Problema AC Climatronic - Descarrega sozinho

Boas, já tive a dar uma vista d'olhos e não encontrei nenhum post (se calhar procurei mal), por isso aqui vai;

Eu carrego o AC do carro (6l 130 Sport '04), e fica tudo a funcionar direitinho, o problema é que passado p'rai um mês (não sei dizer o tempo ao certo), o meu climatronic da o erro "318 - Sem gás ou com pouco gás", e as ventoinhas deixam de disparar, e da o típico erro no climatronic ao ligar o carro (15s a piscar todas as funções).
Já fui a uma casa de reparações de AC e disseram-me que era o compressor com problemas e tinha que levar um novo, mas fiquei com uma questão grande, estando o compressor "estragado" é normal o AC funcionar direito durante um mês, e depois perder o gás todo? É que mal apresenta o erro já fui ver o nível de gás (norauto), e a maquina deles não retira quase gás nenhum...
Pode ser outra coisa qualquer tipo, fuga, rele ou algo parecido?

PS: Pelo Vag-Com da-me este erro (as vezes):
1 Fault Found:
00792 - A/C Pressure Switch (F129)
000 - -
 
o a/c é de levar pouco gas,nao sei ao certo quanto leva o circuito do teu,mas em ligeiros varia entre 500g a 1 kg...se perdes o gas ao fim de um mes podes ter uma fuga muito pequena no circuito,a melhor forma de testar isso é meter o circuito em pressao com um gas menos denso(azoto) e mesmo assim as vezes é compliado de detetar as fugas..ha quem use um aditivo junto com o gas e depois passado um tempo procura rezidos com uma luz uv...
para ver a olho nu,podes procurar por marcas de oleo circuito do a/c por ex: compressor e radiador (condensador)
 
Como disse o nuneco24, uma boa solução seria colocar uma boa pressão de azoto e depois com um pouco de detergente que faça bastante espuma e um pincel passas por toda a tubagem e conexões do AC. Onde vires a espuma a fazer bolhas de ar é onde está a fuga. Ás vezes dá para ouvir onde é a fuga mas se for uma fuga muito pequena o melhor é passares o pincel com espuma.

O melhor seria sacares o para choques fora para dar bom acesso ao condensador e procurares bom acesso à parte onde está o evaporador (alguns no tablier outros no cofre do motor logo a seguir ao motor da sofagem) para procurares bem onde está a fuga.

Para teres a certeza que é mesmo fuga podes pedir para meter o sistema em vácuo e esperas 30min ou mais se for preciso para ver se o ponteiro do manómetro mexe. Se mexer é certo que tens fuga e depois então dás uma boa pressão com azoto e passas o pincel com espuma para tentar detectar a fuga.

Nota: ás vezes só passar o pincel com espuma não detecta logo a fuga. Nas conexões encosta o pincel sem pressa e dá a volta à conexão sempre com o pincel lá encostado.
 
Last edited:
um conselho,talvez nao sejas tu a a fazer o serviço,nao sei,mas se por ventura fores tentar tem muita atençao,pk ao meteres o azoto tem k ser com muito cuidado ,senao rebentas o circuito todo,manometros e ainda te magoas...
se ja te disseram que é o compressor,a fuga ate sera la e se for no retentor(fica por tras da polie) nem a descobres facilmente...
se nao tens experiencia nisso e nao confias na casa onde foste procura outras opinioes,isso parece uma coisa simples mas ainda tem muito k se lhe diga e quando toca a fuga minusculas,como parece ser o teu caso,ainda pior...
 
Boas, obrigado aos dois, pelos vistos já alguém meteu no circuito liquido para procurar fugas, vou ver se arranjo alguma luz UV para ver se descubro alguma coisa..é que pelo que me dizem o compressor tem problemas, mas eu queria mais acreditar numa fuga em qualquer lado que assim o arranjo era mais barato..vou ter que ver se arranjo alguma casa para me ver isto outra vez ou tentar eu ver se detecto a fuga d'alguma maneira...
 
Eu recomendo falares com um técnico de frio industrial. São mais que batidos nestes assuntos e só com os manómetros descobrem-te a causa do problema. Se for fuga pode dar bastante trabalho a encontrar.
Esquece norautos e afins!
 
Eu recomendo falares com um técnico de frio industrial. São mais que batidos nestes assuntos e só com os manómetros descobrem-te a causa do problema. Se for fuga pode dar bastante trabalho a encontrar.
Esquece norautos e afins!

Mesmo, servem para carregar e com bons preços até por vezes, mas diagnosticos e fugas esquece, nem têm equipamento para isso.

Perguntando o óbvio, na zona do porto sabes de algum sitio?

