Problema a anular EGR

Boa tarde pessoal.
Este problema nao e novo para voces decerteza,mas e algo que me esta a causar transtorno logo peco a vossa ajuda.
Anulei a EGR mecanicamente a EGR e retirei o catalizador da minha ibiza 6k2 90cv .problema agora e k a carro deixa de desenvolver quando "puxo" por ele,dependendo da mudanca mas sempre entre os 110-140...meti a maquina a apaguei os erros..k era da valvula de pressao do turbo..mas foi andar novamente e continua igual...alguem me pode dar uma dica?cumps
 
boas,

como o TiagoPortela disse, a egr e o catalizador não influencião essa situação.
o meu 6k2 110cv também me fazia isso e acabou por ser mesmo o turbo a precisar de limpeza, mas não quer dizer que não possa ser outra coisa.
já vis-te se não tens tubos cortados?
 
Boas TiagoPortela.
Foi apartir do momento que anulei a EGR e retirei o catalisador que começou a acontecer isso. :s

RubenG, por acaso também já me falaram nisso, mas todos os tubos do turbo foram revisto e nada.
A unica explicaçao que eu encontraria seria excesso de pressao...mas nao sei..nao faço ideia mesmo.. :S
 
Last edited:
Com o retirar do catalisador o turbo respira melhor, o que se entende por respira melhor? Diga-mos que faz mais um pouco de pressão mas nada de outro mundo pouco notas só com manómetro, aliás diz-se que se ganha um pouco mais de baixas. Não notei nada na minha 6L. Na 6k2 não sei qual o valor que a electrónica pede. No entanto faz 2 coisas: tenta chegar aos 140/160 a acelerar suavemente, tens de ter estrada para tal, e quando chegares a uma velocidade elevada vai começando a carregar ainda mais e mais até que chegues a pé a fundo do acelerador e tenta ir uns minutos de pé a fundo para limpar a geometria do turbo. Isto se der claro. Se n der liga o vag-com e vê o erro. Sao 2 explicaçoes simples e rapidas..N sei se vao ajudar mas é uma ideia/opiniao.

Abraço
 
Boas Bruno Pereira.
Podes ter muita razao sim.
Já reparei que se puxar 3ª, o carro chega aos 110km e para de desenvolver..Se for com calma, consigo em 5ª ir ate aos 140-150km com o turbo a funcionar, depois puuuffff...
Vou experimentar sim.E ver o resultado..
 
Boas Bruno Pereira.
Podes ter muita razao sim.
Já reparei que se puxar 3ª, o carro chega aos 110km e para de desenvolver..Se for com calma, consigo em 5ª ir ate aos 140-150km com o turbo a funcionar, depois puuuffff...
Vou experimentar sim.E ver o resultado..

Pah entao penso que isso é mesmo a geometria do turbo, ou seja se carregas a fundo ele faz pico e puff..Mas se for isso n te adianta ir devagar até aos 160km/h ou mais, essa soluçao q eu dei era apenas se fosse a geometria suja. Mas podes sempre fazer mal n faz só limpa até. Mas quanto ao teu problema só sei um método para o resolver, na eletronica. :S

Abraço espero ter ajudado..vai dizendo algo
 
Electrónica...o problema do costume..ok..vou ver se alguem mais já teve ou tem o mms problema!e ver o que se pode fazer..
Obrigado na mesma..
 
Ao anular a egr foram desligados os tubos que vão às valvulas (n75 e a outra)?
Se sim confirma se foram devidamente ligados, ou seja, se não trocas-te nenhum de posição.
Um desses tubos vai directo ao turbo. Vê esse que é o mais cumprido deles todos. Vê se não está desligado lá em baixo, bem como se não está fissurado (repara bem na zona do encaixe).
 
Problema quase resolvido.
Mudei os tubos de vaco todos, limpei EGR, e coloquei na maquina, que me deu erro de válvula de pressão do turbo.
Meti um manómetro de pressão e reparei que o meu turbo faz 1.6bar pico.
Supostamente a minha Ibiza ta de origem,sem calatizador e EGR, acho que não deveria fazer tanto.Mas ja vi que o problema é da válvula de pressão do turbo que esta preparada para uma certa pressão, caso essa pressão seja excedida o carro entra em "safe".
Pelo que me disseram, preciso da válvula de pressão de turbo de um motor 130cv ou 150cv...
Alguem me sabe dizer se isso esta correcto?

De momento eu coloquei um "T" nos tubos de vaco, logo há uma perda de pressão no circuito da válvula, o que "engana" a electrónica e daí não entrar em "safe"..
 
Last edited:
boas, a mim tambem me aconteceu isso a pouco tempo no meu 6L, e para resolver teve que levar esse tal sensor de pressao de turbo, agora esta bom :clap:
cumps
 
Ja andei muito tempo devolta daquilo ate que descobri.
Valvula pressao do turbo estragada...mal anulei a EGR e tirei catalizador, foi logo ao ar..lol..coicidencia talvez...lol... cumps
 
faz o diod-mod no sensor de pressão do turbo e vês se é daí.. Escusas de estar a gastar € em algo que pode nao ser.. ;)
 
Boas...Eu já anulei a valvula..liguei à maquina a centralina, e testei com a valvula anulada, e ja nao entrava em safe..
Entao anulei a valvula ate a nova vir. :)
 
Boas, existe de facto 6k3. A diferença de 6k3 para 6k2 está no interior. A 6k3 tem aquele painel maior na parte do rádio.
Relativamente à electrovalvula que faz o barulho que mencionas-te, posso-te dizer que isso significa que está a trabalhar em condições.
Quanto À n75 as de 90 sem geometria tb tem uma valvula dessas (um pouco diferente no funcionamento).
Boa sorte com a máquina.
 
Back
Top