POTÊNCIA/WATTS ....o que necessita de saber by CAPT

Hoje em dia muita gente pergunta-se:”De quantos watts necessito?”, as respostas variam entre 20 e 20 000!!! Pois é na altura em que eu andava na escolinha fiz um estudo sobre esse assunto, as condições eram as seguintes um amplificador com cerca de 2 x 180 watts rms, uma sala com cerca de 30 metros quadrados e um par de colunas com um rendimento de cerca 86/87 dB’s.

Hoje em dia está mais que comprovado que alta potência não é sinónimo de alta qualidade por isso é necessário ter em atenção as especificações dos amplificadores, com este estudo pude efectivamente verificar que a potência necessária é bem inferior daquilo que nos julgamos.

Com as medições que realizei constatei que com 2 x 0.003 Watts se conseguia produzir uma pressão acústica de cerca 60db’s ou seja musica de fundo suave. Para se ter a música a um nível normal bastava somente 2 x 0.03 watts para se obter cerca de 80 db’s e com 2 x 3 watts podemos considerar musica alta, uma vez que a pressão sonora atinge cerca de 90 db’s.

Um exemplo que posso dar é o seguinte; uma orquestra sinfónica reproduz em media uma pressão acústica de 95 db’s numa sala de concerto, e consegue-se reproduzir essa pressão com simplesmente 2 X 10 watts!!! Então para quê termos de utilizar amplificadores mais potentes que 2 X 10 Watts, será para impressionar o Sr X ou o Sr Y ??? Os 10 Watts não chega??? Claro que não, necessitamos sempre de mais potência para reproduzir os transientes dos trechos musicais, ou seja por norma surgem picos muito breves que podem sair a uns bons 10 db’s acima do nível médio. Sendo assim se quisermos ouvir a nossa musica numa media de 90 db’s podemos contar então cerca de 100db’s ou seja com um amplificador que terá cerca de 2 X 30 a 40 watts. Bem então podem dizer 2X 30 watts são mais que necessário! Mas a resposta pode ser sim e não!

Existem pelo menos 3 factores em ter em conta, sendo elas:

1 - O nível de pressão sonora máxima desejada.

Tomando em conta com a tabela que se encontra no fim, existe uma relação logarítmica entre a potencia do amplificador e o nível de pressão sonora. A potência tem de aumentar para o dobro para um aumento audível de 3 dB’s no nível de pressão sonora. Um aumento razoavelmente detectável de 5 dB’s precisa de um amplificador 3 vezes mais potente. Por exemplo se se desejar um nível máximo de 105 dB’s em vez de 100 dB’s, a potencia do amplificador tem que aumentar de 2 x 30 watts para 2 x 100 watts!!! Uma variação de 1 ou 2 dB’s é tão difícil de se distinguir que praticamente não se nota diferença entre um amplificador de 2 x 30 Watts e um de 2 x 40 Watts.


2 - As dimensões do local de escuta (carro, sala, etc.).

As dimensões do local onde estão instalados os altifalantes também influenciam, claro que não se consegue determinar ao certo o Nº de dB’s, mas quanto maior for a sala mais potencia se terá que ter e quanto menor for a área da sala menor será a potencia necessária. Em salas muito grandes pode-se ter uma perda de como qualquer coisa como 5 dB’s em relação a minha tabela.


3 - O rendimento dos altifalantes.

O ponto mais importante, o rendimento dos altifalantes! Como já referi a minha tabela foi calculada para umas colunas com um ganho de cerca 86/87 por watt . Se meter-mos uns altifalantes com um rendimento de cerda 90 dB’s por watt para se atingir os 100 db’s só necessitamos de 2 x 15 watts em vez de 2 x 30 watts que necessitaria com os meus altifalantes . Ma s se se colocar uns altifalantes com um rendimento de 84 db’s por watt serão necessários cerca de 2 x 60 watts para se obter os mesmos 100 dB’s


Conclusão a ideia de se ter um “grande” amplificador é muito relativo, tem que se combinar com vários factores; área da sala, rendimento dos altifalantes e claro a pressão desejada!!! Não esquecer que esse estudo foi feito numa sala de cerca 30 metros quadrados, logo pode-se concluir que dentro de um carro a potencia será bem inferior!!!

Potência de saída por canal / Pressão sonora:
0.003 Watts / 60 dB’s (Música de fundo suave)
0.03 Watts / 70 dB’s (Conversação)
0.3 Watts / 80 dB’s (Música com o volume médio)
3 Watts / 90 dB’s (Música alta)
30 Watts / 100 Db’s (Música muito alta)
300 Watts / 110 dB’s (A exposição prolongada a este nível pode provocar lesões permanentes)
Essa tabela foi calculada para uma sala com cerca de 30 m quadrados e com uns altifalantes que tem um rendimento de 86/ 87dB’s por wat
 
Eu meti em maiusculas para chamar a atenção pq aqui pensa-se mt que mais potencia e mais potencia é o ideal....assim ficamos todos a perceber um pouco
 
NECA, ninguem tem problemas de visão. Este é um post com informação útil para todos, mas a informaçao só serve quando as pessoas procuram por saber.. e não é por estar em maiusculas que mais ou menos pessoas vao ver o topico.
Agradecia que mudasses.

:arrow: PONTÊNCIA/WATTS ....O que necessitam de saber by CAPT
 
Boas

NECA - Diz lá aí uma casa que tu conheças e que leve barato para
fazer uma passagem de cabos de alimentação como deve de ser?!?!

Abraço :wink:
 
Sim também se pode aplicar em HomeAudio...tirando o facto dos valores de Spl serem um pouco inferiores numa sala do que no interior do carro, visto o espaço (área) ser superior....por outro lado ....tlvz até se consiga melhor resultados numa sala :twisted: :twisted:
 
Ó NECA - Mekié lol fazes a passagem dos cabos como deve de
ser ou não?!?!

Em principio são dois carros :lol: :lol:

Faz um preço bacano :p
 
Posso fazer a passagem de cabos mas só trabalho com cabos de qualidade....assim garanto que o trabalho só é feito uma vez apenas!

O preço depende das horas de trabalho .....vou mas é pensar em abrir uma garagenzita para biscates ao fim de semana....
 
Se ja os tens então podem-se meter mas existem melhores e com melhor protecção as interferencias electromagnéticas que o carro produz...
 
Back
Top