Permutador e bolacha com termostáto

Eu queria saber como é mais rentável montar a bolacha com termostáto num 6k vp, mantedo o permutador água/oleo para em regime de arranque a frio ajudar a aquecer o óleo para o seu regime de trabalho.

Montar a bolacha com termostáto:
1 - Entre o filtro e o permutador água/oleo
oilrelocationandcooling.jpg


2 - Entre o água/oleo e o suporte

Tenho a minha opinião mas queria saber a vossa. :)

Cumps
 
Boas,

eu tirava o permutador e colocava uma bolacha com termostato..

O oleo aquece rapidamente e dps mantem-se a temperatura normal(dependendo da eficiencia e tamanho do radiador/tubagens).

Com isto ainda evitas um eventual dano no permutador, k nesse caso mistura agua e oleo, o k n é nd bom!! ;)

Mas isto é só uma opinião, estou certo k haverão outras contraditorias..


Abraço,
André Guimarães
 
Boas,

eu tirava o permutador e colocava uma bolacha com termostato..

O oleo aquece rapidamente e dps mantem-se a temperatura normal(dependendo da eficiencia e tamanho do radiador/tubagens).

Com isto ainda evitas um eventual dano no permutador, k nesse caso mistura agua e oleo, o k n é nd bom!! ;)

Mas isto é só uma opinião, estou certo k haverão outras contraditorias..


Abraço,
André Guimarães
tb sou da mm opinião, tirar permutador, por bolacha com termostato e radiador oleo
 
Eu na minha opinião deixo estar o permutador de agua!!
1 - Porque vai fazer com que o oleo aqueça mais depressa, embora a bolacha tenha termoestato ela deixa passar sempre oleo na mesma, senão o motor agarrava, não sendo esta como o termoestato do iquido de refrigeração,vai é diminuir e aumentar o caudal de oleo a passar pelo radiador tendo esta bolacha termoestato!!
2 - Temos que ter sempre o oleo a temperatura ideal o mais depressa possivel para ter uma melhor lubrificação dos componentes internos no motor, assim com a bolacha com termoestato vai ajudar e o permutador tambem vai ajudar porque todos sabemos que a agua aquece muito mais depressa que oleo, e o oleo é so ao fim de algum tempo em relação à agua, por isso é preciso que o mesmo aqueça depressa para melhorar a lubrificação do motor!!
3 - Acho que devemos por entre o corpo do filtro de oleo (exemplo nos PD's), visto que quando fazemos muitos quilometros e se for-mos a puxar a agua de refrigeração do motor vai ficar acima de 90º e as temperaturas de funcionamento do oleo no motor tdi's se não estou em erro tambem é 90º assim entre o corpo do filtro de oleo e o permutador vai arrefecer um pouco o oleo que é aquecido pela agua!!

Abraço

;)
 
Eu na minha opinião deixo estar o permutador de agua!!
1 - Porque vai fazer com que o oleo aqueça mais depressa, embora a bolacha tenha termoestato ela deixa passar sempre oleo na mesma, senão o motor agarrava, não sendo esta como o termoestato do iquido de refrigeração,vai é diminuir e aumentar o caudal de oleo a passar pelo radiador tendo esta bolacha termoestato!!
2 - Temos que ter sempre o oleo a temperatura ideal o mais depressa possivel para ter uma melhor lubrificação dos componentes internos no motor, assim com a bolacha com termoestato vai ajudar e o permutador tambem vai ajudar porque todos sabemos que a agua aquece muito mais depressa que oleo, e o oleo é so ao fim de algum tempo em relação à agua, por isso é preciso que o mesmo aqueça depressa para melhorar a lubrificação do motor!!
3 - Acho que devemos por entre o corpo do filtro de oleo (exemplo nos PD's), visto que quando fazemos muitos quilometros e se for-mos a puxar a agua de refrigeração do motor vai ficar acima de 90º e as temperaturas de funcionamento do oleo no motor tdi's se não estou em erro tambem é 90º assim entre o corpo do filtro de oleo e o permutador vai arrefecer um pouco o oleo que é aquecido pela agua!!

Abraço

;)


Boas,

tns um pouco de razão no caso de o oleo aquecer mais rapido, mas no resto n!

O k dissest no ponto 1, isto: "embora a bolacha tenha termoestato ela deixa passar sempre oleo na mesma, senão o motor agarrava," está errado! ele n deixa passar o oleo pelo radiador, ele passa pelo circuito normal, como se n tivesse radiador de oleo(pelo menos as k eu conheço, n deve haver mais).

