Problema em ibiza ahu 90 cv e duvida

Boas, pelo que já li já houve quem tivesse o mesmo problema que tenho no meu tdi, mas o meu deve ser um "achado", porque já fiz um monte de tentativas para eliminar e ainda não consegui...
O meu ibiza, de há uns tempos para cá entra em safe mode e só passa quando desligo e ligo o carro.
No diagnóstico dá apenas "pressão colector", e desde então já verifiquei todos os tubos de vácuo, substitui o sensor de pressão do tubo do intercooler, a N75 e a MAF e nada, sempre que o turbo entra em carga o carro parece que trava, agoniante...
Agora descobri uma válvula de fabrico americano que está por baixo do reservatório da água, onde liga um tubo que sai do vacuo dos travões, passa por essa valvula e entra para dentro do carro no mesmo local onde entram os tubos de agua da chaufage. Não faço a minima ideia de que cena é e já vi em dois ibizas AHU´s e nenhum usa essa valvula.
Para quem quizer e puder ajudar vou pôr aqui a refêrencia da valvula,e se procurarem no motor de pesquisa do google apenas aparecem nos foruns dos States e em Vr6 e outras "bombas do género. A discrição é um solenóide de uma bomba de ar... não sei se terá alguma coisa a ver com o problema do carro.

O site da válvula é este:

http://www.aboveallmotorwerks.com/P...-Valve__GENUINE-spc-VW-AUDI_191906283A_S.aspx

Indicada para o GOLF 2.8 México ...lollll:D:D:D

Abraço
 
Boas, essa valvula que falas penso ser a que te avisa de falta de agua no reservatorio, mas não deve ter nada haver com o teu problema.

Em relação ao teu problema, pelo que já verificas-te só te falta ver se o problema é do turbo, pode ser.
Mas deixa que alguem entendido te virá ajudar melhor que eu.
Abraço.
 
Boas, pelo que já li já houve quem tivesse o mesmo problema que tenho no meu tdi, mas o meu deve ser um "achado", porque já fiz um monte de tentativas para eliminar e ainda não consegui...
O meu ibiza, de há uns tempos para cá entra em safe mode e só passa quando desligo e ligo o carro.
No diagnóstico dá apenas "pressão colector", e desde então já verifiquei todos os tubos de vácuo, substitui o sensor de pressão do tubo do intercooler, a N75 e a MAF e nada, sempre que o turbo entra em carga o carro parece que trava, agoniante...
Agora descobri uma válvula de fabrico americano que está por baixo do reservatório da água, onde liga um tubo que sai do vacuo dos travões, passa por essa valvula e entra para dentro do carro no mesmo local onde entram os tubos de agua da chaufage. Não faço a minima ideia de que cena é e já vi em dois ibizas AHU´s e nenhum usa essa valvula.
Para quem quizer e puder ajudar vou pôr aqui a refêrencia da valvula,e se procurarem no motor de pesquisa do google apenas aparecem nos foruns dos States e em Vr6 e outras "bombas do género. A discrição é um solenóide de uma bomba de ar... não sei se terá alguma coisa a ver com o problema do carro.

O site da válvula é este:

http://www.aboveallmotorwerks.com/P...-Valve__GENUINE-spc-VW-AUDI_191906283A_S.aspx

Indicada para o GOLF 2.8 México ...lollll:D:D:D

Abraço

O teu problema está certamente no turbo.., ou algo relacionado com o mesmo.., penso que não terá nada a ver com essa válvula que referes..!!
Tens o carro reprogramado!?
Pelo que falas-te deve ser algum tubo de controlo do turbo roto, ou alguma fuga no colector.., pela referência do motor o teu turbo é de geometria fixa..certo?!

abraço
 
Boas, essa valvula que falas penso ser a que te avisa de falta de agua no reservatorio, mas não deve ter nada haver com o teu problema.

Em relação ao teu problema, pelo que já verificas-te só te falta ver se o problema é do turbo, pode ser.
Mas deixa que alguem entendido te virá ajudar melhor que eu.
Abraço.

Boas, caro kitdi, não é a valvula de aviso de falta de água! O carro não a usa, a válvula em questão fica POR BAIXO do frasco da água e ligam uma ficha e 2 tubos de vacuo.


Abraço
 
Boas, caro kitdi, não é a valvula de aviso de falta de água! O carro não a usa, a válvula em questão fica POR BAIXO do frasco da água e ligam uma ficha e 2 tubos de vacuo.