Conheço 2 sitios em Valongo, que se precisasse era la que ia, pelo bom feedback que me deram ZM Auto e Bosch Car Service, na Bosch descobriram a fuga numa KIA dum colega meu, na Kia em quase 2 anos nunca a encontraram.
 
Tentando dar continuidade ao assunto, e para ver se alguém tem alguma ideia, já fui a outro lado meter liquido, e andei com o "técnico" a procura da fuga, e não chegamos a conclusão nenhuma...Sendo que vim embora chateado com o gajo porque ele queria desmontar o carro quase todo para ver se encontrava alguma coisa.
Passei noutro lado, e após uma vista d'olhos o mecânico disse que quase que aposta que a fuga é no radiador do AC, e o ideal é desmontar para ver por dentro (na parte que fica encostada ao radiador do carro) se tem alguma fuga...
Eu comprei uma lanterna UV para ver se descubro alguma coisa, alguém tem alguma ideia onde pode ser a tal fuga? O gás entre o ultimo carregamento e começar a dar erro no Climatronic durou aproximadamente 15 dias...
 
tiveste com 2 pessoas junto do carro e num nao deixaste procurar a fuga e o outro disse-te k apostava k a fuga é no radiador do a/c e que é preciso desmontar o carro..:confused:
pergunto,vais desmontar tu o carro ?
sabes o k procurar e depois como resolver?
já nao te tinham dito k era o compressor?
é k detetar fugas de gas pela net é um bocado compilcado...
 
Eu sei, quer pela net quer fora da net, o raio da fuga esta bem escondida..Eu tive a pouco a ver o meu radiador do AC e não vi o liquido de fuga (com a lanterna), o que tambem pode querer dizer que o problema esta na parte de dentro da radiador (onde toca no radiador do motor)..eu neste momento estou na duvida onde pode ser o problema, porque a cada casa que vou, todos me dizem que o anterior tecnico estava errado, e que a fuga é noutro lado...dai o meu receio de trocar uma peça, e afinal o problema ser noutro lado qualquer..ninguem por aqui é "cranio" neste tipo de coisas? Algum sitio cronico onde estes AC's criam fugas?
 
Onde está a fuga? Em qualquer sítio do circuito de A/C, que é longo e entra na zona de habitáculo.
Será difícil identificar a fuga se não deixares o técnico procurar pacientemente...

Não há um lugar crónico, porque não se ouve falar assim tanto em fugas de A/C.

O carro já bateu? Pode ser um bom indício para iniciar os locais de procura.
 
Nao, nunca teve nenhum acidente, pelo menos no chassi nao vejo indicios disso, e sempre foi tudo feito na seat, menos agora a parte de procurar a fuga. Eu ate deixava o artista procurar, o que me lixa é que para alem do que pago de inicio, eles nao me conseguem dizer ao certo onde é a fuga e ainda querem que pague mais..
 
como ja disse antes,isso tem k ser levado á pressao maxima com azoto e procurar a fuga...se dura 15 dias nao é assim tao pequena quanto isso...
se ja meteram contraste,ele tem que aparecer em algum sitio,podes ver nas ligaçoes do radiador,do compressor ou se aparece escorridos nos tubos,tirando isso,começa a desmontar o carro,se nao confias nas oficinas,esquece o a/c...
o andares de oficina em oficina tambem nao ajuda em nada,todos vao fazer os mesmos passos inicialmente, ate chegar o dia em k um vai tropeçar na fuga e vai ser o "maior"
 
Oportista17, todos os pontos que te referiram podem ser o local da fuga. Se a fuga estiver nas tubagens é mais facil de detetar. Se estiver noutros componentes como radiador, evaporador ou compressor vai ser mais complicado, mas não é nada que um bom eletricista não resolva. Como já te disseram, o sistema tem de ser carregado e junto com o gás, tem de ser carregado um marcador que depois é detetado com luz UV e uns óculos proprios para o efeito. Eu começava por ver nas uniões das tubagens. Elas levam um vedante que com o tempo podem ficar reassequidos. Só depois partiria para os componentes mais complicados. Se o problema não estiver nas tubagens ou compressor pode ser preciso desmontar a frente e o tablier para te darem com a fuga.
 
Verifica as peças onde engatam as mangueirad de carregar o gaz .nao custa nada e pode ser ai verifica se nao ha vestigios..

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
 
No sitio por onde supostamente se meteu o liquido (mangueira do lado do passageiro, esta com vestigios verdes, mas suponho que deva ser de quando se retirou a mangueira de carregar). Amanha vou ao ultimo mecanico/electricista/tecnico de gas, e tenho que resolver o problema, senão mando o carro p'ra Seat e so sai de la quando o problema estiver resolvido...
 
Back
Top