Problemas Pd130

o syncro angle se nao estou em erro devia estar a 0.5 que é o que os PD´s 130 trazem de origem logo por aí , parece-me mal,experimenta pôr isso no ponto original e vê se fica ok,se nao ficar experimenta trocar o sensor da CAM com algum amigo teu ultimamente pelo que me tenho apercebido isso tem dado problemas e os sintomas sao os mesmos que tu isso sai facilmente é so tirar a tampa da correia procurares o sensor e desapertar 1parafusito é um sensor com praí um palmo de "fio"... já agora isso na SEAT tem o custo de 35€ caso depois seja isso .
 
Boas

Ando com problemas no meu carro, os sintomas são:

Falta de fumo qdo acelero uma vez que ele fumava
Ruido do motor, parece-me ruido tipo valvulas
O syncro angle do carro está a -1.6 (BLT) a 90 graus de temperatura
Vibração ao relatim
A pegar a frio por poucos segundos parece que esta a 3 cilindros

Tenho aqui um print de um pequeno log


Não sei o que faça.......
Os entendidos que opinem


Cumps

Boas,

O carro não está stock. Tem ic grande, vb e repro autorace. A nivel de rendimento.... Desde que o Bruno me afinou a repro o carro fikou fixe. Ficou a cagar fumo no momento do kick e depois deixava de deitar fumo. Algum tempo depois reparei que no momento do kick deixou de deitar fumo e começaram os barulhos e os sintomas de embraiagem que na realidade era o bimassa. O carro começou a meter mal as mudanças e as vezes quase que as mudanças não queriam sair. Pensando que o carro jah estava bom de barulhos nada como uns kilometros de A.E. a +- 180. Qdo parei o carro ainda se ouviam mais.... É um barulho metálico do lado da distribuição que vem da parte de cima do motor. Parece barulho de valvulas.... Mas ao mesmo tempo tb parece que possa ser uma touche, pq a tampa de meter o oleo da parte de cima do motor esta a começar a babar oleo como tivesse pressão a mais.... Domingo em principio vou deixar o carro ao mecanico pra ele começar a mexer na 2ª feira.....

Tou fdd.....

pergunta lá na oficina se nao te andaram a mexer na posiçao da cam ... nao é preciso abrir o motor para isso e faz-se em 5minutos, se andaram que é o que me parece cuidado com isso pode dar para fdr o motor, sabes que a cam é o que controla o tempo de abertura das valvulas para entrada de ar e bla bla bla pardais ao ninho... se isso estiver "fora de ponto" é normal que o carro fique "maluco"
 
Last edited:
o syncro angle se nao estou em erro devia estar a 0.5 que é o que os PD´s 130 trazem de origem logo por aí , parece-me mal,experimenta pôr isso no ponto original e vê se fica ok,se nao ficar experimenta trocar o sensor da CAM com algum amigo teu ultimamente pelo que me tenho apercebido isso tem dado problemas e os sintomas sao os mesmos que tu isso sai facilmente é so tirar a tampa da correia procurares o sensor e desapertar 1parafusito é um sensor com praí um palmo de "fio"... já agora isso na SEAT tem o custo de 35€ caso depois seja isso .

Andre... ng me mexeu na poli da arvore de cames.. Deve tar assim jah de fabrica. Hj tirei a tampa dessa poli e os parafusos nem riscos tinham, nao ha marca de chaves... os unicos que tiveram o meu carro sem eu tar a ver o q faziam foi a seat....
 
um amigo meu teve problemas com esse tipo de barulhos no motor tipo um chocalhar.. e eram as tuches.. o dele e um pd150
 
Epa eu nem fazia mais nada, com esse synchro angle é claro que o caro tá fora de ponto, não é o 1º a passarem-se dentes com poucos kms, eu nem inventava mais, ia já confirmar isso.

Se ainda por cima ouves um barulho diferente a nível das válvulas mais ajudas, pois podem não estar a fazer o ciclo no tempo certo.

À partida o sensor da came deveria desligar te o carro ao haver avanço/atraso mas ainda assim eu ia já averiguar isso.
 
Devia desligar o motor se chegar a valores tipo -3 +3 . Amanha sem falta vou chatear o mecanico a que costumo ir e levo o portatil pra ver o ponto. Mas ha ainda uma duvida que tenho.... Anda pessoal a dizer que tem que se ver o angulo de sincronização a frio e outros dizem que é a quente. Afinal é a frio ou a quente?

Cumps
 
Como aqui já foi dito o syncro angle não está certo logo o motor não está a ponto! Ve isso o mais cedo possivel!!! Os valores como o blackdemon disse tem que estar nos 0.0 é o melhor! vais ver que o carro fica logo outro!

Cumps,
 
Aproveito aqui para questionar. O meu carro não faz qualquer tipo de fumo com uma electrónica que devia fazer e o andamento em altas não é o desejável também. O carro só tem repro e tem tudo novo, sensor map, maf, electrovalvulas e até o turbo. A geometria está afinada.

Falaram agora que a CAME podia influenciar a situação se estiver danificada. Inclusivamente já experimentei outra bomba tandem, mas não fazia diferença e voltei a colocar a minha. O motor está a ponto.

Acham que pode ser algum problema na came? Como posso ver?
 
só desmontando a came é que se vê se há dano visível...

Podem ser os injectores que não estejam a 100% tb...


Abraço
 
Aproveito aqui para questionar. O meu carro não faz qualquer tipo de fumo com uma electrónica que devia fazer e o andamento em altas não é o desejável também. O carro só tem repro e tem tudo novo, sensor map, maf, electrovalvulas e até o turbo. A geometria está afinada.

Falaram agora que a CAME podia influenciar a situação se estiver danificada. Inclusivamente já experimentei outra bomba tandem, mas não fazia diferença e voltei a colocar a minha. O motor está a ponto.

Acham que pode ser algum problema na came? Como posso ver?

Resta saber se não é pura e simplesmente da repro, é que a queixa é de falta de andamento lá em cima, não haver ponta de fumo pode ser explicação, um pouco mais de injecção n?
 
Já tem mais gasóleo que o meu CUPRA e mesmo assim não fuma... Tem injecção mais que suficiente, os devidos limitadores como deve ser... mas nada... nem pinta de fumo!

É a única, entre várias dezenas, que não fuma... É estranho, muito estranho!
 
Já tem mais gasóleo que o meu CUPRA e mesmo assim não fuma... Tem injecção mais que suficiente, os devidos limitadores como deve ser... mas nada... nem pinta de fumo!

É a única, entre várias dezenas, que não fuma... É estranho, muito estranho!

Não sabia que tinhas sido tu a chipar Cláudio, sendo assim e sabendo que já tem lá valores para fumar ia mesmo para a opção que falaste dos injectores, é que a came para ter desgaste suficiente para afectar os tempos de injecção significativamente já tinha que ter mesmo uma boa carrada de Kms.

O ideal era logo duma vez came reprofilada e uns race pa cima que o fumo havia de aparecer. eheh
 
n é preciso a cam ter uma porrada de kms.um amigo meu com cupra de 70/80mil km teve que meter cam (nao tinha baixas)...mas ele é sempre a dar calor
 
Back
Top