reduzir tamanho da caixa do woofer

http://img694.imageshack.us/img694/927/20090430463.jpg


na minha primeira pagina do meu projecto, tenho a foto do meu woofer, e uma das questões que sempre fiquei foi que se é possível cortar a caixa do woofer aos lados tal como esta por cima e por baixo(já que por cima e por baixo já esta com apenas uns 2 cms de espaço)... e na profundidade também...
pois era proveniente de um golf 4, e acho que me ocupa muito a bagageira...
vai "estragar" muito o som??.. não me interessa o volume.. apenas a qualidade...
depois e só colocar alcatifa para estofar, ou devo aplicar outro material na madeira antes??
obg
 
nao e assim muito grande, a minha da duas dessas mas tbm sao 2 sub´s, o ideal e cortares a lateral e por dentro forrares a esponja que ha para isso e as juntas bem seladas. eu quando fiz a minha quando ainda estava desmontada nas juntas meti silicone para madeira e aparafusada com parafusos para madeira. e depois quando estva sem sub´s por dentros nas juntas fiz um fio de silicone para isolar a 100% e pos esponja. sao 2 sony com ampli mac audio e aquilo ate me abana o cerebro :D
 
nao e assim muito grande, a minha da duas dessas mas tbm sao 2 sub´s, o ideal e cortares a lateral e por dentro forrares a esponja que ha para isso e as juntas bem seladas. eu quando fiz a minha quando ainda estava desmontada nas juntas meti silicone para madeira e aparafusada com parafusos para madeira. e depois quando estva sem sub´s por dentros nas juntas fiz um fio de silicone para isolar a 100% e pos esponja. sao 2 sony com ampli mac audio e aquilo ate me abana o cerebro :D

essas esponjas, onde posso arranjar??
 
onde arranjei foi aqui perto da minha zona, mas o user almaraz arranjou e usou no golf mk2 dele para isolar o som, porque o pessoal usa isso por norma nas caixas de sub´s



isso e barato, o mais dificil e arranjar porque eu para a minha caixa foi pouco mais de 7euros
 
podes sempre usar esponja que faz o mesmo, esponja tipo 3cm... eu tinha um sony xplod que trazia de origem
 
Amigo porque nao arranjas antes um tubo redondo? nao comprometes a litragem da caixa e consegue encostar melhor o sub ao banco traseiro e ja nao te ocupa tanto espaço como uma caixa quadrada.
 
vou colocar aqui as medidas do meu woofer.. e as medidas que quero colocar..

o woofer tem 28cm de diâmetro(com a aba que aparafusa já fica com 30.5 cms)
largura total da caixa é 52.5cms
profundidade da parte superior é 19.5 cms
profundidade da parte inferior é 29.5 cms
distancia entre o woofer (que esta centrado) e as laterais é cerca de 11 cms...
a altura tem 35.5cms


eu queria tirar cerca de 5/6 cms das laterais e 1/2 cms de profundidade (na altura não da pra mexer)

ficava com uma caixa de 40/42cm de largura e profundidade com 18 cms em cima e 28 em baixo +/-..

acho que não ficava mal... o que me dizem.??
 
um tubo com a largura do woofer?? só me ocorre um tubo de pvc (esgoto)???
Exactamente isso amigo, ha uns que tem as paredes mais espessas e fazem uma boa caixa, o meu irmao tem uma dessas e o som ta porreiro, mas ele meteu um daqueles cones para o som sair pelo fundo do sub.

https://www.google.pt/search?newwin....co.uk%2Fbhp%2Fpowered-sub-woofer-car;225;204

o amigo deve tar a falar disso. a meu ver e inestetico , tens melhores soluçoes. se tiveres jeito fazes tu bem uma caixa a medida do carro para ocupar o espaço pretendido e ficar bem com a mala
Amigo sim esteticamente nao fica tao bem, mas sai mais barato e nem todos tem ferramentas para trabalhar a madeira, tudo bem que podes pedir a um carpinteiro para te cortar o material ou ate mesmo para montar a caixa, mas se calhar fica bastante caro, eu falo por mim que sou carpinteiro e nao fazia uma caixa dessas (tamanho medio) em MDF 16mm, pregada e colada, e buraco para o sub aberto por menos de 40€ e depois ainda te faltam fazer as juntas por dentro, forrar e montar tudo, fica bem mas tambem nao fica uma caixa barata, enquanto que tubo custa 3 ou 4 euros no maximo, mais 2 rodas de madeira que custem 5 euros e a seguir é colar e forrar, fica uma caixa bem economica.... agora é opçao de quem tem interesse :)
 
