é de cada um e eu apenas dei a minha opinião (baseada em experiancia própria)

cumps
 
e eu quero lá bem saber quantos cavalos tens! seja em que carreto for, pisas em baixas, dás cabo da embraiagem, aliás nem é preciso estár reprogramado.

Agora executa as tuas filosofias à tua maneira.
 
Isso de reprogramar é bonito mas aconselho qdo se reprograma mandar reforçar a embraiagem pk vai á vida num instante.
A minha tava tao boa que mesmo pondo de origem patinava 4a 5a e 6a as 2500 rpm, e eu nao sou de andar a pisar feito louco.A minha caixa tb n ajuda muito pk é uma caixa curta,mas mesmo assim upa upa
A partir das 2500 rpm puxar era para esquecer pk até a 3000/3100rpm ia sempre a patinar.Ontem levou uma embraiagem em ceramica á homem e é outra "loiça".
400 e tal nms numa embraiagem de origem dou-te pouco tempo para ela começar a patinar.Tb sei do que falo ;)
Abraço
 
vai-se depressa á vida com pontos de embaiagem em subidas ou pára-arranca...ou como disse antes, a mandar grandes esticões e se forem seguidos :whistle:

só estraga se estiver com uma quinta a 1500 ou 1700 e pisar a fundo...daí eu ter dito para N ANDAR A DAR ESTICÕES

quanto ao filme já tive vários carros modificados (e n era pouco) e conheço mts outros casos, quer disel quer gasolina e acredita que sei de que "filme" estou a falar...neste momento tenho um leon com 2** cv e 4** nm e embraiagem stock..digamos q..aprendi com os meu erros (e de outros) sobre como destruir certas peças....

mas como disse..a decisão é de cada um e eu apenas dei a minha opinião (baseada em experiancia própria)

cumps

Se tens 4**nm com a embraiagem de origem é pk ainda nao deves ter aprendido com os erros...pelo menos a nivel de embraiagens.
Nao leves a mal a minha opiniao ;)
Just my 2 cents :)
 
Eu vi e tenho um resultado!
embraiagem nas lonas como o meu tem e nao ando armado em speedracer.
Isso que com repro nao há problemas nenhuns é um mito que quem sabe trabalhar nao afirma,mas sim avisa :)
agora os que sao sapateiros no chiptuning dizem todos que nao há problema.
Pelo que se ve ai é quase tudo sapateiros.
Graças a deus que há ainda umas casas que sabem trabalhar muito bem :)


Será por isso que tens a embraiagem a patinar/nas lonas??Graças a casas que sabem mexer? para mim será mais msm do tipo de uso de cada condutor.
 
porke será que os carros nao saem dos fabricantes ja com repro??? é claro k há mais desgaste do material ker seja uma repro soft ou forte os sintomas mais visiveis sao a embraiagem como já foi dito anteriormente entre outras coisas agora a nivel de motor com o tempo se calhar um motor q sempre foi bem tratado e de origem se calhar faz 400.000kms e um motor com repro so faz 200/300.000 mas isto sao coisas q so se notam a lngo do tempo,eu nao sou contra as repros inclusivé tou a pensar em fazer uma mas tenho consciencia do ke me espera ;) por exemplo conheço casos de q carros iguais ao meu com repro ficam com 190cv´s e turbos a fazer picos de pressao completamente estupidos eu vou-me contentar com 170cv´s nem isso se calhar e embraiagem reforçada pelo menos vai levar pois ja sei o destino da minha...abraço
 
eu aprendi com os meu erros por isso modero na condução...e ninguem aqui está a dizer que n irei precisar de embariagem dentro de algum tempo mas...este topico n é sobre mim...vejam qual é o carro do homem, vajam o que pode ganhar com a repro e se vale a pena investir em embraiagem..talvez quando for para o galheto...

mas como disse, a condução é que manda....
 
eu aprendi com os meu erros por isso modero na condução...e ninguem aqui está a dizer que n irei precisar de embariagem dentro de algum tempo mas...este topico n é sobre mim...vejam qual é o carro do homem, vajam o que pode ganhar com a repro e se vale a pena investir em embraiagem..talvez quando for para o galheto...

mas como disse, a condução é que manda....
ora aqui esta uma boa resposta para aqueles que dizem a repro isto a repro
aquilo, se querem repro e nao querem mudar mais nada e claro que vao ter mais tarde de mudar algo e o mais certo e a embraiagem
e como diz o dieselpower vai da conducao de cada um
 
o k vale a pena é ter o carro de origem sempre revisto com peças originais, suspenção em dia e pneus novos e is a rasgar do porto ao algarve e nunca ter problemas.

isso sim é um bom investimewnto o resto sao tretas.

ou compra-se um carro em condiçoes acho que é o mais logico.

isto é como o tipico portugues é pequeno mas quer sempre se armar em grande... :rir: :rir: como o nosso governo...

eu sigo o ditado antigo quem nao tem dinheiro nao tem vicios .... nao inventa pra depois nao gastar o k nao tem...

minha opinião.

cumprimentos

De certeza que nunca andas-te num carro com repro!!! nem sabes o que estas a dizer... vai aprender com quem sabe e depois fala!! mas fala bem!!!
 
Back
Top