Problema? Feitio? no arranque... ibiza 6J

Boa tarde pessoal...
Necessito de um esclarecimento de quem tenha um 6J (ou saiba), se é normal um barulho que ouço ao iniciar a marcha.
Quando arranco, logo no 1º segundo, ao tirar o pé do travão, da embraigem e acelerar ouço um genero de "ranger" na parte da frente, parece até vir da transmissão(?), travão ainda a travar(?).
É mesmo fracção de segundo e apenas me parece que faz ao arrancar e nem sempre.

Não consigo entender se vem do travão, transmissão, do pneu (mesmo arrancando sem mexer na direcção), do piso.

Alguem já reparou?

Obrigado
 
Consegues pôr um video? Se calhar é mais facil de perceber.. :\ Desculpa a pergunta, mas isso não será o sistema Hold? O carro fica travado por um tempo para não descair nas subidas?
 
não consigo mesmo... so pedido ajuda para alguem gravar.
Ya...o sistema Hold...já pensei nisso, mas nem sei como isso é exactamente. Tiras o pé do travão e ele fica parado durante...2 segundos? 5?
Eu acho que o meu carro não tem esse extra, pois em subidas, se nao fazer o ponto embraiagem ele desce.....ou se calhar ate tem, mas como faço logo o ponto de embraiagem nem da tempo de activar.........
se calhar é isso....
Mas tambem é normal fazer isso numa zona nivelada?

obrigado pela ajuda
 
Penso que todos tem de origem..não é extra. Sim como fazes logo ponto de embraiagem e ele tem o sistema, dá aquela sensação que o carro está com o travão de mão e ao soltar faz esse barulho. Mas se faz isso normalmente sem o carro estar numa inclinação é que é estranho :\
 
Hoje num semaforo experimentei. pé na embraiagem e pe no travão...
tirei o pé do travão, e ele descaiu-o então...
devo estar a fazer mal o procedimento, ou nao está 100% operacional..

Terei de facto ver com a seat

Obrigado pela ajuda
 
Last edited:
Hoje num semaforo experimentei. pé na embraiagem e pe no travão...
tirei o pé do travão, e ele descaiu-o então...
devo estar a fazer mal o procedimento, ou nao está 100% operacional..

Terei de facto ver com a seat

Obrigado pela ajuda

Tens que estar a subir e ter a 1ª metida.
Se te fizer esse ranger em plano, então não é o hill hold.
 
Ter a 1º metida ...pois.
Então estou a fazer o normal, e significa que não está a funcionar e sendo que vem de serie (acho), tenho de mandar ver isso pela garantia..
Isso e a cena do avisador de agua limpa vidros baixo, pois já acabou 2 vezes e nunca avisou..

Obrigado
 
Pessoal, este fdsemana finalmente percebi +/- ....ou pelo menos exclui algumas partes.
Pois o som é um "arranhar" que se houve ao carregar o ACELERADOR ..logo nas 800 a 1500 rotações em RALENTIM...
Tambem se houve a iniciar a marcha para a FRENTE E PARA TRÀS...
e para terminar, tambem faz em andamento em qualquer mudança ..a DETERMINADAS VELOCIDADES..a acelerar pouco ou nada...

É algo realmente QUASE imperceptivel em movimento, mas em manobras e em ralentim, ouve-se o dito "arranhar" "engasgar"...
Não estou mesmo a ver do que seja, acelerar? cabo no fim? (se é que tem mesmo cabo), embraiagem? caixa?

eu é que não tenho um telemovel em condições para vos mostrar, pois explicar assim, é complicado.

Quarta-feira vai á marca, e vamos la ver se conseguem ouvir o barulho pois normalmente tem sempre a dita resposta: ..."é normal"..
Nunca vi carros seat fazer isto, e muito menos outras marcas de carros que conduzi.
Depois dou-vos feedback
 
Definitivamente não é feitio.
Hoje na oficina, o mecânica lá se apercebeu do barulho e andou noutro carro identico e nao faz o dito barulho.
Agora para alem do que disse, faz LOGO quando o pomos a trabalhar...fica a "arranhar" durante uns 20 segundos..e o carro em si "vibra" como se fosse um telemovel (é estupido, mas é o que se sente) e o carro em movimento então é irritante e preocupante.

