quero instalar um intercooler

boas pessoal, n sei se este será o sitio mais correcto pra colocar este post mas o assunto é o seguinte:
tenho um ibiza td 75cv de 97 e ja tenho lido k o melhor que se pode fazer pra melhorar o rendimento deste modelo é colocar um intercooler.. gostava de saber se há por aki alguem que me possa esclarecer sobre isto e quem sabe me ajude a instalar o dito intercooler.. um abraço pra tds.. fico á espera da vossa ajuda ;)
 
Last edited:
Boas, dez de ja obrigado golfdreamer pelo auxilio.. a questao que eu tenho a colocar visto que os meus conhecimentos de mecanica n sao assim tao vastos é a seguinte: na pratica quais sao os pros e contras de um ic? aumenta me a cavalagem? e a nivel da montagem é uma coisa k se pode fazer em casa ou terei de recorrer a um mecanico profissional?
 
IbizaNinja disse:
Boas, dez de ja obrigado golfdreamer pelo auxilio.. a questao que eu tenho a colocar visto que os meus conhecimentos de mecanica n sao assim tao vastos é a seguinte: na pratica quais sao os pros e contras de um ic? aumenta me a cavalagem? e a nivel da montagem é uma coisa k se pode fazer em casa ou terei de recorrer a um mecanico profissional?

Boas.

Epa pros, tens em todo o lado:

O que o IC faz é arrefecer-te o ar (pois o ar frio é mais denso que o quente).
O que quer isto dizer, que com menos ar, teras uma mistura mais rica, daí uma alteraçao do rendimento... podes ganhar pra í mais uns 10 cavalitos com esse motor.

Contras nao vejo nenhum.

A nivel de montagem, epa aconselharia-te um mecanico ;P

Abraço
 
Boas...

tudo depende de que intercooler tiveres....

o que um intercooler faz é arrefecer o ar ja que um turbo ao rodar auqece imenso o ar sai de la bastante quente ao arrefecer isto faz com que os atomos de oxigenio fiquem mais quenos ou seja consegues injectar mais ar para o motor.
quanto mais ar puseres no motor mais gasoleo podes colocar ou seja mais potencia. agor atudo isto depende do intercooler que puseres... é que ao trocares um intercooler por um maior também vais fazer com que a area prcorrida pelo ar desde o turbo até ao colector de admiçao seja maior ou seja pudera diminuir a resposta do motor.

quando se coloca um intercooler o ideal é a area do ic ser o maior possivel para ter um arrefecimento mais efeciente no entanto convem nao ter muito volume(ou seja muita profunidade) ja que vai aumentar o lag. relativamente às tubagens tyambém nao convem serem longas quanto mais curtas melhor.

quanto a aumentos de potencia nao sei em que ordem fica.

outra das funções que nao sei se influencia é ao arrefecimento da temperatura do motor. nao sei se influencia mas ao inectares ar mais frio sera mais fiavel po motor ja que talvez nao aqueça tanto.. no enatnto aqui nao sei se realmente influencia.

desculpa o testamento... eu nao tb mt entendido no assunto deceryteza que a ai pessoal mais entendido
 
obrigado pessoal pelos exclarecimentos.. tenho de estudar mt bem entao esta situaçao dos intercoolers..conheci agora um mecanico k me deve saber safar bem.. mais uma vez mt obrigado vemos nos por ai nas concentraçoes do club ;)
 
viva..

tenho o meu a venda se kiseres da uma vista de olhos...e manda pm se teivers interessado..
 
Eu tenho o do mercedes

digo-te que nao é tarefa fácil, vai tirando no minimo uma manha de trabalho.
Tive de fazer uns recortes nos xokes e nos apoios do radiador da água porque este intercooler é bastante grande e o espaço no ibiza não abunda.
Contras nao vi nenhum, apenas ficas com um lag maior mas nada que um aumento na pressao do turbo nao resolva
 
Last edited:
Não foi num ibiza mas foi num golf GTD que fizemos essa instalação.
É super simples de fazer
Arranjas um IC de um ibiza tdi 90 com tubagens e poucas alteraçoes tens k fazer.
No golf, apenas foi preciso inventar num tubo. No ibiza deve ser igual ;)

Kt a ganhos, talvez notes kk coisa em AE
Deves é perder um pouco de baixas
 
boas pessoal.. agradeço a todos a colaboraçao.. estou a tentar mm arranjar o ic do tdi 90cv pk as diferenças n devem ser mts e tb ja vi k espaço no ibiza nao abunda.. pa entretanto continuem a dar as vossa opinioes n tenho nd definido e tds sao importantes um grande abraço ;)
 
Back
Top