Abraço

Consegues arranjar uma foto dessa valvula mas do teu carro??
 
É um bocado dificil, porque sou um bocado leigo nisto dos computers, mas para os que a têm é fácil de ver pois é a unica que está por baixo do frasco da água e onde ligam 2 tubos de vacuo e uma ficha de 2 pinos. Os que não a têm, existe no mesmo sitio um pequeno apoio de chapa que sai da torre de suspensão onde fixa a válvula. Eu só gostava era de saber qual a função...

Abraço
 
O teu problema está certamente no turbo.., ou algo relacionado com o mesmo.., penso que não terá nada a ver com essa válvula que referes..!!
Tens o carro reprogramado!?
Pelo que falas-te deve ser algum tubo de controlo do turbo roto, ou alguma fuga no colector.., pela referência do motor o teu turbo é de geometria fixa..certo?!

abraço


Caro TGV, é de facto de geometria fixa, eu não sei se há alguma ligação com dessa válvula com o defeito que existe, porque os tubos estão vistos e revistos, não vejo nenhuma fuga no colector, para além de ter mudado as peças que já referi. Essa valvula têm a designação inglesa de SOLENOIDE AIR PUMP e mais qualquer coisa... Ora isso traduzido há-de dar qualquer coisa parecido com BOBINA BOMBA DE AR, mas qual bomba???!!! E para além disso há o tal tubo que parte dessa válvula e entra para dentro do carro, mas para que dispositivo???!!!!

Acho que amanhã vou á Seat "pedir contas aos gajos":D
 
Essa válvula de que falas, ligada ao tubo de vácuo do servofreio, é a válvula da EGR.
Não há mais nenhuma válvula no AHU que funcione com vácuo. A não ser das fechaduras :rir:

Bom, mas... Falas num sensor de pressão no tubo do intercooler, que é outra coisa que o AHU não tem.. Tem sim um sensor IAT, mas a ausência de sinal do Intake Air Temperature, não provoca safemode.

Se já substituiste todos os tubos de vacuo, eu digo que o problema é o tubo interno do MAP. Um tubo que está dentro da UCE. Pelas indicações que deste, eu apontaria para aí.

Verifica isso, depois conta como foi.

Abraço
 
Essa válvula de que falas, ligada ao tubo de vácuo do servofreio, é a válvula da EGR.
Não há mais nenhuma válvula no AHU que funcione com vácuo. A não ser das fechaduras :rir:

Bom, mas... Falas num sensor de pressão no tubo do intercooler, que é outra coisa que o AHU não tem.. Tem sim um sensor IAT, mas a ausência de sinal do Intake Air Temperature, não provoca safemode.

Se já substituiste todos os tubos de vacuo, eu digo que o problema é o tubo interno do MAP. Um tubo que está dentro da UCE. Pelas indicações que deste, eu apontaria para aí.

Verifica isso, depois conta como foi.

Abraço

Tens razão e não tens...

De facto a referida valvula que o rapaz diz ter é muito raro de ser ver num carro desses, mas existem, prova disso é o dele ter e eu estou a escrever isto precisamente porque o meu tambem tinha, e te garanto que tem influencia no andamento do carro e não é pouca.

Troca essa valvula e verifica a cabelagem/tubagem dela, segue-a até dentro do carro e substitui tudo.

No entanto se mesmo isso não resultar tens razão sim senhor ao mencionar o tubo que está dentro da centralina, normalmente o problema é mesmo esse.

Ve na N75 qual deles é esse tubo que liga na centralina e troca-o porque por vezes está rasgado tambem, caso já o tenhas feito, abre a centralina, lá dentro tens a continuação desse tubo, cerca de 5cm que costuma rasgar e até estar babado de oleo, troca esse tambem.

Ultima hipotese, tira o turbo fora, manda-o limpar e calibrar.
 
Ok, obrigado pela ajuda, de facto falta ver esse tal tubo interno da centralina e trocar também o relé 109 que me disseram que também pode provocar o SM, de qualquer maneira não sabes qual a utilidade dessa válvula?
Continuei a pesquisar e só é utilizada nos EUA e em carros muito "esquisitos", como golf´s 2.8, passat´s VR6 etc. etc. e já agora quando substituistes a tubagem esse tal tubo q entra para dentro do carro vai até onde?

