Policia em Castelo Branco

Boas,

Penso que pela 1ª vez que estou neste fórum venho pedir ajuda para um caso mais sério. Não me meti em nenhuma alhada, nem fiz mal a ninguém. Tenho uma familiar que foi vitima de violência doméstica e apresentou queixa em Castelo Branco. Qualquer caso de violência doméstica é muito grave e é um assunto muito sério, mas dada a faixa etária das pessoas envolvidas neste (um com 19, outro com 23), torna-o ainda mais escandaloso.

Abro este tópico porque gostaria de saber se há por aqui algum membro que seja policia ou que conheça algum que trabalhe por lá para, se possível, dar seguimento às coisas em condições e para dar algum apoio, de forma a que aquele menino não se fique a rir.

Cumprimentos
 
Boas,

Penso que pela 1ª vez que estou neste fórum venho pedir ajuda para um caso mais sério. Não me meti em nenhuma alhada, nem fiz mal a ninguém. Tenho uma familiar que foi vitima de violência doméstica e apresentou queixa em Castelo Branco. Qualquer caso de violência doméstica é muito grave e é um assunto muito sério, mas dada a faixa etária das pessoas envolvidas neste (um com 19, outro com 23), torna-o ainda mais escandaloso.

Abro este tópico porque gostaria de saber se há por aqui algum membro que seja policia ou que conheça algum que trabalhe por lá para, se possível, dar seguimento às coisas em condições e para dar algum apoio, de forma a que aquele menino não se fique a rir.

Cumprimentos

Não sou policia, mas vou dizer aquilo que sei sobre um caso passado na minha família:
Vitimas de violência doméstica em PT é um caso complicado por causa das leis em vigor, não há muito a fazer, é tirar fotos aos ferimentos da vitima e arranjar testemunhas, se já fez queixa é aguardar que o processo dê entrada no MP. As testemunhas são o mais importante principalmente em casos de agressão mútua onde é difícil distinguir a vitima e o agressor,dos casos que conheço muitos deles ficaram com pena suspensa. Agora já sabes que a justiça em PT está degradada, os funcionários andam com menos motivação, os tribunais estão entupidos de processos e a coisa pode demorar meses senão anos a ser resolvida pela via judicial.

Uma coisa a ter em conta é que as autoridades só podem deter o/a agressor/a em flagrante.


Espero que as coisas se resolvam para a tua familiar.;-)
 
Pela as historias que vou ouvindo...

Juntas 5 amigos como no reclame dos refrigerantes, vais la a do gajo, e sem ninguém ver mostras que existem pessoas mais agressivas que ele...

OU...

Vai tu sozinho, pegas na rapariga... Tiras a de casa quando ele estiver fora e levas ela para a tua ou outra...

Se o gajo se aproximar mais que 500m dela, juntas a parte dos 5 amigos e sem ninguém ver mostras que existem pessoas mais agressivas que ele.. ;)


E pronto esta a justiça feita... :D
 
Pela as historias que vou ouvindo...

Juntas 5 amigos como no reclame dos refrigerantes, vais la a do gajo, e sem ninguém ver mostras que existem pessoas mais agressivas que ele...

OU...

Vai tu sozinho, pegas na rapariga... Tiras a de casa quando ele estiver fora e levas ela para a tua ou outra...

Se o gajo se aproximar mais que 500m dela, juntas a parte dos 5 amigos e sem ninguém ver mostras que existem pessoas mais agressivas que ele.. ;)


E pronto esta a justiça feita... :D

De levar uma surra ele não se livra, porque vai comer! Só não pode comer por agora, porque há queixas na polícia e as coisas estão a andar por vias legais. A miúda tem que ir ao médico lá da bófia para fazerem um relatório, há fotografias, testemunhas, provas nomeadamente os óculos dela que estão bons para o lixo.

O gajo agora para começar vai ter que pagar a conta do hospital, porque como deu entrada por ter sido agredida a conta dos exames que fez, incluindo uma tac, é enviada para o agressor. Só nesta brincadeira são 150€ da tac, mais o valor da consulta que não sei.

Os óculos são outro caso sério porque ela não precisa deles só para conduzir ou só para ler, precisa sempre porque sem eles não vê. Comprou há cerca de 2 ou 3 meses 2 lentes novas porque mudou a graduação e só em 2 lentes sem armação foi perto de 330€. Desta vez ainda se pode juntar em cima uns 100€ da armação.

Depois segundo o policia isto há-de ir a tribunal, o gajo vai responder e ela pode até exigir uma indemnização pelas injurias (porque nas sms e ao vivo chamava-lhe tudo e mais alguma coisa), pelos transtornos e pelos danos físicos e morais. O gajo de momento não está lá, mas caso regresse e ela não se sinta segura tem direito a um policia para a acompanhar, tem direito a um advogado, apoio da segurança social, e mais umas tretas.

