Precisava de referências para comparar...

Boas,

Infelizmente não conheço mais ninguém com o mesmo carro.... precisava na vossa ajuda no sentido de perceber se a minha direcção está normal ou não porque me dizem que está normal...
depois conduzi o 6k do meu pai, que tb tem direccao assistida e pneus 185, e era identico, fiquei na duvida!!!
o próximo passo seria a caixa mas não queria gastar mais enquanto não tenho certezas que há mesmo problema...

É muito difícil medir em video a duresa da mesma... mas a melhor forma que arranjei foi esta:


Alguem pode verificar pf se conseguem mover com um dedo desta forma a mesma? Estava a força toda que conseguia no dedo, só movia até os pneus prender..

[video=youtube;2e8jmZ1dsek]https://www.youtube.com/watch?v=2e8jmZ1dsek[/video]


Video em condução:

[video=youtube;rD2N8Eq18Sw]https://www.youtube.com/watch?v=rD2N8Eq18Sw[/video]


Cumps
 
Last edited:
Não consegui perceber o problema..

Achas que está leve ou que está pesado?

O 6j salvo erro tem apoio eletronico pelo que parado devias conseguir rodar as rodas completamente só com um dedo. Em andamento penso que já não seja assim.

De qualquer maneira, pelo menos nos 6l conseguias ajustar a "dureza" da direção (o nível de assistencia) com o vagcom. Tipicamente os 6l menos desportivos eram mais leves que os mais desportivos.. mas era possivel ajustar completamente para o pretendido. Ou seja, será normal testares num 6j 1.2 e sentires uma coisa, e depois num 6j FR e sentires outra coisa..
 
valter quanto ao ajustamento vagcom está tudo correcto.

já foram feitas várias coisas e tenho ideias sobre o que irei fazer a seguir, criei este tópico apenas e só porque queria averiguar se de facto há um problema ou não.

eu acho demasiado dura, mas têm-me dito que esta normal, inclusive quando fui a marca, queria portanto averiguar e ter certezas antes de fazer mais alguma coisa, eu consigo mexer com um dedo mas com um dedo encostado daquela maneira não. foi apenas uma maneira de comparar que arranjei.

queria ver se alguém do mesmo modo que fiz no video consegue mover a direcção com o carro parado e travão accionado. se consegirem com facilidade então tenho mesmo problema.

obrigado a quem se disponibilizar para verificar :)
 
Last edited:
Diz-me qual é o teu modelo de 6j,e diz-me pf se a ideia é testar se consigo rodar totalmente a direção com um dedo e com o carro ligado, parado e com o travao (de pe ou de mao?) ativo, é isso?

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk
 
é o 6j normal stylance 1.4 gasolina de 5 portas, e é virar com um dedo mas da forma do primeiro video, ou seja encostando a zona da impressão digital ao volante e tentar rodar. com o carro ligado e travao de mao accionado.

parece um bocado idiota mas é a melhor forma que arranjei de comparar xD
 
Last edited:
é o 6j normal stylance 1.4 gasolina de 5 portas, e é virar com um dedo mas da forma do primeiro video, ou seja encostando a zona da impressão digital ao volante e tentar rodar. com o carro ligado e travao de mao accionado.

parece um bocado idiota mas é a melhor forma que arranjei de comparar xD

ok, vou tentar testar hoje num 6j 1.2 gasolina que conheço, mas não prometo que consiga hoje..
 
Não é igual o 6l.. Porque o 6j tem tipo um motor eletrico a apoiar quando em manobras.. Ate parece que ouves mesmo um motor a trabalhar.. O 6l não é assim.. Hoje não consegui ver mas amanha devo conseguir e ja te retorno..

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk
 
pensava que o 6L usava o mesmo sistema, mas fui ver num site de peças e de facto existem versões hidraulicas no 6L, assim como tb existem versões electro-hidraulicas iguais ao 6J.

tenho quase a certeza que já vi um 6L a fazer esse barulho, mas há de depender do carro, não tenho a certeza.
 
