Problema - caixa de velocidades???

Boas pessoal,

A minha dúvida é a seguinte:

Tenho um 6k2 SDI e de há uns tempos para cá tenho notado que as velocidades custam um pouco a entrar, especialmente a 2ª e a 3ª. Por vezes é preciso tentar segunda e terceira vez ou levantar ligeiramente a embraiagem para elas entrarem.

Para tentar resolver isto lubrifiquei o circuito no local da manete de velocidades e junto ao motor (não desmontei o tablier para lubrificar o resto) e notei que melhorou ligeiramente mas nada significativo.

Alguém já teve o mesmo problema, ou sabe qual poderá ser a origem?

Reparei que todo o circuito desde a manete de velocidades até à caixa de velocidades é um bocado arcaico e que está todo desprotegido, poderá ser alguma peça empenada ou algo do género?
 
Qual era o aspecto do óleo que estava na caixa, quando o mudaste?
 
Fui hoje à Seat, andaram a ver todo o circuito que vai da alavanca de velocidades até à caixa e aparentemente está tudo bem. Pelos sintomas que apresenta disseram-me que o problema estará mesmo na caixa. A minha dúvida agora é a seguinte: Valerá a pena começar a abrir a caixa? Na vinda passei num mecânico amigo e ele deu-me o conselho de não mexer, pois, segundo ele a mão de obra e o material não vai compensar o arranjo, para deixar andar até dar o berro de vez e depois meter uma usada ou recondicionada.

O que dizem? Valerá a pena estar a abrir a caixa?

Alguém sabe quanto custa mais ou menos uma caixa nova? tenho um bocado de medo de estar a meter uma usada e ter problemas com ela..
 
eu tenho o mesmo problema ate ja abri um topico eu tou a deixar andar ate partir depois mete.se uma nova junta.se €€ :lol:

mas a minha e so a 3 que na entra so em alta rotaçao e tem que ser a cão com força
 
Na minha começou pela 1a que só entrava bem se engrenasse primeiro a 2a. Com o tempo foi-se agravando e agora 1a, 2a, 3a e 4a estão todas com o mesmo problema.

Estava a ver se alguém daqui do fórum já tinha tido algum problema semelhante, mas ninguém ajudou. Já dei uma volta a todos os tópicos que abriram sobre problemas com caixas, mas se as pessoas resolveram os problemas não colocaram como..

Se alguém souber pelo menos o preço de uma caixa nova para um motor 6K2 1.9 SDI já ajudava bastante..
 
um amigo meu tinha um gt-tdi com 750mil km e começou com esses problemas aos 400mil... a 3a nao entrava mas como ele so fazia auto-estrada era na boa.. depois foi a 2a que começou a ser dificil meter e a 3a ja saltava em andamento por essa altura.. depois foi a 4a que custava a entrar mas a 2a nunca saltava, apenas a 3a... na auto-estrada ficou sem 5a.. foi a gota de agua. trocou e caixa de velocidades. 140euros na sucata e tava porreira. durou 3 semanas.. bateu com o carro e foi pa sucata! neste caso.. o que é seu a seu dono. lolol.

Boa sorte com o problema mas na minha opiniao é deixar andar...
 
deixa andar, quando arrebentar compras uma usada, poupas mais. as usadas tem garantia. dependendo da sucata, mas se nao te derem nao compras :ideia:
deve ficar á volta de 250-300€ por aí

Boa sorte e um abraço
 
O problema é que enerva uma pessoa meter as velocidades e elas só entrarem à 2a ou 3a vez. Por exemplo numa redução em subida lá vai martelo e o carro já perdeu velocidade..

O problema das caixas de velocidades usadas é que estou sujeito a comprar uma com 250 ou 300 000 Km. Uma pessoa nunca sabe bem ao certo o que compra.

Outra solução que me lembrei era mandar rectificar a minha, pois os Km não são muitos. Conta com 130 000. Não há casas que façam isso na zona Norte?
 
o melhor mesmo e comprares uma nova assim nao tens que te chatiar que ela passado algum tempo de o berro outra vez...

vais comprar uma velha n sabes o estado dela pode andar bem durante um mes depois vai.se a vida para gastares € ou menos gastas numa coisa em condiçoes sem te dar problemas queremos sempre arranjar o mais barato mas nao e o melhor nu fim acabas por gastar + € do que por uma nova... e cara mas e melhor
 
ja tive 2x esse problema e o melhor mesmo é andar ate rebentar,depois troquei sempre por caixas usadas e nunca tive problemas.
 
2x??:shock::shock: É comum isto acontecer assim com frequência?? Bem, já tinha poderado trocar o carro, estou a ver que não será uma opção a descartar. Estive hoje a ver um Toyota aurys de 2005 a um preço porreiro. Vamos ver qual vai ser o disgnóstico da Seat. Vou lá para a próxima semana.
 
Last edited:
Hoje em dia reparar uma caixa de velocidades não vale a pena. O dinheiro k gastas em material e mao de obra compras uma usada ou reconstruida. Usadas é sempre um tiro no escuro, nova na seat imagino o preço. Pra mim a melhor opção é reconstruida. A casas especializadas neste tipo de material. Eu conheco uma e são 5 estrelas, já comprei la material. Ta aki o site pa veres se kiseres: www.provmec.com
 
Estive hoje numa casa de reaparação de caixas de velocidades Sparkes & Sparkes. Fui atendido pelo próprio dono, Inglês. Segundo ele o problema não deverá estar na caixa de velocidades, nem no disco de embraiagem, mas sim na parte do selector de velocidades que aparenta ter folga. Pelo que me disse o melhor seria começar por eliminar essas folgas e só depois partir para a caixa.

Venho aqui perguntar se alguém já fez este procedimento? Troca-se tudo? Ou só os casquilhos? Há algum kit especifico na Seat?
 
Back
Top