Problema com funcionamento de IBIZA GTTDI/98

Boas para todos,

Tenho um problema com o meu Ibiza GT TDI de 110cv que é o seguinte:
Tudo começou há uns anos após uma revisão na SEAT, ia na CREL e o carro de repente não passava dos 120 kms mesmo com o pedal do acelerador a fundo, depois de voltar à SEAT passou a falhar na 3ª velocidade e com o tempo falhava ainda mais, ao fim de um tempo o carro deixou de fazer isto mas perdeu aquela rapidez e força que caracterizava o carro quer no arranque quer a ultrapassar. Ao fim de um tempo desisti de ir na SEAT e comecei a tentar resolver o problema em oficinas particulares; a 1ª vez fui num mecânico da SEAT, que me disse que era a centralina, ai ele colocou outra para eu experimentar (estava reprogramada pela ABT para 150cv) e ao experimentar voltei a sentir aquele prazer de conduzir o carro e pensei ter o problema resolvido e acabei por ficar com a centralina, mas ao fim de uma semana comecei a sentir os mesmos problemas fui lá e disse que estava tudo bem já que na maquina não acusava nada, e como às vezes deixava de ouvir o assobio do turbo pensei que estivesse com algum problema e fui numa oficina que só trabalhava com Diesel e turbos no Seixal e após verem o carro disseram-me que o tubo que liga o turbo estava rachado e tinha uma ventoinha com as pontas dobradas, repararam mas nunca e configuraram bem por causa dos valores da programação da centralina, ai voltei ao mecânico da SEAT que me indicou uma oficina no campo grande e tenho ido lá já à alguns anos e já fizeram o seguinte:
Verificaram o turbo, trocaram os injectores, trocaram o medidor de massa de ar, reprogramaram a centralina de outra forma, desactivaram o AGR, trocaram toda a tubagem, trocaram a válvula do turbo e a outra que esta ao lado (ficam por trás do motor), trocaram a peça na ignição onde roda a chave, verificaram os sensores quer do pedal do acelerador e travão.
Como vêm muita coisa, o carro melhorou muito mas mantêm o seguinte problema: Umas vezes o carro funciona de uma forma normal (rápido e cheio de força) e outras não, aqui o que acontece é o seguinte: o carro não puxa tão bem, não é tão rápido o que dificulta em algumas ultrapassagens, o som/cantar do motor é diferente umas vezes é forte e certo e outras é mais fraco (pensei no motor mas disseram-me que se o motor tiver um problema funciona sempre da mesma forma) as vezes parece abafado, o comportamento em estrada quando está bem é diferente o carro agarra-se melhor à estrada, ao pegar e ao desligar muitas vezes não é o mesmo, umas vezes logo após o ligar percebe-se que está a funcionar bem e noutras não, tenho quase a certeza que quando o tempo está quente que o carro fica/trabalha melhor, muitas vezes ao fim parar muitas vezes e voltar a andar o carro fica pior e depois de parar por algum tempo e voltar a andar já está normal, quando está bom ao mínimo toque no acelerador ele responde logo, responde melhor em baixas rotações, não se nota um fosso que fica na passagem de uma velocidade para outra e as mudanças entram melhor, quando não está bom ai por volta das 1500 rpm soluça um pouco e disseram-me que pode ser da EPROM (não sei se é assim que se escreve) da centralina e que seria aconselhável testar com outra.
Peço desculpa pelo comprimento do texto mas tentei explicar tudo o que foi acontecendo e tudo sinto quando o conduzo.
Se houver alguém que possa ajudar, que tenha tido problemas idênticos, qualquer dica, qualquer coisa pode ser útil, porque o que me faz um bocado de confusão é o carro umas vezes funcionar de uma forma que é o normal e noutras não e não encontram explicação para isto.
Desde já agradeço a todos qualquer ajuda.

Abraços
Jose Fernandes
 
Sabes que para retirar mais partido (rendimento) da mecânica foi colocada electronica, o problema maior que adevêm daí é ter na electronica muitas protecções para potecão tanto da mecânica como dos próprios modulos electronicos.
Agora só uma questão o carro começa a puxar mal logo desde que o ligas ou em andamento, o meu tinha os tubinhos que vao á electrovalvula do trubo estalados e com fugas e isso originou a que acumulasse muito carvao na geometria do trubo.
Cumps
 
Last edited:
Andamento

A maioria das vezes quando o ligo nota-se logo se o carro está a andar bem ou não, por outro lado, não muitas vezes já aconteceu não estar bem e ao fim de algum tempo ficar a andar melhormas nunca a andar bem, não sei se destas vezes não teria a ver com ponteiro da temperatura não estar ainda nos valores centrais

Obrigado
Abraços/jose Fernandes
 
Por acaso a geometria do teu turbo nao poderá estar a prender?
Quando ligas o carro, sentes o turbo a activar passados 2 ou 3 segundos?

