Refrigeração de IC...

Boa Tarde não se já existe por ai alguém a fazê-lo, mas era bem pensado.
O LN2 (azoto liquido) é utilizado por entusiastas do hardware de computadores que fazem container's para varios componentes de hardware:

SR2_1.jpg
.

Como já vi em muitos projectos pessoal a fazer tubagens para agua (H2O) com os "mijas" para o IC, e se em vez de meter agua metêssemos o Azoto Liquido?

fica aqui o exemplo do que falo(acho que é cá do fórum): http://www.youtube.com/watch?v=fcTe7arkTFo

http://www.norhof.com/

Existem bombas (http://www.norhof.com/) o recipiente e restantes componentes(tubos e "mijas") é que convém aguentarem as temperaturas de -196ºC.(http://jocooking.typepad.com/jocooking/2007/05/azoto_lquido.html), que como sabem queimam plástico se ficarem durante algum tempo no mesmo.

Falta algum trabalho de pesquisa mas nada que o pessoal do OverClocking não me dê uns conselhos.

Cumprimentos
 
para dentro do motor certo? para o IC também? se sim gostava que me mostrasses para eu tirar umas ideias ;)

Edit: atenção que estou a falar de azoto liquido(LN2) e não de (N2O) que é protóxido de azoto (nitro)
 
Last edited:
santosSX os esguichos de àgua arrefecem mas a àgua vai para o chão.. nesse caso ias ter de soldar as passagens do azoto ao proprio IC, não sei até que ponto tem sequer hipótese de fazer uma solda exequível num ic normal.. provavelmente ter-se-ia de arranjar um ic tubular em vez de favos.. penso que a brincadeira não ia ficar nada em conta.. a agua no ic já funciona mesmo muito bem, e não sei até que ponto isto poderia acontecer mas se calhas de arrefecer demais o ar e entrar a negativo e congelares o gasóleo.. a coisa pode correr mal..
 
Obrigado pela resposta Valter.VX e realmente se calhar eram temperaturas muito baixas.

Mas também podemos controlar a dosagem que queremos enviar com a bomba, e acho que um simples container soldado ao ic chegava e sobrava para fazer um excelente arrefecimento.

Também não estava a pensar nisto para dia-a-dia estava mais a pensar no caso de o carro para track day ou mesmo de drag.

Cumprimentos

P.S: atenção que pouco ou nada sei de mecânica ;)
 
Com essas temperaturas negativas até o ic corre o risco de "partir".como já aconteceu em alguns casos acho eu.
 
Claro amigo.. eu também não percebo nada de mecânica, mas tens de olhas para um ic, não tens onde soldar percebes? como os ICs são feitos para serem arrefecidos a ar a superfície são como as dos dissipadores dos pcs, em "laminas", neste caso, favos, para uma maior área de contacto com o ar para melhor dissipação do calor. Como na tua imagem, para meteres um sistema de azoto no pc tens canais para os componentes e retiras os dissipadores. Basicamente o ic é só dissipadores.. além dum estudo grande e muito teste para a questão da temperatura tem um bicho maior no que diz respeito à forma do ic.. teria de ser desenhado e feito ic em tubo de maneira a teres superfície suficiente para solda e passagem de azoto em quantidade suficiente. Não esquecer que num tubular ias ter muuuito menos area de contacto com o ar de dentro. Mas sem dúvida que o conceito é interessante e, com um bom investimento, testes com sucesso e posterior registo da patente (caso já não exista) possa dar algum bom € no futuro para uso em competição..
 
Exactamente no inovar é que está o ganho de tudo e se não questionar e trocar ideias, nunca se aprende nada :D

Mas obrigado pelas respostas e sou proprietário de um clio dCi nem IC tem. (Mas fã do grupo VAG)

E que venha dai mais pessoal debater este assunto e de certeza que já alguém teve está ideia.

Cumps
 
isso não me parece muito viável.. ou fazes um ic só para funcionar com o azoto ou então não sei.
 
Udo WC no PC e sinceramente já vi uns gajos a espetar gelo seco para o IC, salvo erro num Honda....mas acho que o ganho face aos riscos/ganhos não compensam num carro...
 
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