Problema na suspensão há um ano... help!

Já ando há cerca de um ano com um problema que ainda não tem solução.

Tenho actualmente uns KW v2 no meu Ibiza 6L. O carro sempre teve um comportamento impecável até uma altura em que começou a ficar com a frente demasiado leve, as rodas da frente pareciam que estavam no ar e o carro parecia muito mais mole em curva. Em recta tornava-se algo assustador pois a sensação das rodas no ar não transmitem qualquer confiança.

Depois de verificada a pressão dos pneus e alinhada a direcção, pareceu melhorar bastante, apesar de nunca ter ficado como de origem. Esta situação foi-se repetindo com o tempo e agravando cada vez mais, até que chegou a uma altura em que se estava a tornar quase insuportável conduzir o carro naquelas condições.

Qualquer pequena depressão fazia com que o volante parecesse ter vida própria, ele vira literalmente sozinho (com grande tendência para a direita) e em estradas mais escavadas (por causa do peso de autocarros por ex.) o carro é literalmente puxado para a direita.

Esteve agora na oficina e levou os sinoblocos do cupra (os de origem estavam realmente em muito mau estado), a barra estabilizadora inferior do cupra e respectivos sinoblocos entre outras coisas.

Voltou para a minha mão, fui logo alinhar a direcção e... bom, o carro em curva está com um comportamento muito bom, MAS... continua a fugir para a direita, o volante continua a virar sozinho com qualquer depressão na estrada. A substituição dos sinoblocos aparentemente só resolveu parte do problema... o mecânico disse-me que deu uma olhadela na suspensão e lhe pareceu estar tudo em condições, mas há claramente alguma coisa que não está bem.

Alguém tem alguma ideia do que possa estar a provocar sintomas destes?
Resumindo:

- Estradas com sucalcos (escavadas pelo peso de autocarros, etc), puxam literalmente o carro para a direita.

- Em estradas completamente direitas o carro segue a trajectória, mas à miníma depressão o voltante tende a "descair" ligeiramente para a direita.

- Qualquer buraco ou troço de estrada em mau estado que transmita um pouco mais de vibração, faz com o que o voltante ande da esquerda para a direita (ou mais, direita <-> centro).

É claro que para a semana vai voltar ao mecânico para vermos o que mais poderá ser, mas agradecia qualquer ajuda que me possam dar pois já estou a ficar realmente muito farto desta situação...

Obrigado a todos!
 
Experimenta trocar os pneus da frente de um lado para outro e verifica se não vai ficar a virar sozinho para a esquerda.
Se isso acontecer, é porque tens os pneus com desgaste desigual.

Cumps
 
Julgo não ser da suspensão. Esta não faz com que o carro vire para onde quer que seja quando este vai a direito. Há qq coisa na transmissão (ou peças inerentes como travões - uma pastilha encostada ao disco, jantes - empenadas, pneus - quadrados ou com desgaste desigual, triângulos direcção - deformados por alguma pancada, etc...) que estará a fazer isso.

Julgo eu...
 
Nao sei se será o caso mas eu desde que tenho o meu ibiza e quando tinha a suspensao de origem ele em qq buraco ou inregularidade da estrada puxava sempre a direcçao para o lado da inregularidade e pelo que li nestes carros era uma coisa normal.Tenho tb os kw v2 e já n faz tanto como com a suspensao de origem mas tb faz e tenho-os afinados para 75% da rigidez.nao sei se faz diferença ou nao.
boa sorte para a situaçao.
 
Back
Top