Problema numa junta homocinetica

Boas!
Ando com um problema na minha SDI, en Janeiro coloquei 2 pneus novos a frente e quase na mesma altura troquei a junta homocinetica mais o fole pois ,andava a perder a massa toda e ,devido a isto ja estalava.
Acontece que á cerca de 1 mes, voltei a constatar que a junta tinha ido a vida e o pneu tava todo comido por fora e a peça foi-me substituida pela garantia , o unico senao é que ja se encontra outra vez igual tendo ja massa por dentro da jante e tudo!! Isto tudo em apenas 30mil kms... Sugestoes do que podera ser???
 
O fole era da origem ou da concorrência?
Vai à SEAT, compra o fole e manda aplicar num mecânico qualquer.
 
Tive um problema parecido meteram foles duros (concorrência) e as abracadeiras estavam sempre a saltar, reclamei meteram os de origem mais moles e até hj sem problemas!
 
de origem é melhor do que concorrência? lol. a seat fabricou, só pode...
dani, isso deve ter tido alguma deficiência de material (na seat também existe disso) ou então algo correu mal na montagem...
no meu 1.9D mudei há 2 anos uma ponteira de cardan e levou um fole novo da concorrência... a ponta do cardan é mais fina do que no teu carro, logo mais fraca e, como sabes, tem levado uma vidinha de muitos arranques => nada de problemas... dani, aconselho-te a trocar também os parafusos dos cardans que têm aquela cabeça estriada xzn por uns parafusos com cabeça sextavada fêmea. é que aquelas cabeças xzn não deixam dar um aperto bom e os parafusos acabam por sair com o tempo...
 
Dani, possivelmente andaste com o fole roto e sem massa, a junta vai à vida num instante. Em vez de estares a trocar a homocinetica e foles, podes sempre trocar a transmissão completa por uma reconstruída, que vem pronta a montar. A ENTAG vende transmissões reconstruídas e não são caras. Cerca de 60€ se deres a tua à troca.

Professor, relativamente aos parafusos, se usares uma chave especifica para esses parafusos, não tens problemas em dar aperto. O problema é que grande parte do pessoal usa chaves torx e dá cabo dos parafusos. A chave que falo é a seguinte:

SX107.jpg
 
martins, nunca usei as chaves torx para tirar esses parafusos... o nome dessa chave que tens na imagem é xzn... eu já tinha falado disso antes... mesmo com essa chave (neste caso, não tenho a certeza, mas tenho a ideia que nas transmissões é a nº6 ou a nº8 ), não entendi bem porquê, mas o aperto nunca fica como deve ser mesmo usando a chave xzn. e eu já trabalhei muito com essa chave, tenho em casa alguns números dessas chaves, mas a realidade é que quando troco o parafuso de cabeça xzn por um de cabeça sextavada interior, os parafusos ficam lá "definitivamente". inclusivé há certas marcas da concorrência que ao vender os cardans, vem junto os parafusos de montagem com cabeça sextavada interior em vez de cabeça xzn interior. essa cabeça de parafusos onde se usam as chaves xzn foi uma aberração utilizada pela vw nos anos 80 para poderem ganhar mais dinheiro, época em que praticamente apenas as oficinas vw possuíam essas chaves...
 
Last edited:
A sugestao que deram de trocar a transmissao toda ainda me pareçe que vai ser a soluçao pois nao entendo em meio ano ja é a terceira vez e , nao sei se sera derivado a isto, o pneu ta todo comido do lado de fora ja a mostrar os arames e no meio tem o rasto quase todo!!
 
Dani, sabes se a direcção, incluindo camber foram alinhados após trocar a homocinética? Para trocar a homocinética, os mecânicos costumam desapertar a manga de eixo do amortecedor e ao fazer isso o câmber fica alterado. Para além disso se não tiverem cuidado e se rodarem as ponteiras de direcção lá se vai o alinhamento da direcção. Eu troquei a minha em casa sem desapertar o amortecedor, mas é preciso algum cuidado, e dá algum trabalho extra que normalmente os mecânicos não querem ter.

Verifica este ponto, pois poderá ser isto que te esteja a provocar desgaste prematuro do pneu.
 