Quando puxas por uma mudança a fundo, mais do que 5 segundos seguidos, o carro deixa-te de puxar assim de repente? Até parece que o pedal do acelarador fica mais leve e o som do escape mais abafado. Notas esta diferença ?

Realmente ja investiste uma data de massa a resolver isto :(



A maioria das vezes quando o ligo nota-se logo se o carro está a andar bem ou não, por outro lado, não muitas vezes já aconteceu não estar bem e ao fim de algum tempo ficar a andar melhormas nunca a andar bem, não sei se destas vezes não teria a ver com ponteiro da temperatura não estar ainda nos valores centrais

Obrigado
Abraços/jose Fernandes
 
Barometer

Como é possivel verificar se a geometria do turbo está a prender ou não?, o que se sente, ou como se verifica se o turbo activou passados 2/3 segundos? é pelo assobio ou por outra coisa?
Quando o carro está a andar normal quando puxo não noto nada de estranho, agora quando ele não está normal ai sim eu sinto isso que dizes, o pedal do acelerador fica mais leve e quando carrego nele o carro não responde logo o que se nota bastante se queremos fazer aquelas ultrapassagens em 2ª 3ª e
4ª 's, no som tambem noto nesta situação que ele fica tipo abafado, eu costumo a dizer que é o som que ouvimos de dentro do carro, sendo que a mim me parece do motor mas se calhar tu tens razão e é do escape, é que eu acerca de mecanica e electronica de carros não tenho muitos conhecimentos.
Se puderes ajudar em alguma coisa agradeço

Abraço
Jose Fernandes
 
Gttdi98

Barometer,


Às vezes no o seguinte e hoje notei: as vezes puxa bem a fundo tipo 4ª e 5ª e quando abrando noto o pedal mais leve e o som do carro fica abafado, e após sei lá 3/4 minutos o carro volta ao normal.


Abraço
Jose Fernandes
 
Bom, voltar ao normal, o meu so voltava, quando desligava e voltava a ligar.

Se sentes o pedal do acelarador a ficar mais leve e o carro a nao puxar, e o som do escape mais abafado (nao tao metalico) entao é praticamente certo que o turbo parou.
O turbo sente-se q esta ligado, pelo assobio, pelo "peso" do acelarador quando pisamos e pela resposta, claro.

De manha quando ligas o carro, deves ouvir o turbo a activar, como se fosse um assobio a "nascer". 2 ou 3 segundos depois de dar à chave.

No meu caso resolveu-se com uma Viagem ao Algarve , sempre a 120-140.

Vai dando noticias. :)
 
resposta a tua pergunta

jose espero que te possa ajudar pois tive o mesmo problema com o meu carro ibiza 6k tdi 90cv 99/4 com algumas alteraçoes certo dia aconteceu-me o mesmo que a ti senti tudo o que sentiste a meu carro estava bastante estranho e tb demorei bastante a descobrir o meu problema era a bomba injectora que estava avariada !! estas bombas deste carro teem ajuste electronico consuante a nessecidade ela atrasa ou avança consuante ela necesita tive de reparar essa peça manda ver alguem que saiba ou o pergunta a alguem que repare bembas injectoras o meu ficou novo depois de como tu partir mt a cabeça alem ke tb podes ter e o teu turbo estalado tb podes perder alguma potencia por vezes 1 abraço deste amigo
 
Não deixei de reparar neste post visto ter um carro igual... apenas quero corrigir ou esclarecer uma coisa, o pedal do acelerador é impossivel umas vezes estar mais pesado do que outras. Estes carros não têm ligação fisica do acelerador ao motor, é constituido por uma mola que por sua vez exerce sempre a mesma força, e a transmissão de dados é feita sem fios.

Qt ao problema do carro... concordo com o Slip, pode ser da bomba injectora, a precisar de um pequeno ajuste ou limpeza... pk de resto já levou quase tudo novo o que podia causar estes problemas.
No entanto o meu tb deixou de ter agilidade... e ao fim de 1 semana deixou de puxar por completo, era a geometria do turbo presa com carvão, nada que uma limpeza n resolveu. mas nesta situação o carro corta e já n volta ao normal sem o desligares primeiro.