Ele há-de ficar com cadastro e caso agrida mais alguém e essa pessoa apresente queixa, independentemente de quem for, vai logo dentro.
Apesar de dizerem que estes casos não dão em nada, eu acho que se o pessoal se mexer ainda se vai fazendo alguma coisa.

Para além disto tudo o gajo é um animal autêntico e lembrou-se de dar uns socos na parede. Deu cabo de uma mão e deslocou um dedo e agora diz que foi a miuda que lhe deu com o telemovel e deslocou-lhe o dedo... Enfim, uma besta que tem a mania que bate em todos, mas quando foram atrás dele para lhe fazer a folha logo depois de ter batido à miuda, meteu o rabinho entre as pernas e fugiu para lisboa. Não se lembrou é que eu e mais uns quantos estamos em lisboa e aqui também não está muito seguro. Aliás, nem aqui nem em lado nenhum, porque enquanto souber onde ele anda, tá bem lixadinho.

Da minha parte é muito simples, sei onde ele mora, sei como o apanhar e vou fazê-lo, nem que seja daqui a 2 anos. Basta o processo estar terminado e quer se faça ou não justiça ele vai ficar com o cabedal amassado.
 
Podias partilhar essa informação (onde ele reside, como é, como se chama, etc...) pois gente como esse monte de merd..... tem que aprender por outras vias.
Hoje é a tua amiga, amanhã poderá ser a minha amiga, irmã, etc...
É importante que o gajo aprenda a respeitar o próximo.
 
Ele tem fama de ter a mania que é panda kung-fu. Bate em todos e mais alguns, já partiu o nariz a um, já partiu não sei o que a outro, mas quando chega a hora de enfardar pisga-se. Essa tem sido a sorte dele, até agora nunca ninguém teve a coragem de lhe assapar forte e feio, até que agora isso mudou.
 
jpedromr, se têm provas e testemunhas, ele pode levar por tabela, mas depende do juiz que apanhe, lá está, pode ficar com pena suspensa, mas se por ex a tua amiga tem algum ferimento grave como traumatismo craniano (uma vez que falaste no TAC) aí ele pode apanhar pena efectiva, vai depender do critério, da argumentação do advogado, da vontade dos procuradores, enfim, muitas variáveis.

Vocês têm que ter calma com essas merdas dos gangs e dos grupos, cuidado com isso, tens um grupo, ele tb pode ter o dele e depois ainda vai pessoal dentro por causa disso ou morre algum amigo teu sem culpa, primeiro deixa a justiça tratar disso, para além disso, e sem querer de forma alguma duvidar das tuas declarações, tens que ter em conta que as autoridades fazem investigações bilaterais, ou seja, nós conhecemos a versão da tua amiga, mas ainda não conhecemos a versão do outro gajo, não se pode simplesmente espalhar por aí que o fulano tal fez isto e aquilo e agora vamos todos fazer-lhe uma emboscada e dar-lhe uma sova sem saber realmente o que aconteceu, depois o gajo é que fica a rir-se de vocês se for provado que vocês o agrediram e aí já estão a agir da mesma forma que ele agiu contra a rapariga. Eu compreendo a indignação e a vontade de vingança, mas pensem nas consequências, o gajo já está queimado, fica com cadastro, se formares um grupo pra lhe dar porrada, ele faz queixa de vocês e a policia vai associar isso ao processo de violencia doméstica, pois sabe que vocês são conhecidos da vitima, e depois ainda sobra pra vocês e ele ainda pede uma indemnização e fica a rir-se, pensa nisso.
Isto é apenas a minha opinião, tu fazes o que bem entenderes, mas caso decidas ir pra cima do gajo, lembra-te que isso pode tornar-se num ciclo, ele depois pode querer vingar-se e quando menos esperas ele cai-te em cima e a história acaba mal. Claro que se for ele a ir ao teu encontro e provocar alguma coisa, aí tens legitimidade pra te defenderes.

Acima de tudo, espero que a tua amiga resolva isso a bem, peça uma boa indemnização (assumindo que o que contaste é o que realmente aconteceu) e sobretudo não fique com algum problema de saúde resultante desta situação. ;-)
 
Eu estou a rezar para que ele apanhe mulheres a tratar do caso, porque assim não se fica a rir. Se ela tiver uma advogada e se tiver a sorte de ser uma juíza em vez de um juiz, já é meio caminho andado para levar uma pena mais dura, porque escusado será dizer (e acho muito bem) que há uma certa camaradagem entre as mulheres, principalmente as que sofrem deste tipo de problemas.
 
Amigo estas situações são sempre muito complicadas !
Tambem podem ligar para o apoio á vitima e eles lá penso que tambem ajudam e explicam o que se pode fazer por vias legais .. quanto as vias ilegais , apanhas o moço desprevenido e das-lhe assim um daqueles bem assentes que ele fica deitadinho no chao por uns minutinhos e pode ser que quando acordar pense 2xs no que fez e se vale a pena voltar a fazer !
 
Back
Top