Problema travoes Ibiza FR ajuda !

Boas pessoal, os meus travoes nao me transmitem segurança nenhuma não os acho sensiveis ao toque no pedal ...

Já mudei oleo (bosch dot 4), já mudei discos e pastilhas (ebc black dash e greenstuff) e continua igual ...

Tipo tenho de carregar com força no pedal tipo a fundo e fazer força para ele travar bem não consigo explicar bem ...


Tenho ali umas bombas/pinças de um leon fr para aplicar para ver se resolve mas ja me disseram que depois a bomba dos travoes pode n ter força para tocar as pinças como deve ser, coisa que duvido pois há pessoal a meter as 312 do cupra e parece que aprova ...


Alguém me pode ajudar sff ??
 
se não trava bem agora é porque tem algum problema, no caso de mudares para melhor podes continuar com o problema disfarçado, o que não é bom tendo em conta que estamos a falar de travões.

esse problema começou quando?
 
Desde que comprei o carro senti sempre isso, dai ter mudado o oleo e automaticamente a maquina sangra ou nao ??? desde que começa o oleo a sair é sinal que o ar se foi ou nao ?? e dai ter mudado tambem de pastilhas e discos, mas pouco ou nada melhorou ...

Será servo freio ?? qual o sintoma do servo freio ??

Fuga de vácuo ?

Bomba central dos travoes lixada ??

COmo verifico algum destes sintomas ??

Abrç !
 
Tipo noutros carros mal carrego no pedal sente-se logo o carro a afucinhar de frente no meu nao, não é tão sensivel tenho de carregar mais e parece que fazer mais força no pedal para ele estancar :s é meio confuso de explicar ...
 
faz uma coisa.....
carro desligado, carregas e largas varias vezes o pedal do travão. ao fim de algumas vezes ele fica mais duro certo?
depois carregas no travão com um pouco de força e metes o carro a trabalhar sem o largar. quando o motor começar a trabalhar deves sentir o pedal a ir abaixo um pouco por ficar mais mole.

depois explica como mudas-te o óleo dos travões passo a passo.
 
SIm há uns tempos atrás já fiz isso no travo para suposto teste do servo freio e depois ele começa a descer penso eu mal começa o motor a trabalhar ... mas vou testar de novo e ja confirmo ou desminto ...

Quanto ao oleo foi na oficina de um amigo meu uma bosch car service, ele meteu a máquina a frente penso que seja no deposito /reservatorio de oleo dos travoes que lá está visivel e depois nas bombas/pinças abriu la uma cena qualquer e sei que saiu oleo enquanto era injectado pela maquina meio litro ou 250 ml cada pinça ... penso eu de que, mas essa tal máquina não sangra automaticamente mal começa a sair o oleo ?? é o novo a empurar o velho para fora correto ? o ar que pudesse existir deveria sair antes do oleo sair ou penso mal ??

Obrigado !!
 
Já testei de novo, sim fica duro e depois mal dou a chave e o motor começa a trabalhar o pedal desce um bocado tipo uns 4 cm ou dá-me parecer isso +- ...
 
Amigo também tenho o mesmo problema na minha Ibiza 6l
Costumo andar num a gasolina 100 CVS e trava muito mais.
Não sei porque uma fr trava menos de que um Sport a gasolina.
 
Yap é estranho n entendo tambem ... tenho aqui um amigo que tem um 6l tambem com discos oem e com umas pastilhas ttextar que lhe arranjei e noto os travoes dele com melhor resposta que os meus mais sensivel mal toco no pedal ...

Tenho um amigo que já andou nele e disse que tambem achou estranho que o carro que n travava em termos ...

Será que o facto de estas pastilhas as greenstuff n estarem completamente acamadas ainda ao disco que ajuda ?? tipo nas laterias das pastilhas serem um pouco mais altas e ainda n encostar todo ao disco ??? mas eu já sentia isto antes com umas valeo e com as tais textar ...
 
