Pneus - Etiqueta do fabricante

Boas pessoal,

Venho colocar uma questão que penso ser do interesse geral. Atualmente os pneus são vendidos com uma etiqueta da UE que os classifica relativamente a 3 parâmetros:

- Consumo de combustível;
- Aderência em piso molhado;
- Ruido de rodagem.

Tenho verificado que existem algumas marcas menos conhecidas que apresentam muito boas classificações nestes parâmetros. Agora a minha dúvida é, até que ponto a informação contida nessa etiqueta etiqueta é fiável? Quem emite esta informação? O fabricante, ou há alguma entidade independente que teste os pneus para estes parâmetros?

Deixo aqui uma imagem da referida etiqueta:

european-tyre-label.jpg


Tyre%20labelling%20information.jpg
 
Last edited:
Antes de mais esses são apenas 3 aspectos que se focam mais na segurança e naquelas condições em especifico... Não na condução em si, portanto ter boas classificações não significa que sejam muito bom pneus...
 
eu não me guio apenas por isso mas sim pela marca.
porque para um pneu poder poupar combustível na minha lógica tem de haver pouco atrito mas se houver pouco atrito existe pouco contacto com o solo por isso foi um parâmetro que nunca entendi muito bem..

a michelin tem pneus com valores supostamente razoáveis e são pneus de topo como os pilot sport
 
É verdade que a informação emitida nessa etiqueta não contempla todos os parâmetros. Não é contemplada por exemplo a durabilidade do pneu. Mas na minha opinião contempla os parâmetros essenciais, para quem procura pneus para um uso normal. Na minha opinião o parâmetro mais critico de um pneu, é a aderência em condições metrológicas adversas, nomeadamente, com chuva. Eu coloquei esta questão porque tenho visto marcas pouco conhecidas como por exemplo, NEXEN, LANDSAIL, GT-RADIAL, SAVA, etc. que em determinados modelos de pneus apresentam classificações muito aceitáveis. Por isso coloquei a questão da veracidade desta informação.

Gongas respondendo à questão que levantaste, É verdade que as marcas premium apresentam na sua generalidade boas classificações em praticamente todos os modelos de pneus. Mas não nos podemos regular apenas pela marca, até porque todas as marcas têm pneus concebidos para várias situações. Nem sempre os pneus Sport XPTO são os que apresentam uma prestação mais equilibrada para o uso que lhes vamos dar.

Relativamente à questão do atrito, regra geral, a classificação da economia de combustível é inversamente proporcional à aderência em molhado. Mais aderência --> maior atrito -->maior consumo.:p
 
É verdade que a informação emitida nessa etiqueta não contempla todos os parâmetros. Não é contemplada por exemplo a durabilidade do pneu. Mas na minha opinião contempla os parâmetros essenciais, para quem procura pneus para um uso normal. Na minha opinião o parâmetro mais critico de um pneu, é a aderência em condições metrológicas adversas, nomeadamente, com chuva. Eu coloquei esta questão porque tenho visto marcas pouco conhecidas como por exemplo, NEXEN, LANDSAIL, GT-RADIAL, SAVA, etc. que em determinados modelos de pneus apresentam classificações muito aceitáveis. Por isso coloquei a questão da veracidade desta informação.

Gongas respondendo à questão que levantaste, É verdade que as marcas premium apresentam na sua generalidade boas classificações em praticamente todos os modelos de pneus. Mas não nos podemos regular apenas pela marca, até porque todas as marcas têm pneus concebidos para várias situações. Nem sempre os pneus Sport XPTO são os que apresentam uma prestação mais equilibrada para o uso que lhes vamos dar.

Relativamente à questão do atrito, regra geral, a classificação da economia de combustível é inversamente proporcional à aderência em molhado. Mais aderência --> maior atrito -->maior consumo.:p

ai está ;)

em varias casas de pneus perguntei o que significava aquilo ao certo e nenhuns me souberam dar uma resposta concreta e que me convença por isso continuo sem saber ao certo o que representa :confused:

por exemplo os pneus que meti agora no ibiza são os pilot sport 3 em jante 15 que tem F no combustível e A na chuva..
o F supostamente já está perto do considerado mau, mas o que é certo é que os pneus agarram bem e ao passar de 14 para 15 não senti que o carro tivesse piores prestações e a nivel de consumos anda na casa dos 5,7 mas para um SDI a fazer trajecto serra penso que é um valor dentro dos normais
 
Lá está. Vai de encontro ao que disse acima. A prestação em molhado é inversa do consumo de combustível. A = prestação máxima em chuva = maior atrito --> G pior prestação em consumos. Tens aqui uma tabela informativa com a diferença teórica nos gastos e também com as distâncias de travagem:

etiqueta-piso-molhado.jpg


etiqueta-eficiencia-energetica.jpg


Como podes ver as diferenças de consumo são irrisórias. Daí não notares diferenças.
 
Last edited:
Em relação a economia de combustível, independentemente se agarra bem ou não, o peso tb faz diferença. A mesma marca,mesmo modelo mas em medidas diferentes esses valores tb mudam!
 
o melhor mesmo a ter em atenção deve ser as prestações a chuva..

sim o peso dos pneus e o tipo de rasto também contam ;)
 
Para mim continuo achar que nao há milagres!um pneu com bom grip vai sempre gastar mais combustivel que um dos chinocas que até em 4a patina..
 
Eu sempre meti pilot sport, adoro, quer chova quer faça sol é igual.
Quanto as marcas que referis te Martins, eu não me aventurava.
 
Eu também não faço intensões de meter pneus de marca chinoca, apenas estou a lançar a questão para debatermos aqui e tentar perceber como é que as marcas chegam às prestações que anunciam.

Vejam aqui estes exemplos na medida 195/50/16:

Pneu: Sailun Atrezzo Elite
Classificações: E; B; B.

https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/sailun/atrezzo-elite/195-50-r16-84v-441052

Pneu: Superia Ecoblue HP
Classificações: E; B; B.

https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/superia/ecoblue-hp/195-50-r16-84v-375372

Pneu: Landsail LS388
Classificações: E; B; B.

https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/landsail/ls388/195-50-r16-84v-67061

Pneu: Delfin DK 7000
Classificações: F; B; A.

https://www.pneuslider.pt/pneu-auto/delfin/dk-7000/195-50-r16-84v-302521
 
Realmente é estranho. Não sei qual é o critério de classificação ou a entidade que os faz.
Tenho ouvido falar bem da Mabor e Kormoran, mas nem aparecem aí.
 
pedro, Mabor é uma marca Portuguesa do grupo Continental. Já usei os Sport-Jet 2 em 195/50 r15 e achei-os bastante bons. O único defeito que lhes apontei foi o facto de não terem protecção de jante na medida que usei. Tenho visto bastantes carros com os Kormoran Gamma B2, mas não tenho conhecimento da qualidade destes.
 
Sim, eu sei desses dois factos. Quanto ao ser portuguesa por mim não tem mal. Ha bom material tuga, certas exportações são provas disso.
 
Back
Top