Portugal está Arder :/

sera que nenhum politico vê isso?
é que com essa medida endireitava-se Portugal em dois tempos!
o que não falta é idosos para tomar conta, caminhos para limpar, matas para compor e espaços para manter!
centenas de pessoas que estão a receber só porque trabalhar faz calos deixavam logo de chular o estado.

ainda assim gavo o pessoal do todo-terreno, pois ainda vão mantendo os corta fogos meios limpos.


estou a 50km em linha reta do incêndio mais próximo aqui no destrito de viseu, e a pouco com o vento ficou aqui tudo cheio de fumo em segundos.

deixo aqui uma imagem tirada de outro forum, onde um micro-produtor de energia fotografou o momento a meio do dia, pois os seus paineis solares nao estavam a produzir energia.
52798027901654554129033.jpg

Parece que fica noite fogo :s
durante esta semana com o aumento das temperaturas é como um barril de polvura :/
È triste ver paisagens lindas a serem desvastadas pelas chamas incontrolaveis!
 
Por aqui está-se a levantar mais vento, e já se nota um cheiro a fumo e ao longe o fumo...
Isto já sem vento está que nem polvora, com vento é pra esquecer.
 
Bem na Madeira esta muito mais calmo, mas este ultimo mes foi um caos, e apoio em 100% o que o limiano disse!!

video:
[video=youtube;gWCwEmYHcfw]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gWCwEmYHcfw[/video]
fotos:











abraço
 
As imagens sao bem explicitas da violencia dos incendios na madeira, mas no continente a situaçao nao esta nada boa.
Vi agora na tvi em viseu aquilo esta muito feio
 
Em zonas com muita vegetação é sempre dificil.

Aqui no Alentejo é tudo calmo porque praticamente só há pasto para arder e o pasto é baixo e sempre planicies, e em ardendo está ardido...
Agora aí para cima há muito eucaliptal, pinheiros, etc, isto sem falar nas oscilações de relevo que para aí há o que só dificulta o trabalho dos bombeiros.
 
Em zonas com muita vegetação é sempre dificil.

Aqui no Alentejo é tudo calmo porque praticamente só há pasto para arder e o pasto é baixo e sempre planicies, e em ardendo está ardido...
Agora aí para cima há muito eucaliptal, pinheiros, etc, isto sem falar nas oscilações de relevo que para aí há o que só dificulta o trabalho dos bombeiros.

Concordo plenamente.
Acessos extremamente dificil , declives, etc etc...
Carregado do sal e cadaval sao os incendios mais preocupantes neste momento :/
 
Em zonas com muita vegetação é sempre dificil.

Aqui no Alentejo é tudo calmo porque praticamente só há pasto para arder e o pasto é baixo e sempre planicies, e em ardendo está ardido...
Agora aí para cima há muito eucaliptal, pinheiros, etc, isto sem falar nas oscilações de relevo que para aí há o que só dificulta o trabalho dos bombeiros.
Mas é mesmo, ao menos ter só planicies vale de algo eheh por ai, nem que se deixe arder, é facil de controlar.
Para o Norte, e mesmo por aqui, tem-se de tudo, mas maioritariamente pinhais e eucaliptais, depois a terra é só mimosas etc etc isto com o calor que tem estado é a coisa mais fácil de pegar, depois junta-se o pior, que é o vento...
Ainda á pouco na TV, la pra Viseu, uma pequena frente estava para um lado a "fugir" das casas, de repente com o vento ficou maior e em direcçao ás casas, sorte já la andava uma maquina e conseguiram controlar e apagar, mas não é nada fácil estas mudanças de vento.
Os bombeiros tem tido sorte é á noite, o vento acalma conseguem controlar, ou até mesmo apagar.
 
grande vergonha, na minha freguesia de origem agrediram os populares um bombeiro e apedrejaram os carros de combate ao fogo porque chegaram atrasados... ora após 2 ou 3 dias sem dormir nem ver a familia uma cena destas é mesmo pra desanimar qualquer um...
 
grande vergonha, na minha freguesia de origem agrediram os populares um bombeiro e apedrejaram os carros de combate ao fogo porque chegaram atrasados... ora após 2 ou 3 dias sem dormir nem ver a familia uma cena destas é mesmo pra desanimar qualquer um...

Eu ia-me embora, e deixava arder, quem quisesse que apagasse!
Não são os bombeiros os culpados de não haver meios suficientes, e já não é a primeira vez que por exe saem 2 camiões de uma zona que está sem incêndios, e logo as seguir começam, onde eles saíram...
Coitados andam sem dormir, a comer mal, fartos de andar, muitos até são voluntários, ou seja não ganham nada, e depois são recebidos assim, infelizmente costumam receber só com insultos, nesta vez foi agressão também, compreende-se a aflição das pessoas, mas não são os bombeiros que teem culpa, até porque se fosse por vontade deles isto não andava assim...
 
Como na TV desde ontem não deram muito destaque aos incêndios, e as temperaturas baixaram, pensei que tivesse mais calmo.
Afinal fui procurar noticias, e não está nada bom, Gerês, Arganil, Bragança, e em Mangualde voltou ao activo...
 
Já tive que fugir por duas vezes dos incendios.
É pena que só se lembrem dos bombeiros nesta altura! É uma profissão nobre, que não é reconhecida!
Quanto aos incendiários, acho que deveria haver penas exemplares...
 
Bah este ano esta a ser um ano muito duro para a perca de bombeiros e viaturas...
Esta na altura de se mudar um pouco mentalidades...
Aqui em viana nas serras "principais" a camara ta a financiar gasol aos militares e eles andam a patrulhar a serra e para já tem resultado...
Acho que mais municípios deviam investir nisso...
 
isto dos incendios vai ser sempre a mesma coisa,avioes que voam sobre serras e 5 minutos depois aparece fumo, é tudo negocios e depois vem as tvs que falam demais no assunto,tudo bem que tem que informar mas existem pessoas loucas que gostam de ver o que fizeram pela tv e depois voltam a fazer o mesmo.
 
Back
Top