Problema 6L - Volante do motor?

Peço a vossa ajuda para tentar descobrir a origem dum barulho que o motor tem feito ao relantim quando o carro está muito frio, por exemplo, de manhã quando o carro passa a noite ao ar livre nestes dias frios.
Se carregar na embraiagem o barulho desaparece.
Mesmo sem ser a frio, o carro costuma tremer um bocado ao relantin, mas quando está a fazer este barulho a tremideira é maior.
Para que possam ouvir que barulho me estou a referir, gravei este vídeo com a câmara em cima do pneu esquerdo que era o sítio onde ficava mais notório:
http://rapidshare.de/files/15095447/DSCF0585.AVI.html

O carro está neste momento na sporjop mas até agora não detectaram barulho nenhum e o tremer é normal porque o volante do motor é bi-massa e provoca isto... Vai ficar lá mais um dia para verem novamente de manhã, mas parece que já estou a ver a resposta.

Outra coisa que precisava de ajuda, era saber a razão para estas oscilações nas linhas do gráfico de potência em baixo apresentado, que estão a provocar perda de binário e algum desconforto na condução.

maha3pv.jpg


Na altura que efectuei o teste, estavam mais 4 ibizas e só o meu acusou tal facto. Na altura o funcionário/dono da AP disse-me logo que estava com problemas na MAF, mas o carro foi testado hoje na sporjop e disseram-me que efectuaram testes de estrada e na maquina e que a está tudo com os valores normais.
Alguém faz ideia o que poderá ser?
O carro é um ibiza 6L sport tdi 130 com 57mil kms.

Cumps
 
Last edited:
Mtaliko disse:
Peço a vossa ajuda para tentar descobrir a origem dum barulho que o motor tem feito ao relantim quando o carro está muito frio, por exemplo, de manhã quando o carro passa a noite ao ar livre nestes dias frios.
Se carregar na embraiagem o barulho desaparece.
Mesmo sem ser a frio, o carro costuma tremer um bocado ao relantin, mas quando está a fazer este barulho a tremideira é maior.
Para que possam ouvir que barulho me estou a referir, gravei este vídeo com a câmara em cima do pneu esquerdo que era o sítio onde ficava mais notório:
http://rapidshare.de/files/15095447/DSCF0585.AVI.html

O carro está neste momento na sporjop mas até agora não detectaram barulho nenhum e o tremer é normal porque o volante do motor é bi-massa e provoca isto... Vai ficar lá mais um dia para verem novamente de manhã, mas parece que já estou a ver a resposta.

Outra coisa que precisava de ajuda, era saber a razão para estas oscilações nas linhas do gráfico de potência em baixo apresentado, que estão a provocar perda de binário e algum desconforto na condução.

maha3pv.jpg


Na altura que efectuei o teste, estavam mais 4 ibizas e só o meu acusou tal facto. Na altura o funcionário/dono da AP disse-me logo que estava com problemas na MAF, mas o carro foi testado hoje na sporjop e disseram-me que efectuaram testes de estrada e na maquina e que a está tudo com os valores normais.
Alguém faz ideia o que poderá ser?
O carro é um ibiza 6L sport tdi 130 com 57mil kms.

Cumps
se te disserao ke tava com probles na maf limpa la a maf o mete outra e vai la ao banco de novo..
 
Hoje na oficina já conseguiram detectar o barulho e disseram que vem do volante do motor, vão reportar a situação para a seat para ver o que é possivel fazer, pois já tem mais de 2 anos.

Será que aquela perda de potência poderá ter alguma coisa a ver com o volante do motor?

Cumprimentos
 
A maf foi trocada pela garantia depois eu de ter ido ao banco com a maf de um colega e já ter apresentado as linhas de binário correctas, sem aquelas oscilações.

A questão é que a maf que me colocaram na seat deu valores máximos de 735 e a anterior dava 768. Apesar do carro agora estar mais agradável de conduzir, com mais aceleração e mais rápida resposta ao acelerador, acho que em altas continua a não responder como quando era novo.

Qual é o valor máximo que a maf deve medir quando está boa?

Pergunto isto porque a maf que me meteram através da garantia, é recondicionada/reconstituida e não sei se está a medir a 100% ou se o problema é de outra coisa. :(
 
Obrigado TdiSportR :)

Esses valores devem ser medidos com o carro em andamento em esforço, ou mesmo com o carro parado só acelerando? É que foi com o carro parado acelerando a fundo que mediram na seat e deu os 735mgr.

Cumps
 
O meu ibiza tb faz esse tal ruido, qd está frio. qd carrego embreagem deixa de fazer. N sei se será do volante do motor, é k já mts km´s começei ouvir esse tal barulho mas menos intenso carro ainda tava garantia e disseram me k n era nd. Poderá ser tb da embreagem? das molas?
se for em 1º´s e tirar pé oiço um chiar. o q poderá ser?
 