O meu 6L quando viro a direcção ouve-se um barulhinho vindo da bomba.
Acho que é electro-hidraulica. Confesso que nao percebo nada disso
 
Boas
Desculpa estar a "assaltar" o teu tópico. Mas o ajuste que se faz com o vagcom no ibiza 6L serve apenas para quando se fazem manobras ou também ajusta para quando em andamento? Ou seja, se eu diminuir o grau de dureza só se nota aquando de manobras ou também influencia durante o andamento normal.
 
Penso que é um pouco pesada, já tive um 6J (1.9tdi de 105cv) e era mais leve. A comparação que estou a fazer é relativa a manobras, uma vez que em andamento a meu ver esta bom!
 
o meu é pesada tanto em andamento como a baixas velocidades, é sempre identico:confused:, de qualquer das formas o pessoal costuma é colocar mais pesado, porque o Ibiza já costuma vir com definição muito leve, a não ser que alguém já tenha trocado as definições nesse carro, ou trocado a bomba antes de o comprares.

o meu parece que faz força a mais para retornar sempre ao centro, não sei explicar, ou é falta de potência na bomba, caixa lixada, ou alguma cena empenada embora nos alinhamentos está tudo correcto excepto o avanço que deveria estar no minimo a 4.3 mas esta a 4.1 nas duas rodas, mas isso até a devia tornar mais leve, quanto menor o avanço mais leve. Tentei colocar na definição super leve para deficientes ficou exatamente igual.

de qualquer das formas o que é leve para uns é duro para outros, portanto queria mesmo era comprar
 
Last edited:
o meu é pesada tanto em andamento como a baixas velocidades, é sempre identico:confused:, de qualquer das formas o pessoal costuma é colocar mais pesado, porque o Ibiza já costuma vir com definição muito leve, a não ser que alguém já tenha trocado as definições nesse carro, ou trocado a bomba antes de o comprares.

o meu parece que faz força a mais para retornar sempre ao centro, não sei explicar, ou é falta de potência na bomba, caixa lixada, ou alguma cena empenada embora nos alinhamentos está tudo correcto excepto o avanço que deveria estar no minimo a 4.3 mas esta a 4.1 nas duas rodas, mas isso até a devia tornar mais leve, quanto menor o avanço mais leve. Tentei colocar na definição super leve para deficientes ficou exatamente igual.

de qualquer das formas o que é leve para uns é duro para outros, portanto queria mesmo era comprar

a bomba não me parece, já as definições é bem provável! sabes qual a definição de origem?
 
Se calhar expressei-me de forma errada, actualmente tenho um 6L anteriormente é que tive 6J. A comparação que fiz acima foi exactamente entre estes 2 carros.
6J mais leve que o 6L nas manobras, em andamento são idênticos. Agora em nenhum dos 2 conseguia virar com 1 dedo a direcção.

A tua questão é com o carro parado? Neste local não tenho acesso aos vídeos...
 
infelizmente para o 6L os codigos variam, primeiro tens de saber se é TRW e é KOYO, qual é o ano do carro? se for um carro tipo de 2006 é TRW de certeza, depois possa-te ajudar.

o video é com o carro parado, travao de mao accionado tentar virar a direcção com a parte da impressão digital a tocar no volante.
 
É o FR de 2005...já procurei as definições e vi tanta coisa que se torna complicado!
Em relação ao virar o volante num 6J dessa forma, eu quando tinha não conseguia era o 1.9tdi. Ainda assim é mais leve que o 6L.
 
É o FR de 2005...já procurei as definições e vi tanta coisa que se torna complicado!
Em relação ao virar o volante num 6J dessa forma, eu quando tinha não conseguia era o 1.9tdi. Ainda assim é mais leve que o 6L.

se tiveres o vag-com diz-me qual o codigo que tens actualmente. é mais facil sabendo o codigo que ja tens
 
Back
Top