Problema Lava-Faróis Orignal 6J

Boas caros foristas.

Tenho um Ibiza 6J com os lava-faróis originais (pop-up). Ontem à noite quando parei o carro reparei que o dito cujo do lado esquerdo estava para fora - completamente para fora! Entrei, liguei carro e luzes e puxei água e eis que ele funciona, ou seja, deita água... Mas não volta para dentro. Dei um empurrão e entrou, puxo água e fica de fora outra vez. :shock:
Alguém sabe se isto é uma coisa dispendiosa de resolver? É que a garantia acabou o mês passado :cry:

Estive a olhar para aquilo e parece-me um sistema hidráulico que empurra o lava-faróis para fora. Não sei se tem molas mas não me pareceu. Quando empurro ele vai dá um esticão mas não retrai completamente sem aplicar um pouquinho mais de força (parece perro).

Que vos parece? Uma nota preta e um novo ou tem solução caseira? (Pensei em WD40 a montes lá para dentro :lol:)
 
Parece um problema comum nos lava-fárois retrateis, com o tempo têm tendência a ficarem perros e a não recolherem!
 
Parece um problema comum nos lava-fárois retrateis, com o tempo têm tendência a ficarem perros e a não recolherem!

Obrigado pela resposta... Ao menos parece que não sou o único a ter o problema - Lá se vai a teoria do azarado. Ufa!
Conheces alguma solução comum sem ser ir à Seat dar os raros €€€?

Abrc
 
Obrigado pela resposta... Ao menos parece que não sou o único a ter o problema - Lá se vai a teoria do azarado. Ufa!
Conheces alguma solução comum sem ser ir à Seat dar os raros €€€?

Abrc

Dei-te uma resposta que vi algures aqui no fórum, se não estou em erro foi o João Mateus, que escreveu no DIY dele sobre os lavá-fárois de xenon para ibiza 6l (falei em relação aos 6l). Não sei como funciona o sistema mas penso que o esguicha sobe com a pressão da agua no tubo, vencendo a força de alguma mola, depois quando pára de esguichar a força da mola deve retrair o esguicha automaticamente, mas isto sou eu a dizer como penso que funciona...
Mas fala com o João Mateus que te ajudará de certeza...
 
Dei-te uma resposta que vi algures aqui no fórum, se não estou em erro foi o João Mateus, que escreveu no DIY dele sobre os lavá-fárois de xenon para ibiza 6l (falei em relação aos 6l). Não sei como funciona o sistema mas penso que o esguicha sobe com a pressão da agua no tubo, vencendo a força de alguma mola, depois quando pára de esguichar a força da mola deve retrair o esguicha automaticamente, mas isto sou eu a dizer como penso que funciona...
Mas fala com o João Mateus que te ajudará de certeza...

correcto
foi uma das coisas que me levou a desistir de colocar os esguichos originais
 
Dei-te uma resposta que vi algures aqui no fórum, se não estou em erro foi o João Mateus, que escreveu no DIY dele sobre os lavá-fárois de xenon para ibiza 6l (falei em relação aos 6l). Não sei como funciona o sistema mas penso que o esguicha sobe com a pressão da agua no tubo, vencendo a força de alguma mola, depois quando pára de esguichar a força da mola deve retrair o esguicha automaticamente, mas isto sou eu a dizer como penso que funciona...
Mas fala com o João Mateus que te ajudará de certeza...

Era exactamente assim que eu também achava que funcionava... Até porque com pouca água ele já não esguicha porque a água não tem pressão suficiente.
Agora aparentemente a mola ainda está operacional já que ainda dá um "saltinho" para dentro quando lhe toco mas parece que "calcinou" à volta do braço pelo que prende em cima e em baixo.
Não sendo um sistema de elevador eléctrico já que é accionado mecanicamente, vou experimentar meter lá WD40 - só um bocadinho :confused: e ver se resulta.
Depois meto aqui o resultado (na pior das hipóteses da factura da Seat)!
Obrigado pelo esclarecimento ao SalazaR6 e ao joao mateus.


Cumpts
 
Por mim não tens que agradecer em nada, no que poder ajudar e souber tenho todo o gosto em partilhar.
Que se resolva o problema sem gastares muitos €... :D
 
Pessoal confirmo a (minha) teoria de que o problema se resolve com lubrificante multiusos, vulgo WD40.

Com aplicador de ponta fina colocar cuidadosamente à volta do tubo / braço do lava-faróis e fazer o movimento in / out com a mão durante um bocado :p
Testar 2 ou 3 vezes - pode não ficar logo a 100% à primeira.
Comigo funcionou bem assim. Já entra na perfeição.

Cumpts a todos os que ajudaram. É por estas coisas que os fóruns deviam ganhar estatuto de utilidade pública =D>
 
Pessoal confirmo a (minha) teoria de que o problema se resolve com lubrificante multiusos, vulgo WD40.

Com aplicador de ponta fina colocar cuidadosamente à volta do tubo / braço do lava-faróis e fazer o movimento in / out com a mão durante um bocado :p
Testar 2 ou 3 vezes - pode não ficar logo a 100% à primeira.
Comigo funcionou bem assim. Já entra na perfeição.

Cumpts a todos os que ajudaram. É por estas coisas que os fóruns deviam ganhar estatuto de utilidade pública =D>

Sim, o WD40 aprova, como a provou no meu, mas passa 2 ou 3 semanas e volta o mesmo problema... pelo menos a mim acontece isso, o que faço é evitar usar para não me chatear lol
 
Deixa estar, meio-litro é o ideal se fosse mais do que isso é que fazia mal! Assim as escovas até escorregam melhor no para-brisas ^^
 
Back
Top