Que poderá ser???

Boas.
O meu pd 130 asz tem turbo novo (1749vb) mais IC frontal e repro para uns 200 cv.
Em 3 meses fez safe mode 2 vezes( quando pisava um pouco mais forte ele perdia força e deitava um pouco de fumo branco ao relantin mas quando desligava e voltava a ligar ele ficava a puxar normal e a deitar fumo negro.)
Este fim de semana numa passagem as 2000 rpm de 3ª para 4ª fez um som tipo um assobio e perdeu força outra vez mas desta vez nao deita fumo branco mas sim o negro normal.
O carro nao tem força , deita fumo negro se acelaramos, ouve-se o turbo a rodar mas quando pisamos um pouco mais forte escuto um ruido tipo metalico como se o turbo estivesse partido.(ouve-se quando levo as 4500 rpm,abaixo disso o som do turbo é normal.)
Ja verifiquei as tubagens e nao tem nenhuma rota nem fora do sitio nem coletores rachados ou partidos.
Na maquina tambem nao acusa erros nenhuns.
Que poderá ser???
 
tira o tubo que vai do filtro ao turbo e verifica como está o veio do turbo em termos de folga

O turbo nao tem folga nenhuma e o veio esta normal.( O turbo é novo por isso se for mesmo turbo veio com defeito e tem garantia.)
O meu mecanico ja desmontou a EGR e os colectores e vai limpa-los mas diz que pode ser a EGR ou a caixa de electrovalvulas ou pistons mas vai tentar ver isso bem.
Mas mesmo assim gostava de ter mais opinioes.
 
Last edited:
Não poderá ser uma tubagem que saltou / ficou com fuga? ;)

Tubagens tambem esta fora de questao pois todas as abraçadeiras estao no sitio e sem fugas.
O mecanico disse que em principio tinha que trocar a **esfera do actuador do turbo** e depois a ver se funciona.
 
Last edited:
Amigo eu também tenho o teu setup, mas também tenho o meu Turbo assobiar mas só em baixas ou em relantim. Não sei se será normal, porque o comprei já assim novo, mas acho um bocado estranho pois o assobio ainda é bem alto.

Cumprimentos
 
Boas.
Ja descobriram o problema.
Foi a *bola* que esta na imagem que deu o berro e faz funcionar mal o turbo.(ao menos foi o que o mecanico disse e tambem diz que posso partir o turbo se nao meter uma nova.)
Uma peça dessas é cara?
E acham mesmo que posso partir o turbo se andar assim ate ter algum dinheiro para poder meter nova?

947237_551482124889207_62676925_n.jpg
 
Last edited:
Nunca soube muito bem o que isso é, mas acho que isso é um deposito de vacuo. mas partir o turbo acho que nao. Mas nao posso dar certezas
 
Nunca soube muito bem o que isso é, mas acho que isso é um deposito de vacuo. mas partir o turbo acho que nao. Mas nao posso dar certezas

Ya foi isso que o mecanico disse.
que esta é a esfera de vacuo do turbo e por estar a controlar mal o vacuo do turbo acabou por partir hoje o turbo.(partiu mesmo no meio visto que as 2 compressoras *parte quente e fria estao soltas*.
Mas o mecanico tambem me disse que o turbo podia ter vindo com defeito de fabrica e por isso partiu.
Mas todas as opinioes sao bem vindas.
 
Isso é um amortecedor de vácuo podes tentar tirar o tubo dessa bola e tapar a ponta e ves se ele anda bem mas sem abusos se ficar bom troca isso pode ter fuga.

Isso custa 10€ na Seat.

Cumps

EDIT: Epah so vi agora que isso partiu :mad:

Amigo partir mesmo a meio isso foi bem aplicado no que toca a linha de Oleo e foi "Desferrada" a linha de Oleo para ter a certeza que não tinha Ar e estava a lubrificar bem?
 
Last edited:
Ya foi isso que o mecanico disse.
que esta é a esfera de vacuo do turbo e por estar a controlar mal o vacuo do turbo acabou por partir hoje o turbo.(partiu mesmo no meio visto que as 2 compressoras *parte quente e fria estao soltas*.
Mas o mecanico tambem me disse que o turbo podia ter vindo com defeito de fabrica e por isso partiu.
Mas todas as opinioes sao bem vindas.

Muito estranho.. Tenho muitas duvidas quanto a isso.. o vaco so serve para abrir a geo, e sem geo a trabalhar ele mantem se aberto o funcionando tipo atmosferico! tenho muitas duvidas.. Vou mais para defeito no turbo ou má lubificação, pois sem ela adeus turbo.. agora a cena do vaco, tenho duvidas.Mas os mais entendidos que se cheguem a frente!
 
Isso é um amortecedor de vácuo podes tentar tirar o tubo dessa bola e tapar a ponta e ves se ele anda bem mas sem abusos se ficar bom troca isso pode ter fuga.

Isso custa 10€ na Seat.

Cumps

EDIT: Epah so vi agora que isso partiu :mad:

Amigo partir mesmo a meio isso foi bem aplicado no que toca a linha de Oleo e foi "Desferrada" a linha de Oleo para ter a certeza que não tinha Ar e estava a lubrificar bem?


Pois tambem pensei nisso do oleo visto que quando partiu e montaran o novo o oleo antigo estava todou ou quase todo nas tubagens e no IC.
Mas agora ao desmontarem o turbo verificaram se faltava oleo e viram que oleo tinha por isso disseram que a lubrificaçao estava a ser feita.
Sera que agora se montarem o novo teem de sangrar o circuito ou ja deve estar bom?
 
Back
Top