Que diodo usar??help help

Vi foruns já com esta informação mas como eram já antigos e com um pco de jeito ninguém via...

Alterei as opticas de meu carro de mono (h4) para bifocal (H1 H1), como devem imaginar o sucedido ao ligar o máximo o médio desliga-se.

Bem, pessoal optou pela solução diodos... tipo passar corrente do máximo para o medio. assim ao ligar o máximo o medio fica com corrente e "mantem-se" ligado. existem uns microsegundos na passagem do médio para o máximo mas n se deve notar.. Bem, aqui está minha pergunta, que diodo usar pois n perçebo disto. sabem algo, amperagem do diodo e que tipo, estive a ver na net e existem tantos...:confused:
Tenho médios em h1 xénon 35wats (para por com 50/55wats um dia destes) e halogeneo máximo h1.

Obrigada...
 
essa soluão pareçeu-me muito boa, contudo para mim dificil execução. Daí estar a perguntar que diodo usar, pois é mais fácil... Talvez não tão seguro, mas...

Brigadão...

Já agora algum electricista na zona de viana do castelo???
Se for na maia, tb é bom pois trabalho lá...

Dificil!!!!!!!!!!!!!!!É o mais simples e em 15/20m ficas com isso a funcionar :whistle::whistle:
 
Como queiras,eu fiz como te disse no meu carro e de outro user aqui do forum e até agora 0 problemas :)
 
Como queiras,eu fiz como te disse no meu carro e de outro user aqui do forum e até agora 0 problemas :)

Pois se fosses aqui da zona já tinhas trabalho...hehe...
Uma pergunta, sei que estou no ibizaclub, mas o meu carro é um xsara de 98...não sei se dá a mesma solução...
 
Então acho que vou aguardar mesmo pela dica do diodo..
Tipo, uns 10amperes chega??? que tipo usar, há tantos---](*,)

10A dá e sobra, dá-te até 120W é só fazer contas P=V.I...


Mas se usares lâmpadas de xénon como médios, o efeito se transição vai ser ainda maior... visto que o xénon é mais sensível à mínima quebra de tensão, digo eu...:rolleyes:

É uma questão de experimentares...
 
10A dá e sobra, dá-te até 120W é só fazer contas P=V.I...


Mas se usares lâmpadas de xénon como médios, o efeito se transição vai ser ainda maior... visto que o xénon é mais sensível à mínima quebra de tensão, digo eu...:rolleyes:

É uma questão de experimentares...

Pois, contudo vou tentar, já vi pessoal que descamisa e junta fios, mas isso eu tenho receio... Vou comprar o diodo de 10A :) e quando tiver solucionado deixo aqui para verem o resultado...
Só espero resolver, pois não vai ser para ligar muitas vezes o máximo, pois o médio em xénon dá muita luz...

Brigada pela informação...
 
coloca um diodo de baixa queda de tensao e de no minimo 16A e tera que levar um dissipador senao vai começar a aquecer ao fim de uns segundos e ao fim de uns minutos ou arrebenda ou deixa de passar corrente...
mas um conselho de quem da uns toques de electronica... mete um relé...
mas se quiseres insistir no diodo:
http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/M/B/R/1/MBR1645.shtml

sem dúvida que é melhor com relé.. bobine ligada aos máximos a fazer contacto prós médios.. sem dúvida que é melhor do que meter electrónica 'fina' em situações deste género, principalmente em sítios sujeitos a humidades..
com qualquer destas soluções, relé ou díodo, sempre que deres sinais de luzes de máximos ele liga os médios também, nunca me apercebi se os carros com bifocais de origem fazem isto.

abraço
 
sem dúvida que é melhor com relé.. bobine ligada aos máximos a fazer contacto prós médios.. sem dúvida que é melhor do que meter electrónica 'fina' em situações deste género, principalmente em sítios sujeitos a humidades..
com qualquer destas soluções, relé ou díodo, sempre que deres sinais de luzes de máximos ele liga os médios também, nunca me apercebi se os carros com bifocais de origem fazem isto.
abraço

Só maximos ;)
 
Está aqui um porreiro, e é de rápida comutação e 10A.
Dois destes uma para cada farol, é bocadinho mais caro que os normais.

http://www.leiritronica.com/electronica/product_info.php?cPath=7_10&products_id=37196

Atenção que precisa de um dissipador para TO220...:ideia:

Ahhh, e mais uma coisa a ter em conta, deve-se evitar o contacto do dissipador com a massa/chapa do carro, senão faz pufff...:whistle:

Ou então coloca-se um isolador de mica entre o díodo e o dissipador.
 
Ahhh, e mais uma coisa a ter em conta, deve-se evitar o contacto do dissipador com a massa/chapa do carro, senão faz pufff...:whistle:

Ou então coloca-se um isolador de mica entre o díodo e o dissipador.


Bem, em cima falou-se num de 10A, depois num de pelo menos 16A e agora 10A novamente (estes diodos tem todos que levar dissipador certo?)... Pareçe-me que este ultimo de 10A é suficiente, certo?
Quanto ao relé, confirma-se em ser mais seguro que o diodo?
Um esquemasito da ligação com relé era mesmo a matar...:)
 
Bem pessoal, questão resolvida. :D
Esta questão de alterar opticas de monofocais (H4) para bifocais é simples.:eek: Não necessitamos de estar com invensões, com diodos, como eu estava a tentar fazer ou reles...(eu não sabia que se podia fazer de uma outra forma :eek: )...
Lembrei-me de ir a uma sucata, aí, antes de comprar pedi para experimentar uma manete de uma carro com opticas bifocais. O meu carro é um xsara de 98, e como não tinham de um xsara com opticas bifocais deram-me de um 306 do ano de 2000, pois este já tem as opticas divididas.
E não é que resultou...hehehe...por 25 euritos ficou como original e não precisei de invensões podendo queimar algo mais... Agora ligo os máximos, e os médios lá se mantêm...Sem estar a subrecarregar nada e sem puder haver curto.
Para além de que assim ao ligar o máximo o médio não sente qualquer mudança, pois se fosse com o diodo ao ligar o máximo o médio sentia um pouco a transição, pois iria passar energia do máximo para o médio:mad:...

Brigadão pela ajuda de me tentarem ajudar com o diodo e depois com reles...
Mas desta forma, e não muito cara resolvi o caso, e não terei futuros problemas...[-o<
 
Back
Top