PMT130 disse:
O meu ibiza tb faz esse tal ruido, qd está frio. qd carrego embreagem deixa de fazer. N sei se será do volante do motor, é k já mts km´s começei ouvir esse tal barulho mas menos intenso carro ainda tava garantia e disseram me k n era nd. Poderá ser tb da embreagem? das molas?
se for em 1º´s e tirar pé oiço um chiar. o q poderá ser?

Pois, eu também já me tinha queixado na seat antes de fazer os 2 anos e não detectaram nada (também não fazia tanto), mas agora que é mais evidente já conseguiram ouvir e disseram que era do volante do motor. Se também é da embraiagem ou não, não sei.

Agora que o carro está a fazer 3 anos, se for o volante do motor, a garantia paga-me 70% da peça, ou seja, tenho de pagar 30% + Mão-de-obra, e foi-me orçamentado em 350€, a minha parte.

Como recorri para a seat portugal, por este problema já ter sido mencionado antes de fazer os 2 anos, estou à espera da resposta deles.

Cumps
 
Mais alguém com este problema do barulho e tremideira ao relantim ou alguém que tenha conhecimento donde por vir?

É que a garantia não quer dar mais que os 70%, e queria ter a certeza que é do volante do motor antes de gastar dinheiro.
Quais são os sintomas no carro, quanto o volante do motor está com algum problema?
 
eu tb me queixo desse problema e tb me queixava na seat e eles sp me disseram q n era nada..pq notava se pouco..agora q passou a garantia é q se nota mesmo bem o carro parece q esta cheio de frio, mas eles agora n me fazem nada pq dizem q eu mexi no carro...mas é um desconforto dos diabos e mesmo a descer em 5ª se acelero o carro treme ..e ja n poxa ate aos 200km/h como qdo o comprei...mas agora se for mudar a volante na seat levo uma batelada...alguem me pode dizer algo??agradeço e pelos vistos ja n sou o unico...
abraçada ...[[ ]]
 
Meti o volante do motor novo na seat atraves, daquela percentagem da garantia e o barulho reduziu bastante, mas nao desapareceu. :eek:
Agora pergunto-me se este volante do motor também tem problemas, ou se a origem do barulho é outra coisa... :confused:

Agora no teu caso não será antes a embreagem?? Já que ao acelerar treme.. :confused:
 
Mtaliko disse:
Meti o volante do motor novo na seat atraves, daquela percentagem da garantia e o barulho reduziu bastante, mas nao desapareceu. :eek:
Agora pergunto-me se este volante do motor também tem problemas, ou se a origem do barulho é outra coisa... :confused:

Agora no teu caso não será antes a embreagem?? Já que ao acelerar treme.. :confused:
pois isso eu agora n sei...mas sei q ele tb qdo esta ao relantim tb treme ..e qdo ligo o AC é q se nota..principalmente qdo o volto a desligar é q se nota mt...
agora gostava de saber mesmo o k sera...
ja agora qto é q te ficou o teu volante e como é q fizes te isso...se ja foi despois da garantia??é q a minha ja foi a vida...
abraço [[ ]]
 
o meu carro tinha 4/5 meses kd acontecia isso... ao relantim o motor parecia k s partia todo ou k s tava a desmontar... tremia msm mt e fazia mt barulho... foi pra seat e teve lá uma semana... tiveram d mudar o volante do motor, meteram uma embreagem nova e +umas peças la para motor k n m lembro... :D ms claru tava na garantia e n paguei nada... e disseram lá k nunca tinha tal coisa acontecido com um carro novo... :whistle:
 
bakan0 disse:
pois isso eu agora n sei...mas sei q ele tb qdo esta ao relantim tb treme ..e qdo ligo o AC é q se nota..principalmente qdo o volto a desligar é q se nota mt...
agora gostava de saber mesmo o k sera...
ja agora qto é q te ficou o teu volante e como é q fizes te isso...se ja foi despois da garantia??é q a minha ja foi a vida...
abraço [[ ]]

Como eu já me tinha queixado deste problema ainda no período da garantia, eles mesmo depois dos 2 anos, assumiram 70% do preço do volante + 50% da mão de obra. Paguei 258€.
A tremideira é maior quando o carro está frio e se ligar o AC o barulho desaparece, desligando, volta a tremideira e o barulho.
Agora, com o novo volante do motor, já pouco faz, mas em certas alturas lá começa o trabalhar do motor a ficar irregular e a fazer o barulho.
Tenho de passar na oficina, mas duvido que descubram o que se passa, pois para trocar o volante já foi um filme. :(

Eu desconfio que seja alguma coisa no motor que o faça trabalhar irregular e que depois transmita vibrações para o volante e caixa e daí o barulho.
Alguém tem ideia de alguma coisa que possa provocar isto para mandar analisar? :ideia:

Cumps
 
Jonhyy, não consegues saber que peças foram essas que necessitaram de substituir para alem do volante do motor e embreagem?

Cumps
 
estou lixado...pelo q sei o volante so motor ainda são pelo menos 700euros...se eles n pagar algum estou mesmo lixado..n sei o k fazer...
 
Back
Top