Relanti a frio, mais baixo que a quente?? 1.9D

Boas pessoal...

Precisava de uma ajudinha vossa... é que o meu 1.9D a frio tem a rotação mais baixa a frio do que a quente... o que provoca uma vibração excessiva a frio, que parece que vou ficar com o tablier no colo. E não me parece muito normal... porque, pelo menos nos gasolineiros, o relanti a frio é sempre mais alto, do que a quente... por razões obvias.
Alguém me podia ajudar com isto? Onde é que posso mexer para ajustar isto, ou uma oficina aqui pela margem sul que me possa ver isto?

Cumprimentos, fiquem bem :D
 
por detrás do regulador do acelerador da bomba injectora (parte traseira da bomba), tens lá 2 parafusos de regulação +/- juntos. olhando de frente para o carro, o do lado esquerdo é do relantim a frio e do lado direito é do relantim a quente. se tiveres dúvidas, tira uma foto com vista de cima da tua bomba injectora que te assinalo os parafusos. além destes dois, tens também mais um parafuso específico para afinar ainda mais o relantim a quente que é o parafuso contrário ao do curso do acelerador. depois destes 3 parafusos, tens o parafuso do débito da bomba, que ao aumentares o débito aumenta o relantim, logo sempre que se mexe no débito tem-se de afinar o relantim.
cumps
 
Olá professor... muito obrigado pela explicação. Entendi bem o que escreveste, é uns parafusos com umas molas, certo? A ver se afino isso no fds :) ...outra dúvida! Perto desses parafusos tem cabo de aço, parecido com o do acelerador, para que serve isso? Vejo que vai para dentro do habitaculo, e lá dentro tenho aquele botão com o N... como se de um carro a carburador se tratásse, no entanto já tentei puxar pelo tal N, e aquilo não faz nd... nem se mexe! Não puxei mais, tive medo de partir aquilo...
E já agora outra pergunta... qual a rpm recomendada a frio e a quente?

Cumprimentos, e obrigado :D
 
Last edited:
dependendo da afinação que se dá a esses parafusos, o cabo poderá não funcionar correctamente. na verdade, com os sintomas que tens, parece-me que tens débito a menos na bomba. se fosse comigo, antes de afinar o relantim, aumentava um pouco o débito até ficar com o relantim a frio bom e só depois apenas afinava o relantim a quente. às vezes o querer poupar ainda mais em gasóleo nestes motores leva a um desgaste prematuro dos apoios de motor, que já por si mesmo não são muito resistentes, e o pouco dinheiro que se poupou em gasóleo vai-se gastar a trocar os apoios de motor. a rpm recomendada (tanto a frio como a quente) é:
- para motores sem a/c, entre 850rpm e 900rpm;
- para motores com a/c, entre 900rpm e 950rpm.
o meu 1.9D não tem a/c, anda sempre nas 1050rpm ao relantim já há muito tempo...
 
dependendo da afinação que se dá a esses parafusos, o cabo poderá não funcionar correctamente. na verdade, com os sintomas que tens, parece-me que tens débito a menos na bomba. se fosse comigo, antes de afinar o relantim, aumentava um pouco o débito até ficar com o relantim a frio bom e só depois apenas afinava o relantim a quente. às vezes o querer poupar ainda mais em gasóleo nestes motores leva a um desgaste prematuro dos apoios de motor, que já por si mesmo não são muito resistentes, e o pouco dinheiro que se poupou em gasóleo vai-se gastar a trocar os apoios de motor. a rpm recomendada (tanto a frio como a quente) é:
- para motores sem a/c, entre 850rpm e 900rpm;
- para motores com a/c, entre 900rpm e 950rpm.
o meu 1.9D não tem a/c, anda sempre nas 1050rpm ao relantim já há muito tempo...

A minha a frio anda há volta das 800rpm mas a quente é sempre nas 1050rpm
 
dependendo da afinação que se dá a esses parafusos, o cabo poderá não funcionar correctamente. na verdade, com os sintomas que tens, parece-me que tens débito a menos na bomba. se fosse comigo, antes de afinar o relantim, aumentava um pouco o débito até ficar com o relantim a frio bom e só depois apenas afinava o relantim a quente. às vezes o querer poupar ainda mais em gasóleo nestes motores leva a um desgaste prematuro dos apoios de motor, que já por si mesmo não são muito resistentes, e o pouco dinheiro que se poupou em gasóleo vai-se gastar a trocar os apoios de motor. a rpm recomendada (tanto a frio como a quente) é:
- para motores sem a/c, entre 850rpm e 900rpm;
- para motores com a/c, entre 900rpm e 950rpm.
o meu 1.9D não tem a/c, anda sempre nas 1050rpm ao relantim já há muito tempo...