Pode influenciar, se após troca a direcçao/camber não foram corrigidos.
mais uma coisa que denota uma má manutenção. ou então o mecânico que fez o serviço não tinha máquina para alinhar a direcção e esqueceu-se de avisar o cliente que ao sair dali o tinha de fazer, senão corria o risco de gastar os pneus... os mecânicos têm de saber que se os clientes soubessem o que fazer não levariam lá o carro...
opa dani, vai lá reclamar, que eles têm de resolver... depois disso, se não quiseres mais problemas, troca de mecânico para um bom! Faz como eu fiz com um individuo que me vendia pneus aqui em guimarães (zé pinnto !3 deste forum), quando comecei a ver muita porcaria vinda dele e nada de admitir os erros, pneus com defeito, e no final quem se fødîæ era eu então troquei logo de casa de pneus! ele e o pai só sabiam aldrabar... e ainda se faziam de amigos...
 
DA 1ªvez alinhei a direcçao porque troquei os pneus na mesma altura e da 2vez tambem foi alinhado mas ja se notava o desgate nos pneus... Agora tera que ser arranjado de novo e 2 pneus novos, estando um deles como novo :|
 
DA 1ªvez alinhei a direcçao porque troquei os pneus na mesma altura e da 2vez tambem foi alinhado mas ja se notava o desgate nos pneus... Agora tera que ser arranjado de novo e 2 pneus novos, estando um deles como novo :|
se foi alinhado depois da troca da junta homocinética, então mais algo não está bem para gastar pneu dessa maneira...
 
mais uma coisa que denota uma má manutenção. ou então o mecânico que fez o serviço não tinha máquina para alinhar a direcção e esqueceu-se de avisar o cliente que ao sair dali o tinha de fazer, senão corria o risco de gastar os pneus... os mecânicos têm de saber que se os clientes soubessem o que fazer não levariam lá o carro...
opa dani, vai lá reclamar, que eles têm de resolver... depois disso, se não quiseres mais problemas, troca de mecânico para um bom! Faz como eu fiz com um individuo que me vendia pneus aqui em guimarães (zé pinnto !3 deste forum), quando comecei a ver muita porcaria vinda dele e nada de admitir os erros, pneus com defeito, e no final quem se fødîæ era eu então troquei logo de casa de pneus! ele e o pai só sabiam aldrabar... e ainda se faziam de amigos...

Entendo, eu troquei de pneus e alinhei direção pq estavam a comer muito por dentro. Entretanto troquei o cardan da transmissão de um lado e de outro lado troquei um rolamento, alinhei a direção, mas os pneus cada vez mais estão a apresentar muito desgaste no interior. Aliás, do lado de "fora" estão novos e por dentro quase nos arames! Tipo a imagem mas mais acentuado

t7ba4w.jpg


Alguma sugestão para a causa do problema? Visto já ter alinhado 2 vezes a direção e o problema manteve-se...
 
O teu problema é o camber, como as nossas ibizas o parafuso nao é exentrico da mais trabalho para fazer o camber
 
o pneu esta precisavamente nesse estado mas pelo lado de fora... agora recordei me que quando alinhei a direçao na troca dos pneus alertaram me para o facto da roda estar aberta e ajustaram la uns valores , penso que seja o camber, como referiram... Em relaçao a acidentes, penso que o carro nunca bateu e os amortecedores teem cerca de 2 anos ;)
 
Com câmber de origem o meu carro gastava pneus por fora. Ajustei e ficou bom. O teu problema pode estar aí. Leva o carro a uma boa casa de pneus para te alinharem isso em condições. Se tiveres algo com empeno, conseguem-te ver isso no alinhamento.

Uma coisa que convém verificares, são os casquilhos, sinoblocos e ponteiras de direcção. Podes ter alguma destas peças danificadas.
 
O carro está normal e não me deram folha com os valores. Devo ter um rolamento lixado (falta-me descobrir qual), mas penso que não será suficiente para o problema do desgaste dos pneus.
Estou à espera de 4 amortecedores e depois de os montar vou alinhar a quem sabe e deixar-me de casas de 5€ para alinhar e equilibrar!
 
Back
Top