Quanto a permuta entre oleo/água é bom no caso de termos o carro original, se tivermos radiador de oleo, não faz sentido! É uma contradição!!!
A ideia é arrefer o oleo, não aquece-lo mais! O oleo é mt mais denso k a água, logo demora mais tp a aquecer e por consequência a arrefecer..
Kd sai do radiador, por norma(claro k depende do tamanho e eficiencia do radiador/tubagens) está bem abaixo dos 90º, logo n o queremos aquecer logo de novo com a água..

Outra coisa o oleo não é como a água, que em condições normais de funcionamento anda em todo o seu circuito a 90º! O oleo, por exemplo está no carter a 75º e na cabeça a 100º!!!


Para mim, o ideal é conseguir-mos ter um setup em k o oleo se mantenha na sua temperatura ideal de funcionamento (k depende de oleo para oleo), mantendo ou superando a fiabilidade original! E quanto a fiabilidade, o melhor mm é sem permutador..


Abraço a todos..



P.S. n kero kriar nenhuma guerra com isto, é apenas um opinião..
 
Amigo claro somos livre de dar a nossa opinião!! Então explica porque é que quando meti o carro a trabalhar, o oleo estava frio e as unioes das ligações dos tubos ao radiador onde passa o oleo, começaram logo a deixar oleo passar porque não estava apertado o sufuciente!! Se calhar passa pelo radiador!! Se reparares o termoestato da bolacha esta um pouco aberto!!

Amigo percebeste mal, por isso é que eu disse que a bolacha deve estar entre o corpo do filtro de oleo e o permutador!! Assim depois ser arrefecido/aquecido pela agua é arrefecido pelo radiador antes de ir para o filtro!!

Amigo outra coisa de deixares o permutador é de não cortar o veio interior do mesmo, assim um dia quando quiseres meter de origem não precisas de comprar outro veio!!

Claro que o oleo esta a diferentes temperaturas no motor!!


Abraço

;)
 
No meu caso Camalião meti a bolacha tirando o permutador
a , explicação que me foi dada tem uma certa lógica, ou seja

quando um carro é fabricado é para todos iguais.
não há diferenças se é para o Algarve ou para Caminha, como se é para Portugal ou para o Norte da Alemanha, essa situação de aquecer o óleo mais rápido poderá ter resultado no inverno mas mesmo aí não tens temp negativas, só terás de ter mais atenção nos primeiros Km, mas tal te conheço não deve existir problemas

outra das razões importantes é a qualidade do óleo que se usa, hoje em dia a viscosidade deles já é bem boa mesmo frio.

conselho meu mete bolacha e saca o permutador já vi muitos casos de furarem e depois vem as ideias de que é da "junta da colaça" ou então "juntas tudo e deitas fora" e ao fim ao cabo é mesmo o permutador


abraços
 
Eu montei sem o permutador de agua visto ja existirem alguns casos de pessoas em que o permutador deixou misturar o óleo com a agua, a melhor solução mas talvez mais cara secalhar passa por comprar um permutador novo e montar as duas coisas.
Abraço
 
Eu retirava o permutador agua/oleo. É melhor o radiador de oleo fazer o serviço pela baixa de temperatura de oleo, assim como o radiador de agua fazer o serviço pela agua.
 
E qual é a opinião do nosso amigo camaleão_ibiza?

Abraço

;)

Manter o Permutador, porque senão á baixa velocidades o oleo nunca aquece para ficar no seu regime normal de trabalho, logo a pressão do oleo é alta por onde circula, danificando algumas juntas e originando também a que as chumaceiras podem sofrer gripagem.
Abraço


Venham mais opiniões ;)
 
Boas!
É curioso que como já foi dito o permutador ajuda a que o óleo aqueça mais rápido sendo mais rápido o tempo que este demora a aquecer.Por outro lado a temperaturas mais alta >100 ºC de óleo, a agua é que arrefece o óleo. Se é performance que pretendes e aumentar a estabilidade do rasteirinho tira o permutador caso pretendas equilibro segue o que tens em mente. Vê bem o que pretendes. Outra questão com o permutador agua óleo, estes dois agua e óleo tendem a andar sempre +/- na mesma temperatura não variando muito de um pro outro, normalmente.
Cumprimentos
 
Amigo claro somos livre de dar a nossa opinião!! Então explica porque é que quando meti o carro a trabalhar, o oleo estava frio e as unioes das ligações dos tubos ao radiador onde passa o oleo, começaram logo a deixar oleo passar porque não estava apertado o sufuciente!! Se calhar passa pelo radiador!! Se reparares o termoestato da bolacha esta um pouco aberto!!

Amigo percebeste mal, por isso é que eu disse que a bolacha deve estar entre o corpo do filtro de oleo e o permutador!! Assim depois ser arrefecido/aquecido pela agua é arrefecido pelo radiador antes de ir para o filtro!!