Agora complicou um bocado... dizes que secalhar tenho é pouco débito?
Vou dar mais alguma info... então é assim, de manhã, com o carro bem frio, quando meto a trabalhar, se nao o acelero um bocado, fica para ali numas 600/700rpm, e o carro trepida que é uma coisa doida, mas pronto, lá o acelero... ali pelas 1100/1200 e ele lá se aguenta bem. Depois a quente anda pelas 1000/1050rpm. Achas que lhe tiraram débito, é? Como é que se sabe se está com mais ou menos débito? Tem alguma marcação, ou existe forma de ver isso?
Secalhar o melhor é ir a alguma oficina que me afine isto assim num instante... alguém conheçe aqui pela margem sul?

Cumprimentos, e mais uma vez, obrigado :)
 
a afinação do relantim dessa bomba injectora é bastante fácil, os parafusos a mexer em cada afinação depende do que já foi mexido porque há várias formas de afinar o mesmo relantim. no teu caso, e como tens uma afinação correcta para o relantim a quente, experimenta ajustar o relantim a frio no batente do acelerador e depois caso seja necessário vais corrigindo no parafuso do relantim a quente.
na verdade anda aí pelo forum uma legenda da bomba injectora 1.9D já um pouco antiga, mas não encontro a mesma...
cumps

edit: afinal encontrei o tópico com a legenda da bomba injectora, vê aqui o post nº65 que de certeza retira-te todas as dúvidas:
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/12134-Legenda-da-bomba-do-1-9D/page3
a partir daqui é testar com um pouco de paciencia. quando apanhares o jeito até o fazes de olhos fechados :rir:
cumps
 
Last edited:
a afinação do relantim dessa bomba injectora é bastante fácil, os parafusos a mexer em cada afinação depende do que já foi mexido porque há várias formas de afinar o mesmo relantim. no teu caso, e como tens uma afinação correcta para o relantim a quente, experimenta ajustar o relantim a frio no batente do acelerador e depois caso seja necessário vais corrigindo no parafuso do relantim a quente.
na verdade anda aí pelo forum uma legenda da bomba injectora 1.9D já um pouco antiga, mas não encontro a mesma...
cumps

edit: afinal encontrei o tópico com a legenda da bomba injectora, vê aqui o post nº65 que de certeza retira-te todas as dúvidas:
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/12134-Legenda-da-bomba-do-1-9D/page3
a partir daqui é testar com um pouco de paciencia. quando apanhares o jeito até o fazes de olhos fechados :rir:
cumps

Obrigado por tudo professor, já estou a dissecar o tópico da bomba, a ver se no fds dou uma afinação naquilo...
Outra dúvida... o ponteiro da temperatura no meu 1.9D está sp a oscilar entre o 2 e 3 traço(meio), é normal? É que tenho ideia que os motores VAG, costumam chegar ali a meio, e fica o ponteiro parado.
Outra que me lembrei agora, a luz do óleo é normal piscar antes de dar à chave e meter o motor a trabalhar? Ela depois apaga... mas como nc tive um carro a fazer isto, estranhei.
 
Last edited:
Obrigado por tudo professor, já estou a dissecar o tópico da bomba, a ver se no fds dou uma afinação naquilo...
Outra dúvida... o ponteiro da temperatura no meu 1.9D está sp a oscilar entre o 2 e 3 traço(meio), é normal? É que tenho ideia que os motores VAG, costumam chegar ali a meio, e fica o ponteiro parado.
Outra que me lembrei agora, a luz do óleo é normal piscar antes de dar à chave e meter o motor a trabalhar? Ela depois apaga... mas como nc tive um carro a fazer isto, estranhei.
a tua bomba é ligeiramente diferente da do tópico da legenda das bomba injectora do 1.9D, na medida em que a tua bomba não tem a valvula de arranque a frio. se dizes que ao puxares o botão com o N não faz nada, até pode ter ficado preso e isso desregula as rotações todas. esse teu arranque a frio mecânico, quando se puxa o botão do N, ele vai para cima fazendo as rotações subirem, e quando se empurra o N o arranque a frio mecânico da bomba vai para baixo, estabilizando as rotações. antes de qualquer afinação ao relantim deverás testar se o arranque a frio mecânico está a funcionar correctamente, e para isso sem ligar o motor, puxas o N e vês a peça atrás da bomba, depois empurras o N e ves a peça atrás da bomba. se estiver na mesma então terás um problema no cabo. nesse caso podes afinar na mesma o relantim da bomba e, para tal, antes de qualquer afinação, deverás empurrar essa peça do arranque a frio para baixo com vista a por as rotações normais.
ponteiro da temperatura a oscilar entre o 2º e 3º traço, ou não tem termostato ou então o termostato destemperou na posição aberto. isso faz com que a circulação da água seja continua e, consequentemente, baixe a temperatura da água no sistema. a meu ver isso nunca é benéfico, pois a água nunca aquece à temperatura normal de funcionamento e pode provocar um desgaste mais rápido de algumas peças do motor. resolução é comprares um termostato novo e montá-lo. se não souberes fazer, qualquer mecânico te faz isso (penso eu). se não conheceres mecânico de confiança na margem sul ou se não te fornecerem o contacto de algum e estiveres interessado num mecânico de confiança em Lisboa, eu conheço, basta enviares pm que te dou contacto.
Luz do óleo é normal piscar antes de dar à chave e meter o motor a trabalhar a frio... vê o nível do óleo, se tiver bom nem stresses com isso.
cumps
 