O mecanica falhou em injectores....e pelo o que tenho visto aqui na net, parece que ha muitos 6J com esse problema..
enfim...tanta marca para comprar e eu tinha de escolher Seat... já começo a sentir saudades do meu peugeot....
Já sabemos que nenhuma marca é perfeita, mas pronto, acho que tenho de me ir preparando para por o barrete..

Apenas para a semana é que vai ficar na oficina, e como ja ouvi que a SEAT gosta de fugir ás responsabilidades, ja estou a antever que tenho de me empinar com eles...

:/
 
Não será mas é o motor de arranque?? Tive esse "arranhar" num toyota e era motor de arranque. Cada dia que passava era pior.

Vou contar assim por alto pois não sei os nomes tecnicos... Quando se dá à chave o motor de arranque faz pegar o motor e logo depois do motor pegar há um pinhão ou um peça que é recolhida (isto para o motor de arranque nao ficar a girar com o motor do carro). O que acontecia é que não recolhia como deve ser e ficava ali a arranhar... Foi só mudar essa peça e ficou inpec.. Essa tal vibração de "telemovel" deve ser mesmo de "arranhar"...
 
Não será mas é o motor de arranque?? Tive esse "arranhar" num toyota e era motor de arranque. Cada dia que passava era pior.

Vou contar assim por alto pois não sei os nomes tecnicos... Quando se dá à chave o motor de arranque faz pegar o motor e logo depois do motor pegar há um pinhão ou um peça que é recolhida (isto para o motor de arranque nao ficar a girar com o motor do carro). O que acontecia é que não recolhia como deve ser e ficava ali a arranhar... Foi só mudar essa peça e ficou inpec.. Essa tal vibração de "telemovel" deve ser mesmo de "arranhar"...



POr acaso sei o que me estas a dizer...
Tive um problema no peugeot, em que tive de substituir o bendix(?), e aproveitei e troquei logo as escovas devido a ser um local de difícil acesso.
Penso que nao seja pois esse é mesmo uma ARRANHARRR...

este é mais um tipo de arranhar, algo a passar num tubo entupido...
é mais facil ao ouvir....
E com o andar da coisa, mais uma semana, certamente até em Italia se ouve o barulho e nessa altura talvez consiga gravar para colocar aqui..

isto realmente esta a ser muito estranho.
Nunca vi nada disto em nenhum forum por onde ja estive inscrito.

obrigado pela ajuda..
vou dando feedback
 
Não será volante do motor?

Independentemente do que seja se esta na garantia so tens de reclamar e chegar lá firme!
 
Last edited:
Não será volante do motor?

Independentemente do que seja se esta na garantia so tens de reclamar e chegar lá firme!


Já tinha ouvido falar nisso, mas nem sei quais os sintomas e o que afecta quando com problemas.
e sim, tenho sido afavel com eles, pois vejo ali alguma arrogancia, mas quando entregar o carro, uma coisa é certa.....nao o levanto enquanto nao estiver sem sintomas, nem que tenha de meter livro de reclamações para eles abaixarem a crista

obrigado pelas dicas
 
Já agora...
quem tem ibiza 6J...ja reparou com atenção no seu ponteiro das rotações ..em andamento??
No meu em andamento, acelerando ou pé levantado a uma velocidade estavel....o PONTEIRO..sobe e desce constantemente cerca de 1 a 2 milimetros...tipo "nervoso"..
Na oficina disseram que é NORMAL...mas eu franzi o olho e disse que nunca tinha visto tal coisa..
 
Sim, é pouco mesmo...

em relação ao outro problema, um amigo meu mecanico, sem ouvir tambem me disse logo embraiagem/motor do volante..
poxa, ja tou a ver a seat fugir ás responsabilidades... :/ e ainda tenho de esperar ate quarta para saber alguma coisa

Obrigado pelo vosso feedback
 
Rapaz, se o carro é novo e tem garantia quer por idade quer por kms e nao estiver mecanicamente alterado nem vestigios de mau uso porquê e como podem eles fugir as responsabilidade? Só tens de te manter firme e nao deixes que te façam de parvo. Como disseste e bem tens o livro de reclamaçoes e tens sempre a Seat Portugal para te queixares e ou até mesmo a Deco.

Os sintomas de volante de motor sao muito semelhantes aos que descreves, contudo pode variar de carro para carro e dependendo da origem/causa!

Vai dando noticias, boa sorte!
 
Back
Top