Problema - caixa de velocidades???

Tizurcio pode ser esse selector como tambem algum apoio do motor estar partido e fazer força na caixa logo nota-se nessas mudanças.
 
Eu tive problemas com a minha caixa á 2 meses e ainda tenho ocarro parado, tive 2 meses para arranjar vontade para a tirar fora e digo vos que trabalheira para a tirar. qt a preços anda entre os 200€ nos olxs, 500€ na sucata e 1200 uma reconstruida. o meu mal foi uma gulpilha que se soltou e deixou o veio dos planetários sair fora e partiu a coloche. resultado mandar soldar a coloche e prender a gulpilha como deve ser. ao que sei é algo crónico nestes carros. a minha caixa foi construida lá nas argentinas! é um ibiza 1.9tdI de 2001 já que a caixa está fora e a frente desfardada bota veneno.... ic, embraiagem reforcada, turbo á maneira e no fim bicos e repro... ou anda ou parte!:evil::evil:
 
A minha está agora aberta. Vou começar por meter uma embraiagem nova e tirar as folgas dos selectores. Só depois parto para a caixa. Johnny quanto te ficou o arranjo da caixa? Notavas algum outro sintoma para além das velocidades não entrarem? A minha faz também um ligeiro ruido entre as 1500 e as 2500 rpm que não sei de onde vem. Vou trocar tudo na embraiagem, inclusivé o rolamento de encosto que poderá ser o responsável por este pequeno ruido.
 
estou com o msm problema as mudanças custam a entrar puxo pelo bixo a 3 a entrar fica bue dura a marcha a traz arranha sempre.......ja estou f***** com isto vai andar ate partir.....ja mudei valvulina ja saquei a caixa fora uma data de vezes e nada.....anda ate partir depois logo se ve.....tenho apoios de motor todos bons o selector e que ainda nao vi.....ja me disseram que e o cabo que vai ao selector que trabalha dentro de uma bicha e com o tempo fica uma massa manhosa la dentro que dificulta a meter mudancas....mas sinceramente ja n sei o que fazer......é ate partir:D:D
 
Depois de desmontado, pelo que o mecânico me disse "as molas" (penso que será do prato) estavam a fazer pouca pressão e que poderia ser essa a origem do problema. Depois de substituido e montado vamos ver como vai ficar. Agora só tenho novidades na segunda-feira. A embraiagem foi para reforçar.

Amigo mekas, salvo erro o 6k2 não tem esse cabo, por isso não virá daí o meu problema.
 
Last edited:
Bem, aqui estou novamente, já com embraiagem mudada. A caixa melhorou bastante depois da mudança da embraiagem e do ajuste dos selectores, mas de vez em quando ainda noto uma certa resisteência nas velocidades a entrarem. Especialmente 1ª e 2ª. Vou fazer mais uns km para avaliar melhor o problema.

A embraiagem ficou a pegar muito mais em baixo. Praí a meio. é normal isto acontecer. Mete-me uma certa confusão, mas deve ser do hábito..
 
Bem, depois de 500 km feitos após a muda da embraiagem, noto muitas melhorias, as velocidades entram muito melhor. Noto apenas uma pequena resistência na 1ª e por vezes na 4ª mas nada de significativo. Provavelmente originada pelas velocidades andarem algum tempo a entrar quase a martelo.

Problema aparentemente resolvido.

Solução: Muda/arranjo de embraiagem, ajuste dos selectores.
Preço: 188€
 
Ainda bem que está resolvido, ainda assim foi muito bom preço.
 
Não meti nova, a embraiagem é a mesma (ainda a de origem). Mandei reforçar e rectificar. Salvo erro só o rolamento de encosto é que foi novo. Não sei mais pormenores pois foi o mecânico que me tratou de tudo. Agora noto que o carro puxa muito melhor e que agarra muito mais no arrranque. A única diferença menos positiva é que o pedal pega só de meio para baixo. Mas deve ser resultado de a embraiagem ser nova. Penso que será normal.

Quanto ao preço do arranjo também fiquei surpreendido pela positiva. Pelo que vi, nos nossos carros a mão de obra é muita para se trocar uma embraiagem. Ainda disse ao meu mecânico para meter nova (ele chamou-me maluco:lol: . Disse-me ele: mesmo que faça menos Km que a anterior o preço compensa e muito. Aínda há gente amiga e que não anda nisto só para ganhar €€€). Do preço que coloquei, 75€ foram mão de obra e o restante foi para reparo e rectificação da embraiagem antiga + rolamento de encosto que foi novo. Acho que não foi mau..

Fica aqui o registo de todo o processo. pode ser que venha a ajudar alguém com o mesmo problema. 8)8)
 
muiito bom preço dai ter perguntado pk eu andei a ver embraiagens e as melhorzitas anda tudo dos 200eur para cima.....arranjava uma a 110eur mas nem sei a marca daquilo....mas tar a meter M**** mais vale nao meter.....tambem vou reparar a minha a ver se fica fixe.....cumps e obrigadao amigo
 
Não meti nova, a embraiagem é a mesma (ainda a de origem). Mandei reforçar e rectificar. Salvo erro só o rolamento de encosto é que foi novo. Não sei mais pormenores pois foi o mecânico que me tratou de tudo. Agora noto que o carro puxa muito melhor e que agarra muito mais no arrranque. A única diferença menos positiva é que o pedal pega só de meio para baixo. Mas deve ser resultado de a embraiagem ser nova. Penso que será normal.

Quanto ao preço do arranjo também fiquei surpreendido pela positiva. Pelo que vi, nos nossos carros a mão de obra é muita para se trocar uma embraiagem. Ainda disse ao meu mecânico para meter nova (ele chamou-me maluco:lol: . Disse-me ele: mesmo que faça menos Km que a anterior o preço compensa e muito. Aínda há gente amiga e que não anda nisto só para ganhar €€€). Do preço que coloquei, 75€ foram mão de obra e o restante foi para reparo e rectificação da embraiagem antiga + rolamento de encosto que foi novo. Acho que não foi mau..

Fica aqui o registo de todo o processo. pode ser que venha a ajudar alguém com o mesmo problema. 8)8)

E qt ao selectores?... Mudaram o veio sincronizador q entra na caixa?... (Costuma ser um dos problemas destas caixas)...

;)
 
Back
Top