PROBLEMA: Bateria, Alternador ou regulador tensão?

Estou com um problema no meu 6L, aparentemente fiquei sem bateria de um dia para o outro e que me recorde não deixei nada ligado no carro.

Quando cheguei ao carro, abri com o comando, sem problemas.
Coloquei a chave na ignição, acendeu e apagou todas as luzes como normalmente, vou para dar à chave, fez um "tchic" e apagou todas as luzes, lcd, etc. depois acendeu a luz de direção assistida, airbag, abs e a de travão a piscar fazendo 3 bips de aviso no quadrante. O rádio também ligava, e desligava sozinho de forma repetitiva.

Inicialmente ainda pensei que fosse problema da chave, vou pegar na suplente, acontece o mesmo.

Bem, na dúvida, ligo os cabos da bateria, dou à chave e pegou à primeira como se tivesse bateria normalmente.

Como é indicado nestas situações, fui dar uma volta com o carro (bem grande) andei cerca de 40min a com o carro, tudo a funcionar normalmente, luzes, abs, direção assistida, rádio, vidros, etc.

Passado este tempo paro o carro (numa descida, na dúvida) desligo-o e quando vou para dar à chave, tá igual, ou seja aparentemente a bateria não carregou, meto segunda, deixo o carro embalar e pega de "empurrão" sem problemas.

Ao parar em casa estava igual.

Agora vou tentar carregar a bateria com um carregador próprio e ver se ela carrega.

Se a bateria carregar acham que pode ser o alternador? ele funciona que com o carro a trabalhar funciona toda a electrónica sem problemas, mas será que não esta a carregar a bateria (o que me parece estranho uma vez que alimenta o sistema eléctrico do carro).

Que me dizem:confused:

Notas: confirmei os bornes da bateria estão normais, sem "babado" nem verdete.

Edit:
Fiz um scan de erros após ter ligado o carro com os cabos, e com ele a trabalhar apareceu-me os seguintes erros:

Modulo 01
17911 - Load Signal from Alternator Term. DF: Implausible Signal
P1503 - 35-00 - -Readiness: N/A

Modulo 09
01598 - Drive Battery Voltage
07-10 - Signal to Low - Intermittent

Há cerca de 1 mês já me tinha dado os mesmos erros, mas a informação de ser erro intermitente estava ao contrario, o alternador aparecia como intermitente e agora não, ao contrario do erro da bateria, que agora aparece como intermitente e antes não.

Coisa estranha, estou cada vez mais confuso e não me apetecia levar ao mecânico porque já sei que gajo vai enfiar-lhe com alternador, bateria, etc, novo. Como e lógico o problema fica resolvido mas a minha carteira também fica limpa se calhar sem necessidade...
 
Last edited:
Em primeiro lugar, não voltes a pegar o carro de "empurrão". Carros com catalizador (como são todos hoje em dia) só lhes faz é mal. O erro do alternador parece ser o sinal que vem da bateria que diz ao alternador se ela está carregada ou não e quanta tensão tem que produzir para a carregar.
Pode ser só problema da bateria. É antiga?
Se tiveres um multímetro podes ver se o alternador está a funcionar bem. Com o motor a trabalhar medes a tensão aos terminais da bateria. Tem que estar entre 13V e 15V para o alternador a estar a carregar. Se não tens multimetro podes ver a tensão com o vagcom. Boa sorte
 
Back
Top