Problema Temperatura

Boas pessoal, o meu ibiza 6L 1.4 tdi anda com um problema na temperatura.. Primeiro demora-me mais do que o habitual para aquecer, e depois a temperatura não fica estável nos 90ºC.. Principalmente em AE conforme vou acelerando e tirando o pé, vai para os 85ºC, depois volta para os 90ºC etc e assim repetidamente.. Pelo que sei pode ser o termostato que fica sempre aberto..Penso que para alem do termostato, tem que sangrar o liquido de refrigeração todo, e voltar a encher de g12, estou errado? Falei com o meu mecanico e ele disse para não me preocupar minimamente, pois era pior se o termostato tivesse ficado sempre fechado.. Ainda assim tenho medo de como o carro não está sempre nos 90ºC haja um desgaste maior, e que como demora mais a atingir os 90ºC isso me afecte nos consumos..
Alguem sabe quanto fica a brincadeira de mudar isto na seat? E será que é mesmo sintomas do termostato? Será que vale mesmo a pena trocar ou não é preciso preocupar-me? Já vi muito pessoal na net dizer que os carros deles sempre foram assim e até agora tiveram 0 problemas..

Abraço
 
Last edited:
ñ vai ter maior desgaste por causa disso. como mt o carro consome um pouco mais!

pelo preço do termostato, eu metia um novo e se o liquido de refrigeração já tiver uns anos tb o circuito todo.
 
isso depende!

normalmente um termostato custa uns 10/15€ mas tb os há á venda por 50 ou 60€. nao sei qt custam na seat para esse modelo!

normalmente estão em locais acessiveis e é relativamente facil muda-los!!

se perceberes minimanete de mecanica até tu (ou se tiveres algum amigo q perceba do assunto) podes comprar isso e troca-lo!!
 
A minha questão passa por saber se é obrigatório sangrar o liquido de refrigeração e meter novo, ou é so trocar o termostato e tá feito.. Se for só isso arrisco a ir à seat.. E será que eles conseguem detectar se o problema é do termostato, da sonda ou assim? ou vão metendo as peças e é por tentativa erro? :confused:
 
Last edited:
se vais tirar o termostato é normal q saia liquido do circuito.

agora se fores capaz de o aproveitar, podes sempre aproveita-lo se nao vazar mt basta acrescentares um pouco de agua mas nao te esqueças q de x em x tempo tb comvem mudar o liquido todo. se ja nao o mudas á mt tempo aproveita nessa altura. tb nao é assim tão caro!

PS: nunca te esqueças é de sangrar o cuircuito para retirar o ar!
 
Isso já é muito complicado para mim :lol: para a semana deixo o carro na seat para ver o que dizem.. espero é que não saia cara a brincadeira, pois ainda esta semana fez revisão e levou pneus..
 
Eu mudei o do meu 6K2 na Seat. Meti de origem e ficou-me por cerca de 40€, por isso o teu não há-de variar muito. Se não tiveres ferrugem no circuito, não tens qualquer necessidade de mudar a àgua. Apenas vais necessitar de repôr a que perder.
 
Ja fui à seat..
Sem iva preços aproximados:
Termostato 33€
Bocal 9€
G12 15€
Anel Vedacação 2€
Mão de obra 2h substituir termostato/sangrar circuito 70€

Com iva fica tudo em ~150€

E eu a pensar que a mão de obra para isto era tipo meia hora no máximo.. A não ser que eles fiquem a olhar para o circuito enquanto ele está a sangrar..
 
Last edited:
Bem, isso é que é roubar o pobre... 2h para mudar um termostato? Se for na garantia aposto que fazem o trabalho em 15 minutos...
 
Deve ser o tempo de sangrar o liquido de refrigeração todo :evil: tenho que pensar no que vou fazer.. não me apetecia nada desembuchar 150€.. a ver se falo com o meu mecânico e ele me faz isto mais barato
 
Nao sei onde fica o termostato disso mas duas horas para o mudar é obra...

Para o mudar no corsa da minha namorada é preciso andar a tirar a correia de distribuiça. Secalhar esse tb fica num sitio estranho!
 
Eu mudei o do meu 6K2 na Seat. Meti de origem e ficou-me por cerca de 40€, por isso o teu não há-de variar muito. Se não tiveres ferrugem no circuito, não tens qualquer necessidade de mudar a àgua. Apenas vais necessitar de repôr a que perder.

Exactamente o mesmo preço para a minha 6k2. Paguei 50€ para o termostato+g12+trabalho (suponho que ele me ofereceu a mão de obra).
 
Aquilo fica perto do alternador senão me engano, mas com as chaves indicadas e um bocado de kit de unhas penso não ser preciso desmontar nada.. Daqui a uns tempos levo-o ao mecânico e peço lhe pra meter um original.. Se fosse daqueles casos que a temperatura não saia dos 50 ou dos 70ºC mudava-o já com urgencia.. Agora como anda pelos 85 vou deixa-lo andar uns tempos
 
Back
Top