Eu vou ver se tiro uma foto da minha bomba injetora. É que o tal N, está lá, mas aquilo n faz nada, acho eu... pelo menos, já puxei e nada, aquilo n vem. No domingo já devo dar um jeito na bomba...
A temperatura, é suposto subir, e o ponteiro depois ficar sempre parado a meio? Já tive um Polo 1.0, e era assim que funcionava... se no Ibiza também é suposto ser assim, devo ter entao o termoestato avariado.
Em relação ao sistema de arrefecimento, existe alguma purga, quando se coloca liquido novo... ou o sistema purga-se sozinho? É que n encontrei por lá pipos para purgar.

Obrigado mais uma vez por tudo, professor

P.S. - Acho que vi um video teu no youtube, o teu D é matricula GM? Isso tem turbo, né? É que arranca com uma genica...
 
a temperatura é para subir até ao meio e ficar parado lá como no polo 1.0.
para purgar é fácil. pões o anticongelante até chegar acima de tudo no vaso de expansão e fechas a tampa. depois ligas o motor e a sofagem no quente. deixas a ventoinha do radiador disparar 2 vezes e desligas o motor. deixas arrefecer e atestas o anticongelante no vaso de expansão. durante uns dias vais controlando o nível de anticongelante até regularizar.
sim, o meu D é matricula GM, não tem turbo e disponibilizo-me sempre para provar isso sempre que entro numa prova de aceleração na categoria dos diesel atmosféricos. turbos é para meninos:rir:
cumps
 
Pronto... então tenho mesmo de ir ver do termostato. Eu até mudava aquilo, mas já li por aqui que está num sitio tramado para andar a mexer sem um elevador.
Não estava a duvidar de que fosse um "simples" D, apenas fiquei admirado e "questionei", porque o teu D tá com um andamento muito bom... muito mesmo :D
Quanto a andamento... estive a ver onde o meu D vai buscar o ar para o filtro, e sinceramente, não me parece que a maneira como aquilo está concebido, consiga fornecer grande quantidade de ar ao motor... como tens no teu?
Mais uma vez, origado pelos esclarecimentos.

Cumprimentos
 
também não me parece que a forma de concepção original da forma como apanha ar para o motor seja das melhores para rendimento, mas talvez seja das melhores para consumos. no meu caso, tenho uma puxada de ar até à caixa do filtro de ar, a partir da tampa do farol de nevoeiro direito (não tenho faróis de nevoeiro).
cumps
 
Pois, é capaz de ser assim para melhorar os consumos. A ver se consigo arranjar uma maneira de melhorar aquilo, é que eu tenho os farois de nevoeiro... :|
Quanto ao relanti, hoje finalmente lá andei a mexer naquilo... desapertei a contraporca do parafuso de afinação do relanti a frio... e rapidamente entendi que era necessario desapertar... fui experimentando e pondo o carro a trabalhar, para ver como se portava... até que o parafuso já estava todo desencostado, e aquilo nao tinha melhorado como queria, ainda estava muito baixa a rotação a frio. Lá investiguei um bocado e estava lá outro parafuso com umas molas, e fui apertando-o, até que a chapa encostou novamente no parafuso de afinação. E ficou bem melhor, já fica nas 1000rpm a frio... vamos ver amanha como se porta. Espero que nao tenha alterado o relanti a quente... mas depois ajusto o que fôr preciso.
Quanto ao termostato... se o mesmo está realmente avariado na posição aberta... não seria suposto a água no tubo inferior do radiador/termostato, ir também aquecendo à medida que o carro aquece? É que nao acontece isso... esse tubo inferior, é o ultimo a ficar quente... secalhar vou mudar a valvula da temperatura primeiro.

Obrigado por tudo professor :)

Cumprimentos
 
Back
Top