Já viste os parafusos que apertam as bombas. Não sei se é igual no 6L. No 6K2 costumam levar massa de litio para trabalharem melhor.
 
Não amigo Martins ainda n vi nem te sei responder se o sitema é o memso se nao ... mas pode ser que alguem venha tambem confirar ou desmentir ... mas é uma coisa a ver tambem ...


obrigado !
 
esponjoso é o pedal nao ser preciso, pareçe que tens pisas umas espeçie de esponja... e vai ate perto do fundo ou mesmo ao fundo.....
 
é mais ou menos isso, é um pouco mole no inicio so quando desce um pouco mais e fica duro é que começa a freiar que se nota mesmo ... :S

O que é ou puderá ser ? ou sou eu que estou maluco e é psicologico ? lol ...

Thanks Strikerofdeath !!
 
se ao mudares de carro tens a impressão que trava melhor que o teu pode não ser psicológico.
acho que devias sangrar o sistema bem e a vácuo! deves ter ar no ABS ou assim.
 
Tiago, o que se passa quase a 99% é que o teu carro foi mal sangrado.

E o sangrento tem técnicas de o fazer que 90% dos mecânicos não as cumpre.

O tipo de óleo a usar no teu carro é óleo Dot 4.0 mas podes usar 5.1 ou (5.2 que é raro encontrar) ficando mais bem servido com estes pois aguentam mais temperaturas logo fazem mais pressão nos êmbolos das maxilas.

Em ultimo caso, que são os 1% que me resta de duvidas, podes ter traçado o tubo record (linha de óleo) que liga à maxila e ele estar a perder pressão por ai... (do lado esquerdo direito ou dos dois)...

Quanto à bomba, esquece isso que te disseram, porque a bomba transmite sempre a mesma pressão independentemente dos êmbolos que tenha, apenas tens é que acrescentar mais óleo em comparação com umas maxilas com menos êmbolos para não ficares com ar no sistema de travagem, para tu teres uma ideia eu tenho um Kit tarox6 de 6 êmbolos e o carro trava bem. (só existe necessidade de mudar bombas em competição extrema)

Para não gastares mais dinheiro em óleo sangras o carro para um jarro ou frasco limpo sem humidade NENHUMA porque o óleo absorve a água e depois cria-te bolhas de ar no sistema pela abolição da mesma e tu não sabes o porque... Mas tens que ter a certeza que não tens agua no circuito e para isso tens de ter um aparelho "Oil Check" para óleo de travões para te medir a humidade do mesmo.

Se não quiseres arriscar gastas mais 10€ e óleo novo (era o que eu fazia)

Abraço e boa sorte a resolver isso.
 
Sangrar o sistema a vacuo ??? não percebi ... :)

Pois é o que vou fazer entao ver os tais tubos e sangrar isto em termos ...

Como é que se sangra o sistema como manda a lei ??

é que eu lembro-me que quando mudei o oleo aos travoes ninguem carregou no pedal do travao nem nada se na o estou em erro ... foi maquina a frente a injetar oleo e depois tirar um bocado em cada pinça/bomba ...

Thanks bizy e Strikerofdeath !

Cumps !
 
Last edited:
Tiago o sistema a vaco não é um principio 100% eficaz porque o óleo funciona por pressão feita pela bomba...
O Que é chamado por vaco, na realidade é feito por sucção para um recipiente exterior através de uma maquina que funciona a vaco o que é bastante diferente, retirando o oleo existente no vaso do oleo dos travões.
Para mim é para preguiçosos, e que me desculpe quem o usa mas é a minha opinião. (mas muitas vezes é usado por mecânicos que operam sozinhos e não teem outra hipótese)
Para te estar a explicar seria muito extenso de como fazer um sangramento perfeito e existem varias maneiras de o fazer.
Mas posso te dizer que é a maneira antiga a mais correta ou seja, através dos bombitos e carregando no pedal de travão.
Fala com o teu mecânico e ele que sangre isso à homem.
Abraço!
 
Back
Top