Problema ligar maximos

boas amigos

venho aqui pedir ajuda pelo pior motivo, agora esta noite, vinha a caminho de casa e começou a cheirar a queimado, pensei que fosse da sofagem e portanto desliguei, cheguei a casa sem problema com as luzes a trabalhar bem, desliguei o carro e as luzes, tal é o meu espanto quando passado algum tempo tenho os medios ligados mas com a luz de maximos acessa mas a "meio gas", achei estranho porque tinha a certeza que tinha desligado as luzes, e o cheiro a queimado permanecia, tentei desligar mas não fazia nada, nem dava aquele estalo a mudar, la tentei consegui apagar mas passado 1 minuto ou 2 acende novamente, la tentei novamente, e depois acontecia o contrario, acendia as luzes até aos medios mas não ligava, fazia maximos, ligava os medios, por fim abri a tampa abaixo do volante, onde ta os fios das manetes e vem um ligeiro fumo, pensei, pronto ja foi, ligações com o c......, tive de desligar a bateria para de noite não ligar, e ja agora, o conta kilomentros como apagou não fica a 0 pois não?


e venho aqui para saber se alguem sabe o que pode ser, ou se ja aconteceu a alguem, ou se for algum problema de curto circuito, e que seja ja uma carga de trabalho

peço desculpa pelo testamento, e obrigado aqueles que responderem
 
Last edited:
Boas Faria,

Isso pelo que descreves, é um problema de mau contacto, ou seja um contacto que nao esteja suficientemente apertado, provoca aquecimento. Ve e reve as fichas, se notares que alguma esta deformada devido ao aquecimento, anula-as, cortas os fios antes e depois das fichas e fazes ligacoes novas com dados de juncao, se vires que nao te entendes, vai a um electricista auto.

Normalmente isso acontece, porque se poe lampadas mais potentes ( com mais W ) do que o normal, para se ter melhor luz, mas os contactos nao estao preparados para tal, por isso quando se mete lampadas mais potentes deve-se colocar tambem um relé de potencia.

Boa sorte com isso.

Um Abraco
 
pois as lampadas são as mesmas quando comprei ate hoje não deu problema, mas tambem achava estranho ter ate grande luz com elas, tenho de ver isso e é ja, lol

EDIT: as fichas são aquelas junto a mente não é?
 
Tens que ver por onde deita fumo, ou aquece. ligas as luzes e com a mao tenta ver qual a ficha que aquece ou segue os fios da manete esquerda ate à ficha e certifica-te que é aquela em questao, da para entender?
 
Tens que ver por onde deita fumo, ou aquece. ligas as luzes e com a mao tenta ver qual a ficha que aquece ou segue os fios da manete esquerda ate à ficha e certifica-te que é aquela em questao, da para entender?
 
Boas FFaria!
Como o jbarbos diz, ve por onde sai o fumo, ou se consegues ver alguma incandescência a beira da manete esquerda.
Isso aconteceu-me a coisa de um mes. Depois de dar maximos, a manete colou. Tive de tirar os dois fusiveis dos maximos porque cheguei a conseguir descolar, mas voltaram a acender, e por sorte estava a beira do carro.
Se for a manete, eu desenrasquei-me numa sucata por 20€ porque acho que nova custava 60€:(:(
 
bom, la experimentei e os cabos parece-me bem, aquilo deve ser alguma especie de mau contacto, porque voltei a ligar e deu a trabalhar bem uma ou 2 vezes mas voltou ao mesmo

tiago acho que é tambem possível isso da manete porque as primeiras tentativas ela ficava presa, agora nao esta
 
Eu no meu caso, como nao tenho o guiador de origem, conseguia ver que havia um foco de luz.
Tenta tirar os dois fusiveis dos maximos e tenta para veres se ainda deita fumo. Se nao deitar nem cheirar a qqueimado, quase de certeza que foi a manete.

Boa Sorte!!!

P.S. - So nao deixes a bateria ligada com os fusiveis no sitio se nao ainda derrete tudo...
 
ninguem :(

é que vou entrar as 4 e queria ver se não deixava o carro "sosinho" e acontecer alguma ***** pior
 
Boas!
Nao me lembro quais eram os fusiveis, mas se tirares a gaveta fora, tens la as indicaçoes. Eu acho que eram o 10 e o 11 mas nao tenho a certeza.
Tiras o fusivel do maximo esquerdo e do direito. O resto das luzes continuam a funcionar normalmente, mas se deres maximos ficas so de minimos.
 
é o 11 e o 12, agora vim na boa para casa, medios normal, minimos tambem, piscas tambem, se meter os maximos desliga os medios, (agora tambem tenho as bifocal é normal, mas como não acende os maximos)
 
ja esta a bombar, era a manete que queimou e felizmente consegui descolar sem estragar a outra, obrigado pelas dicas ;)
 
Back
Top