Já ligaste o carro a algum cabo/PC para verificar anomalias na centralina?

Cumprimentos!
 
boas já agora uma pergunta onde mandas te limpar a geometria do turbo? e kt te ficou? notaste diferenças no carro? é que eu acho que o meu tá a precisar disso
 
Esse problema da geometria o meu ja teve. Pelo menos, pela explicação que deste e muitos outros, era igual o problema.
Eu resolvi-o com uma viagem ao Algarve sempre a 120, 140, as vezes 150. Nao foi preciso esticões ( aliás, o objectivo era deixar o turbo trabalhar sem picos, para nao prender a geometria e ir queimando o carvao).
Ja la vai 4 meses e nunca mais prendeu !! :rir:

Mas em relação ao peso do acelarador, eu sei que nao tem cabo, mas eu sentia a ficar mais leve ! Nao sei explicar ao certo, a "sensação" pelo menos era essa. :)





Não deixei de reparar neste post visto ter um carro igual... apenas quero corrigir ou esclarecer uma coisa, o pedal do acelerador é impossivel umas vezes estar mais pesado do que outras. Estes carros não têm ligação fisica do acelerador ao motor, é constituido por uma mola que por sua vez exerce sempre a mesma força, e a transmissão de dados é feita sem fios.

Qt ao problema do carro... concordo com o Slip, pode ser da bomba injectora, a precisar de um pequeno ajuste ou limpeza... pk de resto já levou quase tudo novo o que podia causar estes problemas.
No entanto o meu tb deixou de ter agilidade... e ao fim de 1 semana deixou de puxar por completo, era a geometria do turbo presa com carvão, nada que uma limpeza n resolveu. mas nesta situação o carro corta e já n volta ao normal sem o desligares primeiro.

Já ligaste o carro a algum cabo/PC para verificar anomalias na centralina?

Cumprimentos!
 
Boas malta!

O meu turbo fui eu que desmontei e limpei... fica-te em umas 4 ou 5 horas de trabalho.
Aproveitei para demontar todas as tubagens de ar incluindo o IC e limpei tudo para retirar o oleo que vai entrando do respiro do motor, limpei as camadas brutais de carvão no colector de admissão devido à EGR que por sua vez ficou OFF e já foi a inspecção e não acusa gases nem nada.

è facil de desmontar, se o fizeres... usa luvas senão andas uma semana ou 2 com as unhas bem pretas! :D

Depois disto tudo notei que o carro andava bem melhor do que antes... isto tb porque mal arrancava e entrava em safe mode ao fim de 5 segundos. mas comparado com antes de isto acontecer fiquei com a impressão de ele puxar melhor!

Alguma dúvida na desmontagem é só perg!

Cumprimentos
 
Parabens, eu sou aventureiro mas nisso..... não me meti, porque o Acacio dize-me q depois deretirar o turbo, resolver o problea da geometria presa o mesmo ficou descalibrado, se o monta-se assim, andava uns dias e depis capute.... partia..
 
a geometria só tem uma maneira de encaixar... e o turbo foi calibrado limpo... ou seja com o peso do carvão que ganha é que descalibra... e retirar tampas, a da compressão e a de escape não afecta em nada o funcionamento da turbina. Se desmontares as turbinas e mexeres nos retentores do óleo... aí sim descalibras a coisa. agora só limpar não tem problema nenhum!

é á confiança! e mt facil de fazer.

Se alguém precisar explico como se faz.

Um abraço
 
a geometria só tem uma maneira de encaixar... e o turbo foi calibrado limpo... ou seja com o peso do carvão que ganha é que descalibra... e retirar tampas, a da compressão e a de escape não afecta em nada o funcionamento da turbina. Se desmontares as turbinas e mexeres nos retentores do óleo... aí sim descalibras a coisa. agora só limpar não tem problema nenhum!

é á confiança! e mt facil de fazer.

Se alguém precisar explico como se faz.

Um abraço

eu precisava de saber como se faz, kero ver se tenho a geometria presa
já agora aonde fica a N75 no meu bogas:whistle:
 
Resolvido

Caros,


Parece que finalmente este problema se encontra resolvido ao fim de tanto tempo sem antes ainda ter acontecido um algo que não estava nas previsões, a solução foi uma nova reprogramação, ajustes na Bomba Injectora e tambem uma reparação do alternador. Quero agradecer a todos os que deixaram aqui as suas dicas as quais são sempre importantes para se tentar perceber quais os caminhos que podemos seguir e quias os que já não valem a pena, mais uma vez obrigado.
 
Back
Top