Exactamente isso amigo, ha uns que tem as paredes mais espessas e fazem uma boa caixa, o meu irmao tem uma dessas e o som ta porreiro, mas ele meteu um daqueles cones para o som sair pelo fundo do sub.


Amigo sim esteticamente nao fica tao bem, mas sai mais barato e nem todos tem ferramentas para trabalhar a madeira, tudo bem que podes pedir a um carpinteiro para te cortar o material ou ate mesmo para montar a caixa, mas se calhar fica bastante caro, eu falo por mim que sou carpinteiro e nao fazia uma caixa dessas (tamanho medio) em MDF 16mm, pregada e colada, e buraco para o sub aberto por menos de 40€ e depois ainda te faltam fazer as juntas por dentro, forrar e montar tudo, fica bem mas tambem nao fica uma caixa barata, enquanto que tubo custa 3 ou 4 euros no maximo, mais 2 rodas de madeira que custem 5 euros e a seguir é colar e forrar, fica uma caixa bem economica.... agora é opçao de quem tem interesse :)


trabalhar em carpintaria n é o problema.. visto já ter a caixa.. se é so reduzir, e basicamente desmontar, cortar e voltar a montar.. só tenho e k voltar a estofar.. o que não será problema... e assim mantenho os custos reduzidos...
 
Sim amigo, ate pode ser assim simples, mas e se a caixa estiver colada e pregada e ao desmontares a partires?
De qualquer das maneiras eu arriscava a tentar desmonta-la, mas se ela estiver bem colada é quase pela certeza que te vai partir, entao se estiver feita em aglomerado (placa de restinhos de madeira) como muitas que se compram por ai podes esquecer...
 
Sim amigo, ate pode ser assim simples, mas e se a caixa estiver colada e pregada e ao desmontares a partires?
De qualquer das maneiras eu arriscava a tentar desmonta-la, mas se ela estiver bem colada é quase pela certeza que te vai partir, entao se estiver feita em aglomerado (placa de restinhos de madeira) como muitas que se compram por ai podes esquecer...

vai ser tentativa e erro...
a ver vamos...
 
Pois amigo, eu nao diria tentativa, diria mais erro pela certeza, é apenas um conselho

obrigado pelas opiniões...
hoje já desmontei tudo, lixei, limpei..etc etc... amanha se tiver tempo já penso k consigo terminar... ou pelo menos deixar pronto a estofar novamente :) ate o estofamento antigo, com calma consegui tirar aos poucos e penso k nem o rasguei..lol..
as coisas feitas com calma e muitaaaa paciência, tudo se consegue... espero eu..lol
 
Boas,

Se a caixa é original do sub ( na da para ver se é ventilada ou não) bastava fazer os calculos para saber de quantos litros era....cubicavas uma outra caixa com a mesma litragem e podias lhe dar uma forma que mais se adaptasse as tuas nececidades! No meu caso fiz uma caixa para o canto e inverti o sub...ou seja o cu do sub está para fora...assim reduzi o tamanho da caixa! Mas no meu caso é selada e tem 28L!
 
a minha caixa e selada... reduzi apenas na largura.. posicionei melhor o amplificador de modo a encostar melhor ao banco..
no final das contas não acho que tenha perdido som em demasia.. e aproveito muito mais o espaço da bagageira, tendo em conta ter bancos atras..
alem disso, o objetivo e apenas melhorar um pouco o som.. a estética e o espaço de bagagem...
fiquei contente com o resultado :)
 
Back
Top