Amigo outra coisa de deixares o permutador é de não cortar o veio interior do mesmo, assim um dia quando quiseres meter de origem não precisas de comprar outro veio!!

Claro que o oleo esta a diferentes temperaturas no motor!!


Abraço

;)



Isso de kd pusest o carro a trabalhar deitar logo oleo é do teu termostato k deixa sp passar, normalmente n deixam.. O k algumas pessoas fazem é fazer um furo, para k propositadamente passe, o k n axo correcto!


Quanto ao permutador, são opiniões diferentes.. Eu tal como algumas pessoas já disseram axo melhor sem permutador!!
E para além disso já existem oleos mt bons em frio..


Abraço
 
Isso de kd pusest o carro a trabalhar deitar logo oleo é do teu termostato k deixa sp passar, normalmente n deixam.. O k algumas pessoas fazem é fazer um furo, para k propositadamente passe, o k n axo correcto!


Quanto ao permutador, são opiniões diferentes.. Eu tal como algumas pessoas já disseram axo melhor sem permutador!!
E para além disso já existem oleos mt bons em frio..


Abraço

Amigo a minha bolacha com termoestato é da mocal!! Não conheço outras marcas nem sei como são feitas, por isso eu ter dito que passava oleo, senão passa-se gripava o motor!! Vou postar uma foto para a veres o que montei no meu carro!!
20080912361.jpg

Amigo aqui está o meu termoestato e como podes ver deixa passar sempre oleo!! Aumento ou dimuindo a quantidade a passar amigo dependendo da temperatura a que o mesmo se encontra!!

Abraço

;)
Abraço

;)
 
Manter o Permutador, porque senão á baixa velocidades o oleo nunca aquece para ficar no seu regime normal de trabalho, logo a pressão do oleo é alta por onde circula, danificando algumas juntas e originando também a que as chumaceiras podem sofrer gripagem.
Abraço


Venham mais opiniões ;)

Eu tambem acho o mesmo!! O oleo tem temperaturas ideiais de funcionamento para aceder as todos os pontos do motor e lubrifica-los ajudando a aumentar a longituvidade do motor!! Mas o permmutador tem a função de aquecer como arrefecer o oleo!! Se o oleo estiver frio e a temperatura da agua superior a temperatura do oleo esta vai aquecer o oleo, se o oleo estiver a uma temperatura superior à da agua esta tambem vai ajudar a arrefecer o mesmo(oleo), não tendo tanta eficiência como um radiador de oleo!!

Abraço

;)
 
Agora sim, concordo ctg! Com esse tipo de bolacha k tens é melhor usars permutador, mas esse tipo de bolocha n é o mais indicado para uso em carros do dia-a-dia..

Mas eu kd falei em bolachas n era desse tipo, mas sim das k n deixam passar o oleo até x temperatura (ex 90º). Kd digo n deixar é mm n deixar, passar pelo circuito normal do motor! Com esse tipo de bolacha acredito k tenhas problemas em o oleo aquecer sim!

N tavamos a falar da mm coisa..


Abraço
 
Agora sim, concordo ctg! Com esse tipo de bolacha k tens é melhor usars permutador, mas esse tipo de bolocha n é o mais indicado para uso em carros do dia-a-dia..

Mas eu kd falei em bolachas n era desse tipo, mas sim das k n deixam passar o oleo até x temperatura (ex 90º). Kd digo n deixar é mm n deixar, passar pelo circuito normal do motor! Com esse tipo de bolacha acredito k tenhas problemas em o oleo aquecer sim!

N tavamos a falar da mm coisa..


Abraço

Pois amigo eu estava a falar do meu tipo de bolacha porque foi montado por mim e verifiquei tudo isso que te referi!!
Amigo e qual é a bolacha que falas amigo?

Abraço

;)
 
Pois amigo eu estava a falar do meu tipo de bolacha porque foi montado por mim e verifiquei tudo isso que te referi!!
Amigo e qual é a bolacha que falas amigo?

Abraço

;)


o tipo de bolacha k falo n deixa passar nenhum oleo pelo circuito do radiador até X temperatura, só depois deixa passar.. Enquanto isso, ao contrario do sistema k tnx no teu carro, o oleo circula normalmente como se não existisse o radiador.. Pelo k percebi no sistema k usas tem de passar, para o bom funcionamento do ciruito do oleo e do motor.. Sinceramente desconhecia k o sistema da mocal era assim! Dessa forma funciona quase como um sistema sem termoestato, assim sendo tens toda a razao em ter o permutador, caso contrario o oleo demoraria imenso tempo a aquecer..

Só por curiosidade, em andamento normal, kd a água chega aos 90º a que temperatura tens o oleo?

Abraço
 
Back
Top