Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás

Eu prefiro pneus novos á frente, porque a tendência natural do carro é fugir de frente e até porque em curva fica mais equilibrado do que ao contrário...


... se bem que já 1 ou 2 vezes a minha traseira quis ver se eu tava acordado :D
 
para mim pneus novos a frente mais por causa das travagens e daquelas rotundas escorregadias... é um mimo um toque no travão de mão quando os gastos estão atrás...ao contrario já não dá...

acho que isso dos pneus é como os ESP depende do cliente tipo..por isso aqui vai os exemplos:

se andas devagar(condutor de domingo)e nao fazes curvas a abrir compras extras de ESP e so usas o travão de mão com o carro parado. Para o carro não fugir de traseira e te assustares e curvares po lado errado ou travares em plena curva.. pneus novos atrás

agora se gostas de desligar ESP TCS e gostas de sentir o carro e andas depressa e tens um pouco de unhas... pneus novos a frente

por isso concordo com os construtores eles estão certos vão pela maioria dos possíveis clientes.. assim nos pneus como nos ESP ... e assim evitam o maior numero de acidentes possíveis... pura estatística...

PS: O novo ibiza tras ESP de série....

abraços

O ESP não tem que ser um mal maior à condução desportiva como fazes crer. :D

Abraço
 
Last edited:
comigo è novos sempre a frente .... traccao ,direccao, travao (no meu caso)..... se o carro fugir de traseira ainda consegues contra-brecar (mais ou menos cm o filme da audi a4 q por ai passou q apanhou oleo na estrada) se fugir de frente quero ver ...... eu tenho uma oficina de montagem de pneus e aconselho sempre mas sempre novos a frente ...chamem-me maluco ...lollollol
 
O ESP não tem que ser um mal maior à condução desportiva como fazes crer. :D

Abraço

sim eu percebo o que tas a dizer mas não te esquecas que o esp montado nos carros para o comum dos mortais são muito proibitivos...ou nunca são totalmente desligaveis...

claro que os esp (ou outros sistemas) dos porches m3 skyline e afins deixam brincar mas olha o preço dos carros e o cliente tipo desses carros...

abraços
 
sim eu percebo o que tas a dizer mas não te esquecas que o esp montado nos carros para o comum dos mortais são muito proibitivos...ou nunca são totalmente desligaveis...

claro que os esp (ou outros sistemas) dos porches m3 skyline e afins deixam brincar mas olha o preço dos carros e o cliente tipo desses carros...

abraços

Não concordo, mas percebo o teu ponto de vista.
Condução desportiva é diferente de brincar aos pilotos. :D Consegues andar muito depressa com um carro com ESP sem nunca o accionares :D
Em muitos casos, vale mais o ESP que o ABS.

Normalmente há duas estirpes de condutores que gostam de exaltar o facto do ESP ser ou não desligável na totalidade ou parcialmente.
Os brincalhões e os jornalistas :rir:

Sorry o off-topic.

Abraço
 
Como aqui já foi dito, a mim também me aconselharam, quando troquei de pneus para colocar os novos atrás...
... pois, é no eixo traseiro que se perde mais o controle... isto falando no meu caso... como tenho uma carrinha, o peso atrás quando necessito de fazer uma travagem mais brusca é práticamente nulo, e no caso de ter uns pneus tipo "slick" é mesmo para dizer adeus... nunca mais seguro a menina...!
Enquanto se tiver os mais gastos à frente, ao travar, com o movimento natural do carro a "afucinhar" e com o peso do motor, por mais gastos que estejam que os de trás agarra sempre à estrada... isto na minha opinião...!
É óbvio que também não é pa andar com pneus slick...!
Eu como não costumo deixar ir os pneus às lonas, troco sempre antes de disso, penso assim, que os melhores são para trás...
Mas entendo a opinião de ambas as partes, pois no inverno... convém ter um bom pneu à frente, para que haja um bom escoamento de água para o carro não entrar em aquaplanagem e não fugir de frente...!

Resumindo... no meu ver...
No VERÃO (piso seco), pneus novos atrás...
No INVERNO (piso molhado), pneu novos à frente...
 
Pra mim novos é atrás.

A traseira foge em situações menos previsíveis e mto mais repentina. Com os pneus velhos à frente vai-se gradualmente ganhando consciência k já n estão tão bons e é preciso maior distância de travagem. Se bater de frente ha para-chokes, 1 metro de lata e air-bag, de lado há apenas 10cm de porta!

Eu já tive uns pneus ressequidos e velhos pra carago no eixo traseiro e se precisava de travar mais forte em curva lá andava eu volta e meia a fazer de bailarina pelo meio da estrada, fdx...
 
Já agora uma perguntinha:

De quantos em quantos quilómetros é que se deve trocar os pneus da frente par trás e os de trás para a frente??
 
quando meto pneus novos vao sempre para tras pelo simples facto que em vez de comprar 4 pneus de 2 em 2 anos compro 2 todos os anos,
doi menos na carteira :D e assim ando sempre com 2 pneus novos já ao contrario a de chegar a uma altura que nao se tem novos nem á frente nem a traz, vai fugir de frente de traz e de lado :D
 
Num pais como portugal pouco chove isso é pouco relevante visto um pneu novo de marca x ter o mesmo coeficiente de atrito que um de mesma marca com meio piso.

Ai e tal tem a estrutura mais desgastada e não se quê... balelas.

Isso so se altera com a questão do aquaplaning...(por isso em pt pouco importa)

Ah! é mais facil retomar o controlo de um carro que foge de frente que um que foge de traseira. (existe apenas uma variavel que se pode alterar: aceleração e desaceleração regulando a repartição das massas e forças exercidas no pneus responsaveis pela mudança de direcção do veiculo enquanto que uma traseira a fugir até pode voltar so com o volante mas isso é se ela não for para o lado oposto com o balanço e para isso é preciso espaço na pista... isso de controlar uma traseira doida tem muito que se lhe diga) ;)
 
Back
Top