radiador de gasóleo não interessa muito em motores tdi de bomba bosch vp, sendo até prejudicial a nível de prestações em motores idi de bomba bosch ve.
quanto ao radiador de óleo, a meu ver com as temperaturas amenas de portugal, punha bolacha sem termostato e um manómetro de temperatura de óleo para controlar. A principal função do termostato é fazer o óleo aquecer mais rapidamente. Esta questão de com e sem termostato não tem apenas uma resposta, pois há vantagens e desvantagens em ambos os casos.
Vantagem da bolacha com termostato:
- óleo aquece mais rápido, logo há uma disponibilidade de calcar no acelerador mais rápida.
Desvantagens da bolacha com termostato:
- quando a temperatura do óleo chega aos 90ºC, o termostato abre e a temperatura do óleo baixa significativamente (entre 10ºC e 20ºC dependendo da temperatura do óleo dentro do termostato), podendo fazer com que haja variações bruscas na temperatura do óleo em dias mais frios, e isso é prejudicial;
- termostato é uma peça sujeita a destemperos e consequentemente a avaria da mesma.
Vantagem da bolacha sem termostato:
- não existem variações bruscas de temperatura do óleo ao abrir o circuito.
Desvantagem da bolacha sem termostato:
- o óleo demora mais a aquecer, principalmente no inverno, o que faz com que não se possa calcar o acelerador tão rapidamente, com risco de desgaste prematuro de peças do motor caso se acelere a uma temperatura baixa do óleo no motor.
cumps