Pneus 185/55 vs. 190/50 em R15 e Jante original GT TDI

Quando comprei o Meu 6k GT TDI, vinham montados uns pneus que gostava muito, os
Michelin Pilot SX GT
sxgt.jpg




Entretanto estes pneus desaparecerem, e já experimentei vários

Goodyear Eagle F1 - goste +/-
Goodyear_Eagle_F1_GSD3_167.jpg


Falken (nao me lembro o modelo) - não gostei
Falken_Ziex_ZE-512_Performance_Tire-resized200.gif



Bridgestone RE720 - gostei
252.jpg




Tenho as jantes originais do GT TDI de 98
8534.jpeg
iguais às da imagem


Tenho várias duvidas relativas aos pneus desta máquina:

1ª - posso calçar tanto 185/55R15 como 195/50R15 nestas jantes (pelo menos é o que diz o livrete) Sendo os 195, pelo menos em teoria melhores e mais largos, porque é que os 185 são sempre mais caros independentemente da marca e modelo?!?!?!

2ª - acreditando na suposta superioridade dos 195 face aos 185, comprei tanto os Falken como os Goodyear na medida 195, nos dois modelos senti uma sensação estranha (apesar de nos goodyear se notar menos), nas travagens em curva e em algumas curvas a uma velocidade acima dos 80km, o carro desiquilibrava-se, dando a sensação que o pneu estaria vazio (principalmente os de trás) ou que o pneu "dobrava" na jante. Na altura verifiquei tudo e mais alguma coisa que me lembrei e não consegui dar com o problema.
Alguem já sentiu o mesmo??? será que estas jantes não sao indicadas pra medida 195/50R15 ???

3ª - Afinal quais os melhores pneus (marca modelo e dimensoes) a montar nestas jantes???

opinioes precisam-se!!!
 
Last edited:
pah eu ando kom 4 bridgestone potenza 195/50 R15 e agarra se mt bem mm.. os outros nao conheço.. mas kando tiver k trokar sem duvida k é potenza..
 
pah eu ando kom 4 bridgestone potenza 195/50 R15 e agarra se mt bem mm.. os outros nao conheço.. mas kando tiver k trokar sem duvida k é potenza..

completamente de acordo!!!! eu tenho mas em 14" so tem um problema!!! :( 10 mil km e ficam nas lonas!!! (e é preciso poupar-los! falo por mim e os da frente claro)!!!!
cumps
 
as tuas jantes são iguais as minhas???
Quais são os potenza que tens ?
de origem vinha com essa medida?

as minhas jantes sao as do 6k2 sport.. perguntas bem kais sao mas nao sei sei k sao potenza lol so te posso dixer pa semana k agora nao tenho o carro ta arranjar uma batida.. nepex eu legalizei 195/50 R15 e agora investi mais a frente e legalizei 205/45 R16 e 205/40 R17 so falta as jantes 17 :D epah kanto akilo k descreves k te acontece nepex nunka senti ixo..
 
Last edited:
completamente de acordo!!!! eu tenho mas em 14" so tem um problema!!! :( 10 mil km e ficam nas lonas!!! (e é preciso poupar-los! falo por mim e os da frente claro)!!!!
cumps

epah tens uma conduçao fodid*.. os meus tem 20mil e pouco e nao tao axim mt mal tratados.. mas tb é mt raro patinar kom ele.. mas sao mt bons mm..
 
tenho um 6k2 de 110 e acho o mesmo, 195 experimentei f1 e achei o mm, parece k a borracha "dança" na jante... (jantes de origem).
o k mais gostei, e com os quais o carro curva mesmo como eu gosto: Toyo proxes t1-s

ja calcei:
pirelli p5000 ou 6000 (de origem)
BFgoodrich profiler g
firestone firehawk
eagle f1
toyo proxes T1-s (unico senao, preço)
 
(...)acho o mesmo, 195 experimentei f1 e achei o mm, parece k a borracha "dança" na jante... (jantes de origem).(...)

ALELUIA... que acho alguém que ache o mesmo, já estava a julgar que estava doido... e a que conclusão chegaste??? continuas a por 195 ??? nos 195 que experimentaste sentias esta reacção com alguma marca mais do que com outra???
 
