Radiador de oleo com ou sem termostato

Boas,
montei um radiador de oleo, mesmo a andar a puxar pelo bicho a tempratura nao passa dos 80º, 85º no maximo. a andar normal, fica-se pelos 70 e pouco.
o teste foi feito hoje as condiçoes atmosferias contribuem para ke o oleo nao aqueça com a chuva!

a minha pergunta é simples, que consequencias acarreta andar assim?

pelo que li com termostato faz com que as impurezas do oleo fiquem no radiador pois o oleo só la circula de vez em quando.
sem, esta sempre a funcionar mas se o oleo nao chega a temp dos 90º!!!!
 
Last edited:
que tamanho é p teu radiador!de 16 linhas?e qual é o carro!6k,6k2ou 6l,as tempretauras que mostras pareçem normais em andamentos normais tb ando pelos 70 e a carregra chega aos 90,nunca passou disso,de inverno é um pouco chato ate o carro aquecer mas de verao vais perceber que essas diferenças de temperaturas ja nao vao ser as mesmas
 
Sim é um de 16 linhas e está montado num 6k2.
optei por nao montar a bolacha, pois ja tive relatos de moteres irem a vida, optei por montar o radiador entre tubo( tubos novos de malha de aço), que vai lubrificar o turbo.

tb nao tens termostato? e andas assim a quanto tempo.
 
Last edited:
Sim é um de 16 linhas e está montado num 6k2.
optei por nao montar a bolacha, pois ja tive relatos de moteres irem a vida, optei por montar o radiador entre tubo( tubos novos de manha de aço), que vai lubrificar o turbo.

tb nao tens termostato? e andas assim a quanto tempo.


my friend tb nao tenho termostato ao prencipio arrependi-me de colocar o radiador pq ia deitando o motor,uma tubagem tava mal cravada e foi o oleo todo á vida,a sorte é que tinha acabado de parar no acaçio senao era mais um para contar uma historia mas tirando isso as temperaturas sao abismais no verao,isto com carga,o tempo ja nao me lembro bem para ser sincero acho que um ano
 
O grupo vag recomenda o oleo 505.01 e para ele diz k a temperatura de funcionamento deve ser de 85º, senao estou em erro!! K é para uma lubrificação correctamente a todos os pontos do motor!!
Com uma bolacha com termostato consegues andar sempre com a temperatura k é aconselhavel, enquanto k com bolacha sem termostato nao consegues estar nessa temperatura sempre!!

Abraço

;)
 
O grupo vag recomenda o oleo 505.01 e para ele diz k a temperatura de funcionamento deve ser de 85º, senao estou em erro!! K é para uma lubrificação correctamente a todos os pontos do motor!!
Com uma bolacha com termostato consegues andar sempre com a temperatura k é aconselhavel, enquanto k com bolacha sem termostato nao consegues estar nessa temperatura sempre!!

Abraço

;)

isso são balelas:clap::clap:
ando assim a 3 anos e tenho mais de 250cv;)

Cump
 
Ehe quanto aos 250cvs n sei mas tb ando sem termoestato há uns tempos, na altura que montei queria c termoestato mas tive relatos de motores lixados por causa disso, n sei realmente se n seria melhor andar c termoestato mas sendo mais uma coisa pa avariar é melhor deixar tar como tá.

Cumpts
 
Depende do Óleo.

Há Oleos que cumprem a norma que têm um indice térmico diferente de outros. Alguns conseguem ter um indice de lubrificação recomendado mais cedo outros que só chegam ao "ideal" de lubrificação mais tarde. Uns que aguentam até X com o indice de lubrificação correcto, outros que aguentam mais ou menos.

Eu nunca cheguei a meter no 6L porque como estava, demorava +- 10/12km a levar-me o Oleo aos 81,82º... imagino com radiador!

Abraço!
 
Estão a qui a tentar dizer que o termoestato arreia Motores?
Só tenho uma pergunta:
O que???????????????????????????????????????????????????????
 
Estão a qui a tentar dizer que o termoestato arreia Motores?
Só tenho uma pergunta:
O que???????????????????????????????????????????????????????

Quando deixa de funcionar, pode arrear.

Se prender aberto, ficas sem termoestato, se prender fechado pode fazer fexar o circuito do oleo num dos lados.

Cumpts
 
Boas,
montei um radiador de oleo, mesmo a andar a puxar pelo bicho a tempratura nao passa dos 80º, 85º no maximo. a andar normal, fica-se pelos 70 e pouco.
o teste foi feito hoje as condiçoes atmosferias contribuem para ke o oleo nao aqueça com a chuva!

a minha pergunta é simples, que consequencias acarreta andar assim?

pelo que li com termostato faz com que as impurezas do oleo fiquem no radiador pois o oleo só la circula de vez em quando.
sem, esta sempre a funcionar mas se o oleo nao chega a temp dos 90º!!!!

Aconcelho-te a montares o radiador de oleo com uma bolacha com termostato, pois como já alguem aqui referiu isso só te vai ajudar a ter sempre o oleo +/- à temp aconcelhada. Ou seja o oleo que se encontra no rad. só e utilizado quando realmente o seu "trabalho é necessario". Outro factor positivo do termostato é de nao teres o "transtorno" de o oleo demorar mais um bom bocado a chegar as temp aceitaveis, ou seja, ideal para a conduçao de dia-dia.
Quanto as linhas e afins, deixem-se disso porque o que interessa é a litragem do rad. por ex. o meu é de 10 linhas de 235mm capacidade de 0,20L enquanto um 16 linhas 115mm tem 0,19L :ideia: têm os 2 litragens identicas mas no meu caso o 10linhas era a melhor opcao devido ao local em que o consigo aplicar, ou seja, não vale a pena ter um permutador de calor enorme quando a área arrefecida é de apenas 1/3 :ideia:

Penso que encontraras o que precisas aqui por ex:

http://lugo.pt/indice.htm

cumpr ;)
 
Quando deixa de funcionar, pode arrear.

Se prender aberto, ficas sem termoestato, se prender fechado pode fazer fexar o circuito do oleo num dos lados.

Cumpts
Ou seja só em caso de Avaria é que este pode ser "perigoso"???
Funcionando normalmente tras, bem mais vantagens que o Normal, certo?
 
Amigo o termostato esta um pouco aberto senao como é k passava o oleo vindo do parafuso central e depois consequentemente para a balacha e o dito radiador!!
Está sempre um pouco aberto, ora quando a temperatura sobe deixa passar mais oleo(abre mais)!!

Abraço

;)
 
Back
Top