Problema com a trovoada!

Boas pessoal é o seguinte, quase sempre que há trovoada aqui para a minha zona, estragam-se peças do meu pc por causa do fio de telefone. Já se foram alguns modems, até que decidi comprar um daqueles bloco de tomadas todos XPTO em que o fio do telefone passa por lá e só depois vai ao modem/router e tem aquelas protecções contra picos de tensão! Mas ontem tornou a trovoar de tarde e acho que me fodeu o bloco de tomadas (se ligar directamente o fio de telefone ao modem ele reconhece o sinal adsl e liga, se o meter no bloco o modem não dá sinal de adsl) para além de me ter fodido a placa de rede onboard do pc já que ele não consegue ligar ao modem/router (tem o cabo ethernet ligado mas simplesmente é como se o pc não o reconhece-se pois não liga a luz no modem) já experimentei num pc portatil e está tudo bem com o modem/router e o cabo Ethernet! O que acho estranho é que ao ligar o PC antes de dar aquela parte em que está a carregar o sistema operativo a luz fica ligada mas depois apaga-se. O que queria de vós eram ideias para impedir de isto voltar a acontecer?
( tirar o fio é sempre a melhor solução mas por norma a trovoada não avisa quando vem e quando se ouve o barulho do trovão já se vai tarde demais)

Desde já obrigado pela ajuda!
 
Primeiro calma com as asneiras;-)
Depois quanto ao PC, vai ao gestor de dispositivos e vê o que diz sobre a placa de rede, tive um problema parecido no portátil, dava por wireless, mas não por ethernet.
Depois, deves ter as ligações mal feitas, com algum fio-terra que te provoca isso na rede(acho que é mais ou menos assim, não sou nenhum entendido nisto)
 
isso tem terra ?? mas é normal as trovoadas mandarem os routers/modems as vida

facilmente entra na linha

mas é uma questao de ver quando está previsto trovoada é desligar o fio

e outra coisa faz um teste ao fio de terra a ver se isso esta a bom
 
Para o PC a placa de rede está boa, o problema é as descargas via fio de telefone! O fio de telefone também tem fio terra? Desculpem a ignorância :lol:
 
Actualmente ligações PT dentro do cliente não usa fio terra
nas normas da PT a ligaçao dentro do cliente é directa sem nenhum sistema de protecção como se utilizava antigamente (Fuziveis) apenas leva uma resistência que não faz nada se a descarga vier pelo telefone não tens grandes hipóteses
o bloco de tomadas alguns tem fusível pode ser que te safes

Normalmente ao vir pelo telefone a porta ethernet do router costuma queimar também
 
Last edited:
A pala do mau tempo e dos temporais a pt n semana passada já me trocou tudo....até o cabo até ao poste trocaram pois não tinha nada...tv internet Telecom tudo em baixo.

Sent from my GT-P5100 using Tapatalk 2
 
trevoada?
3e84959d.jpg



passa o pc para wireless (sim é estupido quando tens o modem colado a ele como eu tenho), e quando não precisares da net desliga o cabo.
só desde que comecei a fazer isso que as coisas acalmaram por aqui, na altura dos modens USB perdi-lhe a conta!
a tripla é possível que não funcione de novo pois algumas têm um bloco que aguenta um certo números de picos e morre.
 
o que é chato é que a PT nunca se responsabiliza por danos provocados pela trevoada(equipamentos do cliente placas de rede e assim)
 
Lá vai ter que ser, tinha uma pen usb wifi para ali perdida e agora lá vai ter que ser! Por acaso a porta ethernet do router funciona só queimou mesmo a placa onboard de rede e deve ter queimado as ligações dentro do bloco de tomadas para o fio do telefone!
 
o que é chato é que a PT nunca se responsabiliza por danos provocados pela trevoada(equipamentos do cliente placas de rede e assim)
Responsabiliza sim amigo, ja me deram um nao uma vez, mas fiz queixa na DECO e eles la tiveram de mandar o chequezinho, isto ha uns anos atras, agora tenho seguro e participo a companhia, é mais simples e rapido :)
 
Back
Top