Problema Eléctrico 6k

Boas pessoal!
Aconteceu-me um problema bem estranho na minha gt tdi 90.
Depois de uma viagem de 200Kms, tudo tranquilo, parei o carro e apareceram uma série de sintomas:

  • Fecho centralizado deixou de funcionar, o comando da chave agora não fecha as portas, tenho de fechar fisicamente com a chave no canhão.
  • Quando desligo o motor o ponteiro do conta rotações fica no mesmo sítio que ao relanti (antes das 1000rpm) e não desce.
  • Ao desligar o motor os km's totais do carro apagam-se e as horas também, ficando tudo em branco. Quando volto a dar à chave na 1ª posição, o ponteiro das rotações fica no zero onde devia estar e os km's totais voltam. Porém, as horas e os km's parciais fazem sempre reset. O rádio não perde definições nenhumas.
  • As luzes do plafonier no tecto deixaram de funcionar e não ligam em posição nenhuma.

Acrescento que o carro está todo de origem e sempre esteve, sendo que neste momento o único stress que tem é a MAF avariada, portanto anda com um diodo na ficha da maf para simular o seu funcionamento a 100%.

Perante isto alguém tem ideias? lol Pode ser do diodo na MAF?
Obrigado desde já!
 
amigo bateria parece me a hipótese mais forte, se tiveres uma testar, troca, e vê também o cabo de massa, e muitas vezes o lodo que ganha a volta isola a massa, e o carro atrofia todo
 
Bateria amigo? Mas ela é recente... E o carro nunca teve nem tem problema algum a pegar... Vou ver o cabo de massa então... Obrigado!
 
Não é bateria, é o fusível nº 21 que rebentou. Na caixa de fusíveis, é o segundo a contar da direita; é azul de 15 amperes. Substitui esse gajo e já deverás ter o problema resolvido. Vi logo que era isso pelo conta-rotações não descer. Já me aconteceu isto, portanto tenho 99% de certezas em que foi o fusível.
 
não é bateria, é o fusível nº 21 que rebentou. Na caixa de fusíveis, é o segundo a contar da direita; é azul de 15 amperes. Substitui esse gajo e já deverás ter o problema resolvido. Vi logo que era isso pelo conta-rotações não descer. Já me aconteceu isto, portanto tenho 99% de certezas em que foi o fusível.

x 2
 
Não é bateria, é o fusível nº 21 que rebentou. Na caixa de fusíveis, é o segundo a contar da direita; é azul de 15 amperes. Substitui esse gajo e já deverás ter o problema resolvido. Vi logo que era isso pelo conta-rotações não descer. Já me aconteceu isto, portanto tenho 99% de certezas em que foi o fusível.

O quê, é só a porra de um fusível? lol
Ok vou ver isso então amigo!
Muito obrigado ;)
 
Era mesmo isso amigo! Bastou trocar o fusível e com 50 cêntimos ficaram os problemas todos resolvidos :p
Muito obrigado a todos!
Abraço!
 
Agora tem cuidado daqui para a frente. É possível que o gajo tenha fundido devido a algum pico de corrente. Se assim foi, é provável que haja outro pico, portanto aconselho cautela. Comigo não houve problema porque o meu rebentou devido a um curto-circuito que criei inadvertidamente com o isqueiro (devia rebentar o fusível nº 22 que é do isqueiro mas não, fundiu o 21...) e até hoje nunca tive chatices.

O que acabei de dizer também serve de dica. Se algum dia precisarem de trocar o isqueiro (não a resistência, estou a falar do próprio isqueiro) e, por acaso, ouvirem um ligeiro estoiro vindo dos fusíveis, comecem por ver o 21. É que o meu isqueiro deu curto-circuito (por culpa minha, não por mau funcionamento) por duas vezes, e nessas duas vezes foi precisamente o 21 que rebentou.
 
Agora tem cuidado daqui para a frente. É possível que o gajo tenha fundido devido a algum pico de corrente. Se assim foi, é provável que haja outro pico, portanto aconselho cautela. Comigo não houve problema porque o meu rebentou devido a um curto-circuito que criei inadvertidamente com o isqueiro (devia rebentar o fusível nº 22 que é do isqueiro mas não, fundiu o 21...) e até hoje nunca tive chatices.

O que acabei de dizer também serve de dica. Se algum dia precisarem de trocar o isqueiro (não a resistência, estou a falar do próprio isqueiro) e, por acaso, ouvirem um ligeiro estoiro vindo dos fusíveis, comecem por ver o 21. É que o meu isqueiro deu curto-circuito (por culpa minha, não por mau funcionamento) por duas vezes, e nessas duas vezes foi precisamente o 21 que rebentou.

Ok amigo, obrigado! Realmente não tenho ideia do que possa ter provocado o pico de corrente, porque aconteceu enquanto vinha 200Kms em auto-estrada, sempre sem passar dos 120... Pode é ter alguma coisa a ver com o facto de ter um diodo na ficha da maf, não sei... Vou deixar andar para ver se volta a acontecer.
 
Back
Top