Tenho várias duvidas relativas aos pneus desta máquina:

1ª - posso calçar tanto 185/55R15 como 195/50R15 nestas jantes (pelo menos é o que diz o livrete) Sendo os 195, pelo menos em teoria melhores e mais largos, porque é que os 185 são sempre mais caros independentemente da marca e modelo?!?!?!

Os 185/55R15 são mais caros porque são uma medida menos usual e penso que por ser uma medida intermedia, é sempre mais caro exemplo disso os 195/45R16. Os 195/50R15 é a medida mais usual para todos os modelos de carro de jante 15, logo, devido à grande produção, os custos baixam, assim como o preço ;)

será que estas jantes não sao indicadas pra medida 195/50R15 ???

Indicadas devem de ser pois muitos trazem de origem

3ª - Afinal quais os melhores pneus (marca modelo e dimensoes) a montar nestas jantes???

Ouvi falar que os re720 da bridgestone vão ser substituidos pelos re050, eu tenho os anteriormente referidos e só posso estar satisfeito com o que tenho. Já rolam à mais de 60kkm e pouco devem ter passado de metade do rastro. os potenza s02 é que era, mesmo gastos agarram que nem ginjas ;)

Abraço ;)
 
O meu Tdi de 2001 trazia uns P6000 185/55R15 e para mim os pneus eram tão maus que quando mudei para uns S03 195/50R15 só notei melhorias.

Portanto, se existe diferença que se sinta ao passar de 185/55R15 para 195/50R15, eu não a senti!!!

Após a primeira troca de pneus passei sempre a usar 195/50R15, pelo preço, obviamente....
 
pneus

e em relação à montajem de 195 na jante original, nunca ninguem sentiu o que descrevi ???

boas, posso dizer que tive o mesmo problema pois o meu carro trazia uns pirelli P6000 powergy em 185-55-15 e como fotam a vida em 25000km´s optei por montar uns 195-50-15 e escolhi continental conti premium contact. foram os pneus mais perigosos que tive em que as laterais do pneu eram tao moles que parecia que o carro tava sempre a fugir de traseira( ia mesmo tendo um acidente na ic1 em que o carro fugiu de trazeira a 180km/h). passado o susto optei por derreter aqueles e comprei uns michelin pilot sport 195-50-15 82w. A partir desse momento parecia que o carro estava colado a estrada pois tanto em piso seco como molhado aquilo agarra ate dizer chega... Agora com 45000 km´s em cima destes pneus, em chuva ja começam a tornar-se perigosos mas em piso seco parecem agarrar cada vez mais... Sao uns pneus brutais...
Infelizmente como estao descontinuados nesta medida tendo sido substituido pelos pilot exalto, que nao tem nada a ver com os pilot sport, optei por comprar, depois de analisar muito bem o mercado de pneus, uns bridgestone potenza re720 195-50-15 82v. ainda nao os montei pois estes pilot sport ainda tem piso para coçar... adoro estes pneus...

espero ter ajudado...

cumps
 
boas eu tenho 195 50 15 khumo ecsta supra e nao tenho razao de queixa e o preço ronda os 65 euros cada qualidade preço esta muito bom
 
ALELUIA... que acho alguém que ache o mesmo, já estava a julgar que estava doido... e a que conclusão chegaste??? continuas a por 195 ??? nos 195 que experimentaste sentias esta reacção com alguma marca mais do que com outra???


Em 195 e tendo em conta as expectativas (toda a gente diz k sao bons) deixou bastante a desejar, para mim como disse antes toyo proxes em 185 (nas jantes de origem).
O meu problema é k o carro tem pouco mais de 5 anos, 233mil e...km, e nunca fiz 2 inspecções com os mesmos pneus. Por isso quando ponho nao é o gostava é o k se pode...

Em relação á mesma reacção noutra marca em 195, os k pus nao eagle eram teoricamente inferiores logo nunca tive muita cofiança neles e evitei abusar. Mas um colega meu que tinha um carro igual com uma pke +/-160cv, tb com as jantes de origem, montou uns avs sport 195, conduzi o carro umas xs e ate gostei.
Até pode ser embirração, mas os f1 :redcard:
fica bem
 
Back
Top