Picar das Touches por falta de Oleo

Boas pessoal
Tenho um amigo com um motor PD 130 ASZ com um sintoma muito estranho.
O carro com o oleo no nivel faz aquele barulho tipico de um TDI PD com falta de oleo, aquele picar, no entanto se colocar o nivel de oleo um pouco acima o barulho desaparece!

Serão as touches gastas?

Se alguem poder ajudar, agradecia!

Obrigado
 
Podes me explicar isso melhor se faz favor?
É possivel substituir essas capas ou tem que se colocar uma cam nova?
É normal isto acontecer?

alguem tem uma foto com o exemplo das capas com desgaste?

obrigado
 
Last edited:
Posso tentar arranjar fotos de um 2.0tdi que eu desmontei ha pouco tempo na oficina para explicar melhor...
Em certos motores as arvores de cams estao directamente apoiadas nos suportes que sao de aluminio macio com uma camada na superficie macia afim de evitar gripagens. Nesse motor existem umas capas(em tudo semelhantes as capas de biela ou cambota) que servem de apoio á arvore de cams, pois se o oleo nao for o correcto ou as mudanças do mesmo nao se efectuar nos tempos correctos pode suceder um desgaste anormal e depois pode aparecer ruidos internos no motor e ate um trabalhar nao uniforme, pois aquilo trabalha com esforços muito elevado, devido ao sistema injector-bomba...

Aqui vai um bom exemplo do que é, e como se faz!

http://dieselrepairblog.wordpress.com/2011/06/09/vw-tdi-pd-camshaft-repair/

O 2.0tdi de 140cv que desmontei na oficina, partiu 2 parafusos do veio aonde trabalham os balanceiros dos injectores e aquilo fez uma salsada la dentro bem gira, e as capas tinham ja um bom desgaste e no entanto o motor se nao me falha a memoria conta com menos de 130.000kms, por isso malta metam oleos bons e cumprem as normas e os intervalos e um conselho de amigo reduzem o espaço entre revisoes!
 
Last edited:
melhor era impossivel, muito obrigado!
o barulho de quando essas capas estao já com um certo desgaste no teu ver é igual ou muito identico ao do picar por falta de oleo?

é que faz o barulho, acrescenta - se um bucadinho e pára automáticamente

um muito obrigado novamente

abraço
 
Back
Top