Qual o óleo que metem nos vossos VP´s?

O meu VP 110 ASV até aos 60KKms fazia as revisões na Seat e levava o oleo recumendado por eles, semi-sintetico, depois andei um tempo a colocar 5-40w depois dos 100KKms passei a meter o 10-40W sempre com revisões a cada 15KKms ate´levar carga (aos 175Kkms electronica e ao 200Kms turbo, bicos, Ic linha) apartir dai revsião aos 10KKms e vou vendo os niveis regularmente.

Actualemente tem 310KKms e nunca levou nada de motor nem se queixa lol

A marca do Oleo, nem sempre usei a mesma, neste momento uso Fuchs 10-40W indicado para o carro.


Então não compensa meter 5w40 não é?? que dizes?? abraço
 
Então não compensa meter 5w40 não é?? que dizes?? abraço

o 5w40 é superior,pois para alem de ser mais fino,a maioria dos 5w40 são 100% sinteticos,enquanto a maioria dos 10w40 são apenas semi-sinteticos,só ai é uma diferença tremenda.

E não vás pelos kms,pois ha carros com mais de 200 kkms que não bebem oleo,tenho um PD cá em casa que já conta com praticamente 230 mil,e ao fim de 15 mil o oleo esta no nivel maximo,sem acrescentar ponta de oleo,e conheço carros que com 100 mil km bebem oleo,nao ha 2 "motores iguais".

Eu sou da opinião que mesmo que beba um bocado de oleo e preferivel colocar-lhe 5w40 e ir atestando,do que meter 10w40 para nao beber oleo.

Como já disseram em cima,com 5w40 o motor agradece.
Mas cada um com a sua opinião.
 
Last edited:
Então não compensa meter 5w40 não é?? que dizes?? abraço

No meu caso não o fiz por o carro já ter alguns Kms e quando andei com 5-40W ele comia oleo, logo voltei para o 10-40W além disso isto não é nenhum carro de corrida nem leva muitas esfregas, além do 5-40W ser mais caro lol

Quando comentei esqueci-me que já tinha levado cenas no motor, levou Touches novas aos 200KKms, troquei o conjunto volante/embraiagem aos 90KKms por um conjunto Sach de substituição que ainda lá anda e não patina, já pega é muito em cima e uma caixa de direcção aos 180KKms.
 
o óleo e ao gosto de cada....desde que cumpra a normal 505 tanto faz a marca, a viscosidade depende muito de cada caso, o meu conta com 200.000 e uso 5w40 da shell ou castrol e 0 problemas apenas o consumo normal referido pela marca...e de algumas mudas para cá ponho um aditivo no óleo para "ajudar" a lubrificação pois faço mudas de 15 mil.... abraço
 
Se eu experimentar o óleo 5w40 e gastar oléo posso mudar a qualquer altura para 10w40 que não tem mal pois não? O 5w40 é melhor que o 10w40 em quê?? em que características? abraço
 
Se eu experimentar o óleo 5w40 e gastar oléo posso mudar a qualquer altura para 10w40 que não tem mal pois não? O 5w40 é melhor que o 10w40 em quê?? em que características? abraço

Menos viscosidade,logo melhor lubrificação.

Se tiveres oportunidade,pega num bocado de oleo 5w40, coloca numa garrafa e vira de um lado para o outro e ves como ele "escorre",pega num 10w40 faz o mesmo e notas logo a diferença.

Sim,se quiseres,depois de usares 5w40,podes voltar a meter na proxima muda 10w40,sem problema nenhum,so mudar o filtro de oleo claro.

O meu carro andou sempre com 10w40,quando o comprei já perto dos 200 mil,coloquei-lhe 5w40.

Bebe um bocadinho de oleo,mas nada de mais,e como dá outra saude ao motor nao me importo,nao e por gastar mais 10 euros por ano no oleo,face ao 10w40 que fico mais pobre.

E em carros que de vez em quando andam a puxar,mais sentido faz um 5w40.

No entanto um bom 10w40 desde que tenha a norma para o teu motor,nao te vai estragar nada tambem.

Alem disso se for um oleo 100% sintetico,só dá saude aos segmentos etc etc.

Alguns carros ficam a beber oleo,porque como usaram oleos mais expessos,o 5w40 é um oleo mais limpo,vai limpar a "sujidade",deixada por os oleos que o motor andou e ao limpar vao ficar as folgas.
 
Humm então vou optar por meter um 5w40 e vou já agora meter 1 litrinho de oleo a 2 tempos no deposito cheio para ainda mais saude dar ao meu AFN lool
 
Back
Top