Renault Clio 98 1.9D - circuito de pre aquecimento

Boa tarde a todos

O problema não é em nenhum vag, mas sim num Renault, mas pode ser que me consigam ajudar!
Tenho uma clio 1.9D manager de 98 em que ando farto de dar voltas ao circuito de pre aquecimento!
Depois de muitas voltas dar e ter trocado de velas á 10 mil klm, ultimamente andava a custar a pegar, vou a ver e as velas no casco outra vez!
Comprei 4 novas, troquei as e toca a testar tudo direitinho!
Dois problemas detectados:

1º A luz da resistencia do quadrante apaga cedo de mais, pois so acende 4 segundos e o auta data, manda as velas aquecer durante 8 segundos, mas não é o pior

2º depois de passarem os ditos 8 segundos, o circuito desliga e deixa de chegar ás velas os 12V, mas logo de seguida a por o motor a trabalhar os
12V voltam e ficam sempre nas velas, o que as aquece sempre acabando por as queimar em pouco tempo!

Solução?

existe lá uma caixinha, de onde saiem os 4 fios que vão ás velas
será esta dita caixinha?

alguem tem conhecimentos do funcionamento deste circuito?

obrigado
 
a luz da resitencia apagar aos 4 segundos, apesar da corrente ir pra velas durante 8 segundos, é perfeitamente normal...
pois a luz apaga uns segundos antes de modo a k o conductor dé á chave ainda com as velas em encadescencia apagando depois....
ou seja até aki ta td bem...
kuando á corrente n parar de chegar nas velas.... é ai k tá avaria... pois a velas se não desligarem provoca ao auto detonação das msm...
a solucção é a troca do relé temporizador dar velas... pois é neste k reside a avaria...
[[]]
 
eu tb deduzi isso, pois as velas assim duraram pouco tempo
agora o problema é resolver o mesmo
pois no autodata não consigo chegar a nenhuma conclusao
não sei se o pro blema estará na dita caixinha
 
o problema está no relé!
o sistema deve ter dois, um relé de carga (deve ser 50A) e um temporizador.... a avaria está no rele temporizador!
pelo k me pareceu no autodata o relé temporizador é o modulo de controlo do motor (A35)...
de kualker maneira testa com um busca-pólos auto, vendo se a corrente k chega ao rele de carga (k22) na entrada C1, só dura o tempo de akecimento... se após uns segundos de motor a trabalhar, continuar a chegar corrente ao C1 do K22 a varia está no modulo de controlo do motor, se não, a avaria está no rele K22...
[[]]
xxx.jpg
 
Last edited:
fonix, no meu não consegui encontrar isso

o problema é que a caixa que controla isso, centralina se assim se pode dizer, para além de não ter grande acesso, parece ser vulcanizada
 
ok
´solução simples e economica....
um relé temporizado pra 12V dc
enterrompes o fio k liga a C1, e montas lá esse relé, de forma a k este recebe o sinal da centralina, atraque por 8segundos, desatraque, e fique em espera até novo sinal...:rolleyes:
o meu ibiza está a assim... e o relé principal k custava cento e mts €... e ficou reparado com meia duzia de centimos:rolleyes:
 
sim, eu ja ando a pensar fazer um circuito com um ne555 e um rele!
esse esquema será que não é da clio ja o modelo a seguir á minha, esta é uma manager das ultimas mesmo
depois saiu o modelo a segir de 98 pa frente
 
epá
eu fui ver ao autodata pelos dados k tu aki tinhas do carro...
há 2 modelos dakele ano com motor 1.9 D no clio II
e há 7 modelos do 1.9D clio I...
da-me melhor os dados do teu carro
clio I ou II?
cv´s?
bomba lucas, bosh ou rotodiesel?
codigo do motor? F8Q _ _ _
 
pois, a minha versão ainda não tem centralina:)
bomba lucas

eu amanha confirmo isto tudo:)

brigadao
 
Back
Top