Abraço
 
boas brcs...
e assim, ja me apareceu um problema desses numa astra 1.7dti... a vag com dava um erro na valvula de pressao do turbo... substitui as 2 valvulas e nada... por mero acaso, descobri um turbo de intercooler com uma pequena frissura... mas era o bastante pra que ao puxarmos pela carrinha ela entrasse em modo de segurança... no caso das astras, aparece um simbolo que e um carro com uma chave por cima, e a carrrinha deixa de puxar...

espero ter ajudado..

abraço
 
Ok, obrigado pela ajuda, de facto falta ver esse tal tubo interno da centralina e trocar também o relé 109 que me disseram que também pode provocar o SM, de qualquer maneira não sabes qual a utilidade dessa válvula?
Continuei a pesquisar e só é utilizada nos EUA e em carros muito "esquisitos", como golf´s 2.8, passat´s VR6 etc. etc. e já agora quando substituistes a tubagem esse tal tubo q entra para dentro do carro vai até onde?

Abraço

A isso já não te sei responder amigo, já foi á uns anitos e pouco percebia de carros na altura, foi dos primeiros stresses que tivve no carro quando o comprei em 2002 e foi o mecanico que fez quase tudo embora eu estivesse a ver.
 
Se não se souber a finalidade da tal válvula, é muito difícil opinar àcerca do assunto.
Estive a procurar no Elsa no esquema eléctrico do AHU e não há referência nenhuma a mais nenhuma válvula a trabalhar com vácuo a não ser a EGR.

O tubo que liga à UCE, não está conectado à N75, mas ao colector de admissão.

Abraço
 
Se não se souber a finalidade da tal válvula, é muito difícil opinar àcerca do assunto.
Estive a procurar no Elsa no esquema eléctrico do AHU e não há referência nenhuma a mais nenhuma válvula a trabalhar com vácuo a não ser a EGR.

És capaz de ter razão mas que ela lá estava isso eu garanto.:D
Mas tambem digo, quando essa valvula avariou o carro não fazia safes, simplesmente não puxava nada logo desde o arranque.

O tubo que liga à UCE, não está conectado à N75, mas ao colector de admissão.

Aqui tens toda a razão, engano meu, estava a pensar bem mas a escrever mal.

Abraço

:clap:
 
Bati no fundo... Nem os gajos da SEAT viram tal coisa, e o print que o gajo das peças tirou com a referencia dessa valvula têm as conecções todas diferentes daquelas que o meu têm e garanto-vos que é de origem, não sei mais o que fazer...
Vou desmontar a centralina e ver o tal tubo mas tou sem fé nenhuma...

Abraço
 
Colegas, podem encerrar este tópico, porque finalmente e ao fim de 6 meses (também por falta de tempo), resolvi o problema. TUBO INTERNO DA CENTRALINA FISSURADO. Coisa minima mas crucial !!

Obrigado a todos por terem insististido na cena do tubo porque senão acho que ainda não era desta que tirava a centralina fora...afinal numa hora resolvi tudo.
Abraço e mais uma vez o meu obrigado
 
Colegas, podem encerrar este tópico, porque finalmente e ao fim de 6 meses (também por falta de tempo), resolvi o problema. TUBO INTERNO DA CENTRALINA FISSURADO. Coisa minima mas crucial !!

Obrigado a todos por terem insististido na cena do tubo porque senão acho que ainda não era desta que tirava a centralina fora...afinal numa hora resolvi tudo.
Abraço e mais uma vez o meu obrigado



Ainda bem amigo! ;)

Bom trabalho..!! ;)

P.s.- Já que a tives-t aberta tinhas já soldado as socket's..! :D

abraço
 
Ainda bem amigo! ;)

Bom trabalho..!! ;)

P.s.- Já que a tives-t aberta tinhas já soldado as socket's..! :D

abraço

Pois ... mas prefiro o "animal" assim, já têm 200 mil, alguns deles feitos em condições que n lembram ao menino Jesus por isso e antes que dê o badagaio mais vale original, ainda á pouco vim da Mealhada pela A1 e já bateu nos 200 outra vez, chega e sobra...
Já agora por acaso não sabes onde é que posso arranjar aquele suporte de manómetros que equipa o GTI (acho) e que fica na consola central? Se souberes apita
Abraço
 
Last edited:
Back
Top